Pular para o conteúdo

O que esperar do WhatsApp em 2020

  • por

Em 2019, o WhatsApp completa 10 anos. Desde o seu lançamento, vários recursos foram acrescentados ao aplicativo de troca de mensagens e conversação em vídeo. Em 2019, por exemplo, o aplicativo lançou novas configurações de segurança para grupos e o bloqueio por impressão digital para os aparelhos Android. Mas, o que esperar do WhatsApp em 2020? Confira a seguir as principais tendências e os recursos que devem ser incluídos ao aplicativo. 

O que esperar do WhatsApp em 2020? 11 recursos que devem ser integrados à ferramenta


Sem dúvidas, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo, ultrapassando os parceiros Facebook e Instagram. São mais de 1 bilhão de usuários e 42 bilhões de mensagens enviadas por dia. A plataforma concorre diretamente com outras ferramentas de conversação e redes sociais como o Telegram e Snapchat.

Não por acaso, o que podemos esperar do WhatsApp em 2020 é a expansão do número de recursos, e a implementação de algumas funcionalidades oriundas de outras plataformas. Tudo isso contribui para manter os usuários ativos e proporcionar uma experiência cada vez melhor, com mais segurança e proteção dos dados.

Confira a seguir as principais tendências para 2020, que já estão em desenvolvimento e em versões beta, anunciadas pela WABetainfo no segundo semestre de 2019. O portal não é afiliado ao WhatsApp, mas divulga as principais novidades da ferramenta lançadas em versões de teste para os usuários.  .

Modo escuro

Uma das grandes novidades para o WhatsApp em 2020 deve ser o fundo noturno ou modo escuro. O recurso já está em desenvolvimento e em fase de testes, mas basicamente trata-se de dois novos layouts para visualização das conversas. A primeira versão do tema foi lançada em setembro de 2019 para iPhone e iPad, e estão disponíveis para visualização no iOS.

Os novos layouts devem ter duas opções: um com cores mais escuras no fundo de tabelas e células, e outro com tons mais claros, próximos do cinza. Ainda não foi divulgado se os usuários poderão optar por uma ou outra versão, mas pode ser que apenas uma opção seja disponibilizada para os usuários.

Leia também: Tik Tok: o app mais baixado que Facebook e Instagram

.Indicador de alinhamento para fotos

Assim como as fotos enviadas pelo Instagram, uma das últimas versões de teste do WhatsApp incluiu o recurso de alinhamento para imagens, emojis e textos. A “régua” complementa a câmera nativa do WhatsApp para o envio de fotos em grupos, para contatos individuais e nas atualizações de status. 

Apesar de parecer simples, a régua permite ajustar o alinhamento dos textos, emojis e imagens, tornando-os mais harmonizados e equilibrados..

Figurinhas animadas

Assim como as figurinhas animadas do Messenger do Facebook, o WhatsApp deve incluir em 2020 a opção de envio de stickers com movimento – que são diferentes dos gifs. Hoje, as figurinhas do WhatsApp, estáticas, são muito utilizadas em grupos, com memes e frases engraçadas.

Da mesma forma que as figuras estáticas, o WhatsApp deverá disponibilizar pacotes de imagens animadas para os usuários, tanto para smartphones quanto para o Web WhatsApp..

 

Exclusão ou desaparecimento de mensagens

Depois da opção de excluir mensagens enviadas, tanto para grupos quanto para contatos individuais, o WhatsApp está trabalhando para criar um recurso de desaparecimento de mensagens. Na prática, trata-se da exclusão de mensagens, porém sem a faixa “Mensagem excluída pelo usuário”.

O recurso também deverá permitir apagar mensagens de forma automatizada dos grupos. Em outras palavras, o usuário poderá configurar o grupo para que as mensagens enviadas pelos membros sejam apagadas após determinado tempo – 5 segundos ou 1 hora.  .

Criar álbuns no WhatsApp Web

Já tentou compartilhar várias fotos pelo WhatsApp Web? Pois bem, é necessário escolher manualmente as fotos, com o limite de 30 imagens por vez. Um novo recurso que está em desenvolvimento para o Web WhatsApp e que podemos esperar para 2020 é a criação de álbuns de fotografias. Na prática, não será necessário mandar foto a foto.

O álbum irá funcionar assim como no celular, agrupando fotos e vídeos em uma única mensagem, economizando espaço de tela. O processo também irá otimizar o envio e o compartilhamento de imagens e vídeos..

Envio de etiquetas em grupos

Outro recurso que deve ser adicionado ao WhatsApp em 2020 é o agrupamento de figurinhas e etiquetas. Hoje, as figurinhas são enviadas individualmente. Com a nova opção, que é uma extensão dos álbuns, será possível encaminhar várias figurinhas juntas.

O recurso ampliará a conexão entre as imagens, facilitando a criação de narrativas e mensagens a partir de desenhos e figuras..

Banimento de menores de idade

Assim como o Facebook e o Twitter, que passaram a banir usuários com menos de 13 anos em alguns países, as restrições de idade devem passar a valer no WhatsApp em 2020.

Nas normas e termos de serviços, consta que a idade mínima é de 13 anos para países fora da União Europeia, e de 16 anos para países da União Europeia.

A identificação poderá ser realizada por sistema de cadastro, verificação dos dados do smartphone e pela integração com as contas de Facebook e Instagram. .

Visualização de vídeos do Netflix dentro do WhatsApp

Até bem pouco tempo, a visualização de vídeos no próprio WhatsApp não era possível. Ao compartilhar um vídeo do YouTube, por exemplo, o usuário precisava sair da tela de conversação, acessar o aplicativo do Youtube ou abrir uma nova página.

Nas últimas atualizações, a opção de assistir vídeos de algumas plataformas dentro da própria ferramenta passou a ser disponibilizada.

Em 2020, o recurso deve ser expandido, permitindo a visualização de vídeos do Netflix dentro do WhatsApp, tanto em Android quanto em iOS. .

Inclusão de Boomerang

Um dos recursos mais queridinhos do Instagram deve ser incluído no WhatsApp no próximo ano.

O Boomerang cria um efeito de loop nas imagens capturadas, gerando imagens criativas e engraçadas. A principal vantagem é que o Boomerang poderá ser criado a partir do próprio WhatsApp, na mesma aba de criação de gifs.

Será que, além do Boomerang, outros filtros e efeitos serão acrescentados ao WhatsApp? É esperar pra ver!.

Exibição de anúncios

Desde 2018, a exibição de anúncios no WhatsApp já vem sendo cogitada como uma fonte de monetização da empresa, o que deve acontecer em 2020. Depois do lançamento do WhatsApp Business, em 2020 a ferramenta deve passar a exibir anúncios e catálogos de negócios no aplicativo.

Esses recursos devem facilitar o contato de clientes com empresas, transformando a ferramenta em uma plataforma de compras e contratação de serviços. .

Facebook Libra e WhatsApp

Outra novidade que deve dar o que falar no próximo ano é a criptomoeda do Facebook, o Libra. O lançamento está previsto para 2020, e a expectativa é que possa ser utilizada por meio do Facebook, do WhatsApp e do aplicativo oficial da Libra. Para quem ainda não está familiarizado com o tema, trata-se da primeira moeda digital global que permitirá realizar negociações financeiras pelas redes sociais.

Com o Libra, mais de 1,7 bilhão de pessoas que hoje não têm acesso a serviços financeiros poderão realizar transações de pagamento, transferências e outras operações com total facilidade e sem burocracia. O modelo e os sistemas de segurança ainda estão em desenvolvimento, mas já se sabe que as transações deverão ocorrer pelo Facebook Messenger e pelo WhatsApp.

Saiba mais detalhes do Facebook Libra: a criptomoeda oficial do Facebook.

E aí, gostou do artigo? Qual recurso você gostaria de ver no WhatsApp em 2020? Compartilhe conosco nos comentários. Acompanhe também as publicações do Compara Plano e fique por dentro de todas as novidades para o WhatsApp e para outros aplicativos para celulares, além das tendências da internet. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *