Pular para o conteúdo

Como fazer enquetes no Instagram: aprenda a usar este recurso

  • por

O Instagram liberou opções que podem ser adicionadas aos stories: são as enquetes no Instagram. Para utilizá-las, basta que o usuário insira nos seus Stories a figurinha “Enquete” ou a “Teste”. Elas permitem que você crie várias opções de perguntas para seus seguidores no Instagram.

Contudo, embora parecidas, o que elas têm de diferente? Na figurinha “Enquete” você pode criar até duas opções de resposta, enquanto na “Teste” é possível criar um questionário com até quatro opções de escolha para seus seguidores.

Depois, você pode conferir qual o nível de participação nas suas enquetes (quantas pessoas responderam cada item) e saber quem visualizou as perguntas. Apesar disso, como forma de manter o sigilo dos usuários do Instagram, a plataforma não permite que você saiba quem escolheu cada uma das opções.

Esse tipo de ferramenta dá ao usuário uma opção excedente para deixar sua rede social mais interativa com seus seguidores.

Para as empresas, por exemplo, trata-se de uma boa opção para avaliar a participação do seu público e o interesse pelos dados da empresa. É possível, com as enquetes, criar questionários sobre assuntos corporativos para testar o nível de conhecimento de seu público-alvo. 

Nesse post, vamos ensinar para você o passo a passo para fazer enquetes no Instagram. Continue a leitura!

Leia também: IGTV: tudo sobre a ferramenta do Instagram!

Passo a passo para fazer enquetes no Instagram

1. Primeiro, crie um story

Assim como você já está acostumado a criar seus stories, vá para a opção no instagram de criar story. Clique no símbolo de “câmera”, insira uma foto ou vá direto para opção “criar” e depois em “teste”. Essas opções ficam na barra inferior da tela.

Ao clicar no símbolo de câmera, você encontra algumas opções, como:

Ao vivo: Que você pode criar uma live. 

Criar: Que você pode inserir Texto, Gif, repor um story antigo “Neste dia”, Faça uma pergunta (SIM, NÃO), Faça uma pergunta (seguidores perguntam), contagem regressiva (para algum evento) e, por fim, o teste (enquete).

Normal: Você pode fotografar ou filmar e usar algum filtro salvo. Ao todo, são 15 segundos por story de vídeo.

Boomerang: Pequenos vídeos reproduzidos de forma rápida. Para usá-la, você pressiona o botão círculo com o símbolo do infinito e faz algum movimento com o corpo filmando. Ao todo, a imagem combina um segundo apenas de vídeo. 

Superzoom: Você pode escolher em vários tipos de super zoom da tela. 

Mãos livres: Você pode fazer uma filmagem sem precisar pressionar o botão círculo. 

Música: Nessa opção, você pode inserir uma música enquanto filma. 

Outra opção, além de fotos e vídeos feitos na hora, o Instagram permite que você utilize fotos e vídeos já salvos na galeria do seu celular. Dessa forma, é possível criar stories de momentos antigos montando uma história para seus seguidores. 

Mas, voltando às enquetes, as fotos salvas em sua galeria podem ilustrar também o fundo das perguntas que você irá criar. A gente ensina como. 

2. Criar enquetes

Depois de escolher foto, texto ou formato Boomerang, você pode passar para o segundo passo: inserir enquetes no Instagram. Para isso, como falamos anteriormente, existem dois tipos de enquetes no Instagram.

A figurinha enquete é a na qual só é possível você escolher entre as respostas SIM e NÃO. 

Para encontrar a figurinha enquete, clique no símbolo de figurinhas (quadrada e com um sorriso desenhado) e procure pela figurinha Enquete. 

3. Agora personalize sua enquete

Após selecionar sua enquete, você irá perceber apenas dois botões, um na cor verde e outro na cor rosa. Neles estão escritas apenas as opções de clique “Sim” e “Não”, além de um campo destinado à escrita da pergunta. 

Embora, já venha com as opções prontas, você pode editar tanto inserindo a pergunta que está vazia, quanto editando as respostas.

Assim, insira o texto da pergunta e depois modifique as respostas com as opções que você deseja. Além disso, posicione onde vai ficar a enquete na imagem da tela. 

4. Finalize sua enquete

Pronto! Você já criou sua enquete, agora basta disponibilizá-la para os seus seguidores. Após tudo isso, clique em “Enviar”. Você pode enviar para aparecer para todos os seus seguidores ou apenas para seus “melhores amigos”. 

Leia mais: Loja no Instagram: como fazer a sua passo a passo:  .

Segunda opção de enquete para o Instagram

Se você achou que tínhamos terminado, enganou-se! Além da figurinha de enquete, você pode também criar perguntas para os seguidores. E, assim, escolher mais opções de resposta. É a figurinha teste do Instagram.

Com ela, você insere até 4 respostas para serem escolhidas pelos seus seguidores e, ainda, dentre elas, sinaliza qual a correta. Assim, você pode testar o conhecimento dos outros usuários sobre você, ou do seu público-alvo, caso você possua um perfil comercial. 

Vamos lá!

Passo a passo para figurinha Teste

Esse foi um pequeno tutorial sobre como criar enquetes de pergunta no Instagram. Para analisar as respostas, basta selecionar o seu story e clicar no ícone que mostra as pessoas que já visualizaram.

Nessa mesma tela, serão mostrados o número de respostas e a porcentagem de cada uma das duas opções.

As enquetes do Instagram são mais um recurso que pode ser utilizado de várias maneiras diferentes, tanto pessoal quanto profissionalmente.

É possível conferir as respostas selecionadas pelos amigos no Stories. 

  • Passo 1. Após clicar no símbolo de câmera do Instagram, você deve fotografar ou filmar, ou, ainda, inserir uma foto de sua galeria. Feito isso, clique no ícone de adesivos e selecione a opção “Teste”.
  • Passo 2. Agora, edite seu teste, inserindo uma pergunta e quatro opções de respostas para ela. Para definir qual será a resposta certa, basta clicar na letra da resposta correta e automaticamente ela ficará verde. Dessa forma, indicando que é a opção correta. Ao contrário, quando o seguidor clicar na errada, a opção clicada ficará vermelha, indicando erro.
  • Passo 3. Ao finalizar a pergunta e as respostas, você já pode inseri-lo nos seus stories ou enviar para usuários específicos. Além disso, há também a opção de enviar para a lista de “melhores amigos”.
  • Passo 4. Por fim, você pode acompanhar quais foram as respostas. Abra o story e veja o resultado deslizando para cima.  Assim, você terá o indicativo de quantas pessoas responderam cada uma das opções. 
Leia mais: Dicas para fazer uma boa transmissão ao vivo no Instagram:

Não consigo encontrar as enquetes no meu app

É importante saber que, muitas vezes, as funções podem variar de celular para celular, dependendo do sistema utilizado: iOS ou Android.

Se no seu aplicativo ainda não aparece nenhuma das opções de enquete no Instagram, é preciso atualizar o aplicativo na sua store. Por enquanto, somente a última versão do app conta com a funcionalidade disponível.

Aprenda também: Como criar uma tag de nome do Instagram!

Gostou dessas dicas de como fazer enquetes no Instagram? Continue acompanhando nosso blog Compara Plano e fique por dentro dos assuntos de tecnologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *