Telegram: a revolução dos apps de mensagem

O Telegram é um aplicativo de mensagens criado em 2013 e que atualmente ocupa a oitava posição na lista de aplicativos de troca de mensagens mais populares do mundo. Age de forma similar, porém é menos popular do que o WhatsApp, que atualmente é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, possuindo 1.5 bilhão de usuários cadastrados e um bilhão de usuários ativos diariamente.

Enquanto isso, o último relatório do Telegram reportou 365 milhões de usuários cadastrados. São cerca de 200 milhões de usuários ativos, com 15 bilhões de mensagens trocadas diariamente. Não é pouco!

A ascensão dos apps de mensagem

Hoje em dia, aplicativos de mensagem são a forma mais rápida de mandar um recado, manter uma conversa e resolver os mais diversos problemas que possam ocorrer.

Com eles é possível fazer tudo: agendar compromissos, acompanhar compras e, até mesmo, gerenciar pequenos negócios.

Os aplicativos de mensagem ganham força a cada dia, e substituem com destreza o uso de SMS, os quais cobram por mensagem enviada e são obrigatoriamente vinculados a uma operadora.

Os apps de mensagem, apesar de precisarem de um número de telefone para ativação, são conectados a internet, bastando gastar apenas com isso para que funcionem.

Leia também: Tik Tok: o app mais baixado que Facebook e Instagram

O Telegram

O Telegram é um desses aplicativos e o principal concorrente do famoso WhatsApp, e vem ganhando força e usuários todos os dias no Brasil e no mundo.

O aplicativo conta com chamadas de voz e vídeo, conversas criptografadas e secretas (em que todas as mensagens são apagadas automaticamente após um tempo pré-determinado) e muitas outras features interessantes, que não são abraçadas pelo WhatsApp.

Muito usado por empresas, programadores e por entusiastas da comunicação, seu principal atrativo está nas pequenas coisas que seu concorrente não oferece.

São muitas ferramentas interessantes, e, pensando nisso, listamos aqui as principais ferramentas oferecidas pelo Telegram a seus usuários que o WhatsApp não consegue fazer (ou não faz tão bem quanto). Confira!

Proteção do app por senha

O Telegram oferece a seus usuários a possibilidade de bloquear o aplicativo com senha. Essa opção é muito importante para quem utiliza aplicativos de mensagem para empresas e negócios comerciais, funcionando como uma camada extra de segurança. Com o uso de senhas, apenas o usuário pode acessar mensagens, visto que, em caso de perda ou roubo, protegem todos os usuários da plataforma.

Versão independente para desktop

O Telegram oferece  uma versão desktop que não necessita de conexão constante com o celular para funcionar. É necessário fazer o login apenas uma vez para que o app fique conectado por tempo indeterminado.

A versão para computador oferece todas as ferramentas oferecidas pela versão mobile, agindo de forma independente do celular. É possível utilizar o bloqueio de senha, modo noturno e muitas outras aplicações.

O modo desktop é muito interessante para aqueles que precisam da comunicação rápida que só um computador pode oferecer por utilizar um teclado. Caso não queira baixar o programa para PC, é possível utilizar uma versão para navegador, que opera de forma reduzida comparada às outras versões.

Os famosos stickers

Você sabia que os stickers foram criados, desenvolvidos e aprimorados pelo Telegram?

É isso mesmo! A empresa russa que desenvolveu o aplicativo teve a grande ideia de criar adesivos personalizados e editáveis pelos usuários para tornar a comunicação ainda mais divertida e rápida.

Com os stickers, é possível fazer as mais diversas brincadeiras, já que os mesmos podem ser feitos por qualquer pessoa e, para criar stickers, é necessário utilizar o bot oficial disponibilizado pelo Telegram, sem a necessidade de baixar pacotes que ocupam espaço no celular.

A popularidade dos stickers cresceu tanto que o WhatsApp se viu obrigado a integrar a função no seu próprio aplicativo, apesar de não executar a função tõa bem quanto seu pioneiro.

Bots

Se você trabalha com alguma área da tecnologia ou tem um pouco de familiaridade com os termos da área, já deve saber o que são bots.

Mas aqui vai uma pequena explicação: os bots funcionam como pequenos programas que agem como usuários. Com eles é possível manter conversas e criar coisas. Em casos específicos, os bots podem ler a mensagem enviada e entender o que o usuário está pedindo.

Para os usuários que gostam de programar e criar bots, o Telegram é a ferramenta mobile mais completa para fazer isso. Com ele é possível criar, compartilhar e melhorar os pequenos programas automatizando muitas coisas, como por exemplo a criação de stickers e etc.

Canais de comunicação

O Telegram possui o que pode ser chamado de a evolução dos grupos. Os canais de comunicação consistem em “grupos” em que apenas o criador pode enviar mensagens.

Muito usados para divulgação de informações em massa, os canais de comunicação atuam ainda como pequenas newsletters, e o usuário pode procurá-los e se inscrever, e, assim, receber apenas conteúdos significativos para si.

Grupos e Supergrupos

Para as pessoas que utilizam muito o formato de grupos, seja para organizar um evento, uma festa ou manter o contato entre amigos, o Telegram possibilita a formação de grupos com até 10 mil pessoas, diferentemente de seu concorrente, que suporta apenas 256 membros por grupo.

Os grupos do Telegram podem ser convertidos para supergrupos por seus administradores. O diferencial do supergrupo está na possibilidade de criar links públicos, os quais podem ser enviados por todos os seus usuários para divulgá-lo e para receber mais usuários.

Um supergrupo pode suportar até 100 mil membros e é ideal para a criação de comunidades, agindo de forma similar ao Reddit ou outras redes sociais.

Menções Honrosas

O Telegram possui diversas outras ferramentas interessantes além das abordadas. Por isso, não podemos deixar de fora funcionalidades como o uso de gifs.

Gifs

Os gifs  podem ser utilizados a partir da próprio aplicativo, que procura os conteúdos nos melhores sites disponíveis. Esse sistema de busca e a forma de utilizar os gifs dentro do app é uma forma mais prática e fácil à vida do usuário.

Vale lembrar que o Telegram sempre deu suporte ao recebimento e ao envio de gifs, ao contrário de seu concorrente, que implementou a solução há pouco tempo.

Soluções para mensagens

O Telegram conta com a possibilidade de excluir mensagens antigas e visualizadas para todos os usuários.

É possível fazê-lo sem que os mesmos percebam que a mensagem foi apagada, além de também ser possível editar mensagens e corrigir pequenos erros de grafia.

Ainda, é possível salvar mensagens de uma conversa em uma terceira conversa, que age como um bloco de notas. E, quando necessário, fixá-las no topo de um grupo ou conversa particular.

Em suas atualizações mais recentes, o Telegram disponibilizou o agendamento de mensagens. Com ele é possível programar a data e o horário em que uma mensagem deve ser enviada. Trata-se de um ótimo recurso para empresas que não querem enviar mensagens fora do horário de trabalho.

Outra solução interessante do Telegram são as chamadas telefônicas, que agem de forma similar às do WhatsApp.

E, para os usuários que amam enviar aúdio, é possível criar mensagens de vídeo de até 30 segundos.

Inúmeras ferramentas…

As ferramentas e características do Telegram são inúmeras e verdadeiramente interessantes.

Para os ávidos por comunicação, que procuram uma forma de substituir o WhatsApp, o Telegram é uma boa ferramenta a ser testada e explorada.

O aplicativo possui um blog muito interessante, que aborda suas atualizações, novos recursos e assuntos da área da tecnologia. Se você é um usuário do aplicativo ou tem interesse em começar a usá-lo, não deixe de conferir.

Com o uso cada vez mais crescente do Telegram, algumas empresas de telefonia já estão se adaptando e incluindo o aplicativo na sua lista de vantagens. A Tim, por exemplo, é uma dessas empresas, e seus planos pós-pagos chamados TIM Black já incluem o aplicativo.

Nas mais diversas modalidades o Tim Black oferece diversas soluções para apps, sem gastar nada do pacote de dados. O Compara Plano fez um post muito completo sobre os planos e vantagens do TIM Black, você pode conferir clicando aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer seguir sabendo tudo sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat