Pular para o conteúdo

Stickers no Telegram: saiba como fazer

stickers no Telegram

Você sabia que pode criar seus próprios stickers no Telegram? Nele, diferentemente do WhatsApp, não é preciso sair do aplicativo para criar seu pacote de figurinhas. O aplicativo de mensagens instantâneas já vem com uma ferramenta automática que ajuda na criação de pacotes de stickers e, ainda, facilita sua publicação. Veja nesse artigo como é fácil criar seu próprio pacote de figurinhas do Telegram e compartilhar entre os usuários. 

Leia mais: Saiba como criar filtros Instagram

O aplicativo Telegram

Aos poucos, nem percebemos, o Telegram vem ganhando adeptos para serem seus usuários. O WhatsApp continua sendo a maior rede de conversação entre os brasileiros, porém essa rede tem cada vez mais inovado para se tornar a número 1. Aliás, quando surgiram as figurinhas ou stickers, o primeiro serviço a lançar a ferramenta foi justamente o Telegram. 

Hoje os stickers no Telegram ou no WhatsApp são a forma mais engraçada de responder a alguém com quem você esteja conversando. São também a piadinha certa, sobretudo quando você pode personalizar esses stickers. 

Vem com a gente e confere abaixo como personalizar suas figurinhas. A gente ensina o passo a passo de fazer stickers no Telegram e compartilhá-los com os amigos. 

Como fazer stickers no Telegram

Para criar seus stickers no Telegram, é preciso que você saiba antes as configurações necessárias.  Atente-se a alguns detalhes.

Primeiro, as imagens vão precisar ter um fundo transparente. Para fazer isso, você pode utilizar alguns aplicativos. No artigo em que ensinamos como fazer figurinhas para o WhatsAppvocê encontra dicas de aplicativos para esse passo tanto para Android quanto para iOS.

Em seguida, após colocar um fundo transparente na imagem, você vai precisar constatar se elas seguem essas configurações: dimensões de 512 x 512 pixels (quadradas), 350 KB de tamanho e formato PNG.

Diferentemente do WhatsApp, em que alguns aplicativos indicam limites mínimo e máximo para envio para o pacote de figurinhas, os stickers no Telegram não têm limites definidos. 

Além dos aplicativos que citamos no artigo referido, você pode baixar o GIMP ou o Adobe Photoshop para remover o fundo das imagens. Outros bons, que também seguem a mesma linha, são o Stickergram, que funciona em celulares Android, e, para iPhones, o aplicativo Stickers for Telegram.

Como subir pacotes de stickers no Telegram?

Para criar e, consequentemente, subir pacotes, você vai precisar usar um bot criado pelo próprio Telegram. Ele é bem fácil de usar, e basta procurar por Stickers.

Leia mais: Novas redes sociais: saiba quais são as tendências

Como baixar o bot de stickers no Telegram

Para poder baixar o bot Stickers no Telegram basta você clicar na ferramenta busca, a que aparece com um ícone de lupa, e digitar “@stickers”.

Feito isso, selecione o resultado encontrado. Ao abri-lo, vai aparecer  a mensagem “O que este bot pode fazer?”. Vendo-a, clique em começar, que irá abrir a seguinte mensagem:

Mensagem:

Olá, eu sou o Sticker Bot! Posso criar pacotes de sticker a partir de imagens e te dar algumas estatísticas para os seus stickers. Use esses comandos para me controlar:

Stickers e Máscaras

/newpack – crie um novo pacote de sticker

/newmasks – crie um novo pacote de máscaras

/newanimated – crie um novo pacote de stickers animados

/addsticker – adicione um novo sticker em um pacote existente

/editsticker – altere o emoji ou as coordenadas

/ordersticker – reordene stickers em um pacote

/setpackicon – defina o ícone do pacote

/delsticker – remova um sticker de um pacote existente

/delpack – remova um pacote

Estatísticas

/stats – confira estatísticas de um sticker

/top – confira os stickers mais usados

/packstats – confira estatísticas de um pacote de sticker

/packtop – confira os pacotes mais usados

/topbypack – confira os stickers mais usados em um pacote

/packusagetop – confira o uso de seus pacotes

/cancel – cancele a operação atual”

 

Próximos passos:

  1. Depois de começar, clique no link da palavra “/newpack” que aparece no corpo da mensagem e toque em “Enviar”;
  2. Vai aparecer: Aê! Um novo pacote de stickers. Como vamos chamá-lo? Por favor, escolha um nome para o pacote;
  3. Dê um nome para sua pasta de figurinhas.

Após dar o nome, irá aparecer uma mensagem com as configurações adequadas para as imagens:

“Obrigado! Agora me envie o sticker. O arquivo de imagem deve estar em formato PNG com uma camada transparente e caber em um quadrado 512×512 (um dos lados deve ter 512px e o outro 512px ou menos).

O sticker deve utilizar uma sombra e borda branca, exatamente como neste PSD de exemplo: https://telegram.org/img/StickerExample.psd.

Recomendo usar o Telegram Web/Desktop para enviar os stickers.”

Realizado o passo, clique no ícone “Anexo” ? e comece a enviar as imagens com as configurações exigidas. O primeiro sticker deve ser enviado como um arquivo (não como uma foto comum).

Após isso, o bot vai solicitar que você escolha um emoji relacionado ao sticker, e você pode usar até dois emojis para cada sticker: é o recomendado! Assim que escolhê-los, toque em enviar e repita o procedimento para cada envio de figurinha.

Para finalizar, digite /publish e toque em Enviar;

Ao fim, o bot vai solicitar que você insira um nome curto para que seja usado no link gerado de pacote de stickers no Telegram. Digite o nome desejado sem espaços ou caracteres especiais e clique em Enviar. Pronto, seu pacote está publicado!

Como adicionar um novo sticker a um pacote já existente

Para adicionar um novo sticker no Telegram a um pacote já existente é bastante fácil. Basta que você utilize o comando /addsticker e pressione Enter. Depois, você escolhe o emoji como feito a princípio na criação normal de stickers no Telegram e segue os demais passos que já ensinamos acima.

Como remover um sticker de um pacote

Assim como é fácil de adicionar, também é tranquilo de remover algum sticker. Para tanto, você vai precisar usar o comando /delsticker e pressionar Enter.

Após isso, envie na conversa o sticker que você deseja que seja excluído. Pronto, ele foi removido do seu pacote.

Reordenando os stickers de um pacote já existente

Para você mudar o modo de exibição dos stickers dentro de um pacote de figurinhas, você terá que utilizar o comando /ordersticker e, em seguida, dar Enter.

Em seguida, envie o adesivo que será reordenado e digite o número que representa a posição em que você deseja que ele apareça na tela do Telegram. Após, pressione Enter.

Leia mais: Signal: conheça o aplicativo de mensagens mais seguro

Pronto! Agora você já sabe como montar seu pacote de stickers no Telegram! Gostou? Continue acompanhando nossas publicações no blog Compara Plano. Sempre estamos trazendo novidades do mundo da tecnologia para te manter bem informado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *