Pular para o conteúdo

Figurinhas do WhatsApp: como criar as suas

garotas com celular fazendo figurinhas do whatsapp

Você já conhece a função stickers dos aplicativos de mensagem? As figurinhas (ou adesivos, traduzindo literalmente) já existem no Telegram e no Facebook Messenger há bastante tempo, mas em 2018 chegaram também as figurinhas do WhatsApp, que rapidamente viraram uma febre entre os usuários.

Popularizadas inicialmente entre internautas asiáticos, os stickers são ilustrações e imagens mais elaboradas que os emojis. Foram desenhados para representar emoções e situações cotidianas e aumentar a interatividade da troca de mensagens online.

Neste artigo vamos te mostrar como enviar adesivos, adicionar e fazer download de pacotes. Você também aprenderá a criar as suas próprias figurinhas do WhatsApp.

Leia também: 10 funções do Whatsapp que você provavelmente não conhecia

Como obter figurinhas do Whatsapp

O WhatsApp disponibiliza uma série de figurinhas dentro do próprio aplicativo. Elas vão desde ilustrações do simpático Shiba Inu, uma raça de cachorro japonesa, até o pacote Cuppy, que traz desenhos de xícaras de café expressando diversas emoções.

Ao tocar no ícone dos emojis você verá uma guia com outros ícones: emojis, GIFs e stickers. Ao entrar no menu dos stickers e tocar no botão “+”, você pode conferir os pacotes que já possui instalados e os que estão disponíveis para download.

Na aba “todas as figurinhas” ficam aquelas que você poderá baixar. Basta tocar no ícone com uma seta para baixo. Feito o download, o pacote aparecerá na aba “minhas figurinhas”. Também é possível arrastar os pacotes e reorganizar a ordem como elas aparecem no seu menu. Assim você prioriza as suas favoritas.

Onde baixar

Além disso, ao final da tela, uma opção “obter mais figurinhas” irá redirecionar para a Google Play Store do seu Android ou App Store do seu iPhone. Lá é possível baixar inúmeros pacotes de adesivos com ilustrações, fotos e memes para usar com seus contatos.

Enviando figurinhas e adicionando favoritas

Ao retornar para a conversa, um ícone representando cada série de adesivos estará disponível na guia dos stickers. Além deles, outros três ícones facilitam o uso das figurinhas do WhatsApp: um relógio, um coração e uma estrela.

O ícone do relógio reúne todos os adesivos utilizados recentemente. Se você tiver um sticker favorito que envia com frequência, a aba das figurinhas recentes pode ser uma opção mais rápida para encontrá-lo.

O WhatsApp também filtra os stickers que representam emoções similares por meio de quatro categorias. Ao tocar no ícone do coração, as outras três categorias irão aparecer: um sorriso, um rosto triste e um sinal de alerta. Com esses atalhos você pode encontrar as figurinhas correspondentes de forma agrupada.

Leia também: Status do Whatsapp: guia completo

Salve as suas figurinhas do Whatsapp favoritas

O último ícone é a estrela. Nessa aba ficam salvos todos os adesivos favoritos que você adicionou durante uma conversa com algum contato. Ao receber uma figurinha de um amigo, basta tocar duas vezes sobre a imagem no chat e selecionar “adicionar às favoritas”. Você também pode excluir um adesivo dessa aba dando um toque longo na imagem e selecionando “remover”.

Para enviar uma figurinha em uma conversa basta escolher a imagem e dar um toque sobre o adesivo. Diferentemente dos emojis e dos gifs animados, o envio das figurinhas acontece diretamente após o toque na tela. Também é possível excluir um adesivo enviado por engano como qualquer mensagem de texto. Basta dar um toque longo sobre a imagem, selecionar o ícone da lixeira e depois “apagar para todos”.

Criando as suas próprias figurinhas do WhatsApp

Também é possível se aventurar e criar as suas próprias figurinhas personalizadas. Aplicativos como o Sticker Studio e o Sticker.ly estão disponíveis para Android e iOS e permitem fazer adesivos para o WhatsApp com as fotos e imagens da sua galeria, tornando suas conversas mais interativas e divertidas.

Como usar o Sticker Studio

O “Sticker Studio – Sticker Maker para WhatsApp” é um aplicativo leve e simples para criação de adesivos personalizados. Após fazer o download, abra o app e toque no botão “+”. É possível tirar uma foto ou selecionar uma já existente na galeria.

Depois de escolher a imagem você será redirecionado para o estúdio onde irá editar o adesivo. O aplicativo permite que você use a imagem completa, recorte livremente a figurinha utilizando o toque de tela ou faça recortes geométricos – retângulo, triângulo e círculo. Ainda é possível desenhar e escrever sobre o adesivo.

Quando seu sticker estiver pronto, dê um nome ao pacote e toque em “salvar”. Para adicionar no seu WhatsApp, selecione o botão de “+” no menu superior. Mas para transferir figurinhas para o Whastapp é necessário que o seu pacote tenha pelo menos três figurinhas.

Como usar o Sticker.ly

Uma segunda opção para a criação de adesivos personalizados é o aplicativo Sticker.ly. Ele funciona de uma forma similar ao Sticker Studio, mas com algumas funções extras. É possível, por exemplo, disponibilizar os pacotes que você cria para que outras pessoas possam encontrar e fazer download. Da mesma forma, você pode buscar por figuras criadas por outros usuários do app.

Para iniciar, toque no botão “+” e escolha um nome de autor, um título para o pacote e se ele ficará disponível para buscas. Na tela seguinte você irá adicionar as figurinhas ao pacote. O Sticker.ly possui outro diferencial que é o reconhecimento automático de rostos na imagem. Em alguns casos, a funcionalidade permite um recorte mais fiel, principalmente se houver um contraste de cores entre a figura a ser recortada e o fundo da imagem.

Emojis, GIFs e Figurinhas do Whatsapp: qual a diferença?

Emojis

Entre os recursos, o emoji é o mais antigo em disponibilidade no WhatsApp. Os emojis surgiram no Japão, ainda no final do século passado, durante o desenvolvimento de uma plataforma móvel da empresa NTT DoCoMo.

Sua popularização no Ocidente aconteceu posteriormente quando foram adaptados para iPhones. Logo após, também foram adotados pelo sistema Android e difundidos de forma global. Eles inclusive extrapolaram o mundo digital – com certeza você já encontrou os emojis em uma almofada, um chaveiro, uma mochila ou algum outro artigo pelo comércio.

Existem diversas categorias de emojis e os desenhos variam um pouco entre os sistemas operacionais e suas versões. Mas o objetivo é o mesmo: complementar a linguagem textual ou até comunicar por si só. Uma mão fazendo um sinal de “beleza”, por exemplo, entra facilmente no lugar de um “ok”.

GIFs

Com o tempo, o WhatsApp passou a introduzir um outro recurso que também já existia na internet: os GIFs. A sigla significa Graphics Interchange Format, e representa uma série de imagens compactadas de uma maneira em que é possível exibir movimento.

Os GIFs chegaram no WhatsApp aos poucos. Primeiramente, era possível baixar na internet e enviar como qualquer outro arquivo ou transformar seus vídeos em GIFs no momento do envio. Depois, o aplicativo inseriu um suporte para busca e envio de GIFs no banco de dados de dois sites: o Giphy e o Tenor.

Ou seja, você pode pesquisar um termo como “feliz” ou “cansado”, descobrir diversos GIFs que expressam as emoções e situações e enviar pelo chat para seus amigos.

Figurinhas

Como tratamos neste artigo, as figurinhas chegaram por último em relação aos emojis e GIFs. De certa forma, elas representam um meio termo entre os outros dois recursos. Pois são mais elaboradas que os emojis, mas não chegam a possuir movimento como os GIFs.

Ainda assim, são uma alternativa de comunicação extremamente versátil, uma vez que é possível criar adesivos de qualquer imagem e enviá-los repetidamente sem ocupar o espaço de um arquivo no seu celular e no dispositivo dos seus contatos.

Combinados, tanto os emojis quanto os GIFs e as figurinhas do WhatsApp representam a linguagem virtual dos tempos atuais. Assim, podem ser úteis para otimizar seus diálogos ou modernizar estratégias de marketing. Podem também simplesmente tornar a troca de mensagens do seu dia-a-dia mais divertida.

Esse conteúdo ajudou você? Se você se interessa por assuntos ligados a tecnologia e telecomunicação siga o blog do Compara Plano e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *