Pular para o conteúdo

Como criar uma tag de nome do Instagram

tag de nome do instagram

Se o seu perfil do Instagram é pessoal ou comercial, não importa. Uma coisa é certa, você possivelmente quer divulgá-lo para aumentar o número de seguidores. E a rede social que mais cresce nos últimos anos não poupa esforços para que os seus usuários sejam populares e tenham mais interação. Um dos recursos lançados nesse sentido foi o tag de nome do Instagram, nametag em inglês. Com ele é possível localizar com a câmera do stories de forma instantânea um perfil na rede social sem precisar fazer busca pelo nome.

Vamos entender como funciona esta ferramenta e compartilhar dicas para você começar a ganhar seguidores com a sua tag personalizada.

Leia também: Como ganhar dinheiro com as redes sociais. Veja no nosso e-book gratuito!

Instagram não para de crescer

O Instagram é a rede social mais promissora do momento em todo o mundo, e as consultas populares comprovam isso a cada novo estudo. Segundo dados divulgados pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisas, 67% dos brasileiros que participaram das suas entrevistas afirmam acessar a plataforma várias vezes durante o dia. Além disso, dois terços dos entrevistados sentem que aumentaram o uso da rede no último ano.

Ainda, conforme relatório divulgado pela empresa We Are Social, quase 50% do público brasileiro afirmou que o Instagram é sua rede social favorita. Até janeiro de 2019 já havia 70 milhões de usuários do país na plataforma.

A rede também bate recorde de engajamentos com o conteúdo, e a taxa chega a 74%, segundo dados da ComScore.

O que é a tag de nome do Instagram

A tag de nome do Instagram seria como o seu cartão de visitas da rede social. O recurso funciona por meio de um sistema como o QR Code, que pode ser lido com a lente do celular, mais especificamente com a câmera do stories. Personalizável, inclusive com emojis, a tag possui um código que é único e irá direcionar sempre para o seu perfil. Ela pode ser utilizada como ferramenta dentro de uma estratégia de divulgação ou simplesmente compartilhada com seus amigos pelo Facebook, Twitter, Whatsapp e outras redes sociais.

Para quem tem perfil comercial de negócio físico, uma boa estratégia seria imprimir a tag de nome do Instagram. A imagem pode ser fixada em algum local pensado para que seus clientes façam o escaneamento do código e comecem a seguir o perfil da sua marca. Na mesma linha estratégica, a impressão também pode ser feita em todo o material físico de divulgação do negócio.

Como criar uma tag de nome do Instagram

As etapas para utilizar a ferramenta tag de nome do Instagram são bem simples e bastante similares nas versões do aplicativo para Android e para iOS.

1-Vá no seu perfil e selecione a opção representada por um ícone de três linhas no canto superior direito.

2- Ao abrir um novo menu você verá aparecer a opção “Tag de nome” que deve ser selecionada.

Feito isso, irá se abrir um nova tela com a imagem que será gerada, a sua tag. Nessa tela você irá personalizar a identificação. É possível alterar cor de fundo, escolher um emoji ou ainda fazer uma selfie divertida para preencher o fundo da tag. Neste passo use a criatividade e procure deixar a imagem com a sua cara, monte uma imagem que combine com você ou com seu negócio.

Finalizada a montagem da tag, no canto superior direito você irá encontrar o ícone de compartilhamento. Selecionando ele será possível salvar a imagem na galeria para usar posteriormente ou escolher uma forma de começar a compartilhar a sua identificação por outras redes sociais ou e-mail.

Compartilhando a tag criada

A primeira maneira de compartilhar a sua identificação é logo depois da criação, conforme explicado no item anterior. Depois, a melhor opção é ter a imagem salva na galeria para enviar, publicar ou imprimir de acordo com a sua necessidade ou como preferir.

Sempre que precisar, você também pode repetir os primeiros passos, criar a tag novamente e compartilhá-la diretamente pelo link do plataforma.

Como seguir alguém pela sua tag

Há duas formas de localizar um perfil e começar a segui-lo por meio da tag de nome. A primeira é realizar os mesmos passos para criar a sua própria tag até a etapa em que abre a tela de criação.

Então, o passo seguinte é selecionar a opção “Ler uma tag de nome” na parte inferior da tela. Imediatamente se abrirá a câmera com a qual você deverá escanear o código que tiver em mãos.

A outra forma, mais prática, é diretamente com a câmera do storie. Você deve abrir o recurso, como se fosse fazer uma postagem e direcionar a câmera para a tag que deseja ler. Essa ação levará você ao perfil desejado, e basta começar a segui-lo.

Como ganhar seguidores com a tag de nome do Instagram

Quando for utilizar a sua tag de nome do Instagram, imagine ela como um cartão de visitas realmente. Pense em maneiras de tê-la sempre à mão, seja no celular, no computador ou mesmo impressa, se achar necessário. A melhor maneira de utilizá-la vai depender da sua intenção e de se o seu perfil é pessoal ou comercial.

No caso do uso comercial, a internet oferece mil possibilidade, e as estratégias de marketing digital apresentam novidades constantes. Você pode pensar em formas de explorar o recurso da tag com as estratégias que coloca em prática ou planejar novas maneiras de divulgação. Não esqueça de sempre medir os seus resultados para controlar quantas pessoas estão chegando ao perfil através da tag.

Se o seu interesse é pessoal, use seus contatos e perfis em outras redes sociais para espalhar a identidade do Instagram. Peça para amigos compartilharem-na também e não perca nenhuma oportunidade de contato.

Uma boa estratégia pode ser apresentar o recurso para alguém, por exemplo. Ao mostrar o passo a passo que você aprendeu nesse artigo, afinal, a pessoa já será convidada a curtir o seu perfil.

Tem interesse em ler mais conteúdos como este sobre tecnologia? Não deixe de acompanhar todos os nossos artigos no blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *