Pular para o conteúdo

Saiba como usar a função Melhores Amigos do Instagram

melhores amigos instagram

A função ‘Melhores Amigos’  é uma das mais recentes criadas pela rede social Instagram para que usuários com perfis públicos ou privados possam ter controle sobre quem vê suas publicações.

Esse recurso é exclusivo dos Stories, que é um dos campos para publicação nesta rede social.

Leia mais: Modo noturno Instagram: saiba tudo sobre a novidade

A rede social Instagram

O Instagram está entre as redes preferidas de usuários da cultura da conexão. Foi criada em 2010 para postagem de fotos acompanhadas de texto com limite de caracteres. É reconhecida pelos recursos de indicar ‘tags’, de busca e identificação de pessoas, empresas ou assuntos publicados, e pela procura por localização.

‘Tag’ significa etiqueta em português, e na linguagem digital a ‘hashtag’ é o código que compila e permite a busca de conteúdos por assunto.

Quando foi lançado em 2010, o aplicativo estava disponível apenas na versão para o sistema iOS. Em 2012 foi desenvolvido para o sistema Android e, subsequentemente, para outros sistemas.

2012 foi também o ano em que a empresa Facebook Inc. comprou o Instagram, e que desde então vem integrando essa rede com a rede social das redes sociais: o Facebook.

Interação com amigos no Instagram

Diferentemente do Facebook, por exemplo, o Instagram se caracteriza por uma interação mais discreta com amigos e seguidores. As possibilidades de configuração para permitir a visualização dos conteúdos postados se limitam a perfil público ou perfil privado, tanto para contas pessoais quanto comerciais.

Para as publicações no perfil, não é possível selecionar grupos de pessoas como ocorre no Facebook. Postagens de perfis públicos podem ser vistas por qualquer pessoa com acesso à rede (inclusive por meio de sites externos que reproduzem os conteúdos na ‘web’) e postagens de perfis privados são vistas apenas por seguidores aceitos.

As marcações e ‘tags’ de nome podem ser visualizadas somente acessando o perfil. Isto é, quando você é marcado em uma publicação seus seguidores ou amigos deles não são notificados. É necessário que a audiência acesse o perfil ou realize uma busca por ‘tag’, ou por ‘localização’, para visualizar postagens relacionadas a uma pessoa, empresa, marca, ou assuntos específicos.

Com essas características de interação, o Instagram também não oferece a possibilidade de compartilhamento das publicações de um perfil, sejam públicas ou privadas. Para um usuário postar o conteúdo de outro, é preciso utilizar um aplicativo externo que, na prática, apenas copia o conteúdo original.

A referência ao primeiro pode ser feita ou não. As versões não-pagas desses aplicativos copiam a imagem com o endereço da conta de origem; as versões pagas apenas sugerem a inclusão do endereço na área de texto, mas isso fica a critério de quem reposta o conteúdo.

Pelas características, o Instagram foi criado de forma que as interações são mais localizadas e direcionadas se comparadas às do Facebook, por exemplo, que é a rede que originou a Facebook Inc., proprietária do Instagram desde 2012.

Os Stories do Instagram

Dentre os recursos mais recentes adicionados às contas do Instagram – em 2016 -, estão os ‘Stories’. O termo significa ‘histórias’ em português.

Os stories (leia-se staw·reez) trouxeram uma nova forma de interação que permite que outros usuários adicionem publicações de amigos e seguidores a seus perfis, desde que mencionados nelas. As publicações dos stories são fixas no local de postagem por apenas 24h e desaparecem após esse período se não forem salvas no recurso Destaques, criado no início de 2018.

Com características bem distintas das que deram início à rede, os stories trouxeram para o Instagram mais movimento e interação. Além de permitirem que usuários mencionados adicionem conteúdos de outros a seus próprios Stories, o recurso permite o uso de vídeos mais longos, músicas, enquetes, perguntas, contagens regressivas e uso de ‘gifs’.

Para visualizar o que é publicado nessa função, a audiência precisa optar por clicar nos ícones de perfil mostrados no menu no topo da tela. Cada storie contém exclusivamente a sequência de conteúdos publicados pela pessoa ou empresa, diferentemente das publicações de perfil, que mostram postagens intercalados aleatoriamente.

Enfim, os stories do Instagram são cheios de recursos, mais imediatos, que permitem mais interação e conexão entre usuários. As sequências de publicações podem de fato contar partes de uma história e de forma mais imediata e impermanente. São diferentes das publicações de perfil, as quais, a menos que sejam apagadas pelo usuário, permanecem visíveis.

Melhores amigos Instagram no Stories

Com a expansão da rede e de seus recursos, o Instagram também percebeu que os usuários queriam ter mais controle sobre sua audiência, isto é, sobre quem poderia visualizar suas publicações.

Por meio de pesquisa e teste, a empresa identificou que o público tinha preferência por limitar a audiência dos Stories em relação às publicações de perfil. A partir daí, a rede criou o recurso ‘Melhores Amigos Instagram’ exclusivamente para essa área.

Lançado em julho de 2018, a função ‘Melhores Amigos Instagram’ é, até agora, aplicável somente para tais publicações.

Com características mais divertidas, imediatas e impermanentes, os Stories deram mais liberdade aos usuários. Para aqueles que preferem fazer várias publicações em sequência, em vez de apenas postagens mais pontuais como é costume nas publicações de perfil, os Stories são um convite.

O formato tende a incentivar a frequência de publicações com conteúdos mais espontâneos do que os demais. A função ‘Melhores Amigos’ trouxe, então, ainda mais liberdade para os usuários administrarem a privacidade na hora de contar suas histórias na rede.

Em contas pessoais esse recurso vem sendo usado apenas para privacidade. Em contas empresariais, de influenciadores e de promotores de conteúdo, o recurso vem sendo usado também como engajamento para promoções de conteúdos exclusivos.

Criar e usar a lista dos melhores amigos Instagram

Para utilizar o recurso ‘Melhores Amigos Instagram” é preciso criar a lista de melhores amigos.

Uma vez criada, você pode editar a lista, adicionando ou removendo pessoas. Sempre que uma publicação enviada para os Stories tiver o recurso ‘Melhores Amigos’ selecionados, a publicação será visível apenas para os amigos da lista.

Caso a publicação seja salva nos Destaques e a lista for editada, a privacidade da publicação salva será atualizada de acordo.

Criar a lista de melhores amigos

  • Abra o aplicativo do Instagram;
  • Clique no Ícone do Perfil no canto direito da parte de baixo da tela;
  • Localize o Ícone com três riscos no canto direito da parte de cima da tela;
  • Selecione e abra o menu do ícone;
  • Selecione na opção ‘Melhores Amigos‘ no menu;
  • Clique em Adicionar nos amigos sugeridos;
  • Por fim, clique em Concluir.

Usar a lista de melhores amigos no Instagram

  • Clique no Ícone mais + na foto de perfil;
  • Adicione uma publicação aos Stories, de texto, foto, vídeo, cena ou outro;
  • Faça os ajustes necessários;
  • Selecione o ícone ‘Melhores Amigos’ em verde na parte de baixo da tela.

Editar melhores amigos e localizar amigos

  • Abra o aplicativo do Instagram;
  • Clique no Ícone do Perfil no canto direito da parte de baixo da tela;
  • Localize o Ícone com três riscos no canto direito da parte de cima da tela;
  • Selecione e abra o menu do ícone;
  • Selecione a opção Melhores Amigos no menu;
  • Clique em Pesquisar e digite o nome do amigo;
  • Selecione  remover ou adicionar amigo à lista existente;
  • Por fim, clique em Concluir.

Na hora de criar a lista de melhores amigos, usuários podem também navegar pelo menu de funções e explorar todas as possibilidades que o aplicativo oferece.

Quanto mais sabemos sobre as funções, mais controle podemos ter sobre o que publicamos, além de entendermos melhor como a rede funciona.

Conhecendo essas opções, passamos a administrar e a utilizar as redes sociais com mais conhecimento, pois essa também é uma parte importante de nossas interações no universo virtual. 

Leia mais: Loja no Instagram: como fazer a sua passo a passo 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *