Pular para o conteúdo

Aplicativos para estudar pelo celular: 10 opções para organizar a rotina

aplicativos para estudar

Muitos pais reclamam que os filhos não saem do celular, mas e se o dispositivo for usado para algo que resulte em melhoria nos estudos? Para isso, existem os aplicativos para estudar diretamente pelo aparelho. Ou seja, é hora de ligar o útil ao agravável, ou melhor, ao produtivo!

São inúmeras as opções disponíveis, tanto para quem quer estudar as disciplinas que deseja no celular, mas também para quem procura somente maneiras de se organizar. Tem aplicativo para todos os gostos e necessidades.

Quer conhecer a seleção que fizemos? Acompanhe!

Leia também: Aplicativos para aprender idiomas: 5 opções para experimentar!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

10 aplicativos para estudar pelo celular

Primeiramente, vamos indicar alguns aplicativos para estudar as disciplinas pelo celular, conheça agora:

1. Duolingo: idiomas pelo celular

Um dos aplicativos mais conhecidos quando se trata de estudar idiomas, o Duolingo disponibiliza cursos grátis de diversas línguas estrangeiras. Disponível tanto para o sistema operacional Android, quanto para o iOS.

Nesse, que é um dos aplicativos para estudar pelo celular, você pode tanto utilizar com foco em alguma prova específica, como Enem ou vestibular, quanto para seu próprio crescimento.

Para quem fala português, ele disponibiliza os seguintes cursos: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Esperanto e Alemão. São diversas atividades desde tradução, até fala e escrita, divididas em módulos por tema.

Além disso, ele utiliza a técnica de gamificação que faz com que o aprendizado pareça um jogo, tornando o aplicativo ainda mais interessante.

Leia também: Aplicativos para aprender inglês funcionam?

2. QuizUp: aplicativo para estudar jogando

Assim como o app anterior, o QuizUp aposta no método de transformar o estudo em jogo. No entanto, ele vai ainda mais a fundo, onde você acumula pontos de acordo com as respostas certas às perguntas.

É, literalmente, um jogo de conhecimento, onde você pode competir com seus amigos, ou então com outros usuários que estejam conectado em qualquer parte do mundo.

Claro que você não vai encontrar somente perguntas sobre disciplinas que caem no Enem, por exemplo. Conhecimentos gerais, filmes, séries, esportes, músicas, tudo que você imaginar pode ser transformado em pergunta. Dessa forma, você aumenta seus conhecimentos gerais se divertindo.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e passa por atualizações semanais para que novas perguntas possam ser acrescentadas.

3. Flipboard: revista eletrônica

Outro aplicativo que ajuda a ficar em dia com os conhecimentos gerais e atualidades, o Flipboard funciona como se fosse uma revista eletrônica.

Quem vai fazer Enem, por exemplo, sabe que estar por dentro do que está acontecendo no mundo é fundamental para conseguir a aprovação. Dessa maneira, o aplicativo pode te ajudar a capturar as principais notícias do dia de diversos outros sites.

Você pode selecionar os assuntos que mais lhe interessam e o app criará uma revista exclusivamente para você, que você pode transformar em pública, compartilhando com seus amigos, ou privada, deixando somente para você.

Está disponível para iOS e Android e utiliza fontes como: BBC, Reuters, Gizmodo, IDG, Olhar Digital, Trivela, Vice e Catraca Livre.

4. PhotoMath: aplicativo para estudar matemática

Para quem tem dificuldade em resolver problemas matemáticos, com o PhotoMath, você encontrou a solução! Através de uma fotografia tirada com a câmera do seu celular, o aplicativo não apenas resolve a questão matemática, como também mostra todos os passos que o levaram àquele resultado.

Além da câmera, você também pode digitar o problema que quer resolver. São inúmeras operações diferentes que o aplicativo oferece, até equações mais complexas.

As instruções da resolução e os gráficos das equações são feitos de forma animada, como se fosse mesmo um professor explicando no quadro.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo já recebeu um Prémio do Fórum Netexplo pelo seu trabalho em tecnologia educativa.

5. Issuu: quase uma biblioteca digital

Seguindo a mesma linha do Flipboard, o Issuu é um dos aplicativos para estudar pelo celular que concentra diversas informações em um só lugar.

No entanto, não são só atualidades, mas sim revistas, livros e e-books de diversos assuntos. Para encontrar o conteúdo, basta digitar o tema de seu interesse que o aplicativo oferece várias opções para você escolher e ler.

Você pode baixar tanto nos celulares de sistema Android quanto iOS.

Selecionamos essas 5 opções com conteúdo que podem te ajudar nos estudos, agora, vamos te apresentar mais 5 opções de aplicativos para estudar, entretanto, com foco na organização da rotina. Acompanhe!

Leia também: Conheça os melhores tablets para estudar

Aplicativos para estudar pelo celular e organizar a rotina

Seguindo nossa lista, vamos indicar agora apps para estudar pelo celular e organizar o dia a dia.

6. Aprovado: crie cronogramas

O app Aprovado foi criado especificamente para organizar os estudos. Você cria um cronograma baseado em todas as disciplinas e atividades que precisa realizar.

Possui gráficos para que você analise sua performance e alarme para te avisar quando você deve terminar uma tarefa. O aplicativo está disponível para Android e iOS e é gratuito.

No entanto, existem dois pacotes na versão Premium, o “Planejamento de estudos + Ciclo de estudos”, que você planeja suas metas semanais e mensais e o “Registro de exercícios + Tipo de estudos”, registra a sua forma de estudos e a quantidade de acertos, gerando gráficos de desempenho.

7. Trello: gerencie seus projetos para estudar

Na verdade, o Trello é um famoso aplicativo de gerenciamento de projetos. Dessa forma, o app se ajusta bem para quem quer manter sua rotina organizada.

Nele você organiza suas tarefas, criando quadros, que você pode separar por temas ou disciplinas. Dentro de cada quadro, você cria cartões com tarefas a serem executadas. Em cada tarefa você pode fazer check-lists, com datas limites.

O Trello nada mais é que uma versão digital do kanban, que é um método usado para organizar o andamento de projetos, onde o quadro é dividido em três colunas: “ainda por fazer”, “em andamento” e “concluído”.

Você pode baixar o app para o sistema Android ou iOS.

8. Evernote: caderno virtual para estudar

O Evernote é como se fosse um caderno virtual, ou seja, ele serve para que você faça diversas anotações e registre conteúdos que lhe interessam. Além disso, você consegue inserir arquivos, seja em PDF, fotos, prints, áudios e o que mais você quiser.

Você pode criar vários cadernos, sendo um para cada disciplina e ainda adicionar etiquetas por assuntos. Também pode fazer lista de tarefas, melhorando sua produtividade nos estudos.

Salve páginas da web e faça marcações nelas com setas, destaques e texto para que você saiba onde procurar.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e é gratuito. Existem duas versões pagas, a Premium, que custa R$ 9/mês você pode acessar notas off-line e tem limite de upload de 10 GB. Já a versão Business custa R$ 24/mês e é mais voltada para empresas.

9. Flat Tomato: app para organizar o tempo

Baseado em um método de gestão de tempo chamado Pomodoro, o app Flat Tomato ajuda você a organizar seu tempo.

O método Pomodoro, criado no final dos anos 80, é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. Dessa forma, determina que você faça alguma atividade com máxima concentração por 25 minutos e tenha 5 minutos de tempo livre.

O Flat Tomato te ajuda a fazer essa técnica, melhorando sua produtividade e gestão de tempo. O app está disponível somente para o sistema iOS.

10. Todoist: gerencie tarefas

Outro aplicativo focado em organização, o Todoist serve para gerenciar tarefas e projetos. Nele você consegue manter todas as suas atividades organizadas, além de acompanhar prazos de entrega.

Ele vem com uma lista de projetos padrão para você começar. No entanto, você pode criar, excluir, renomear, rearranjar e criar novos códigos de cores para os seus projetos.

É um aplicativo gratuito que permite que você organize as tarefas recorrentes e possa separá-las por projetos, podendo ser usado por até 5 pessoas e até 80 projetos. Na versão Premium, que custa $3/mês você pode acompanhar até 300 projetos junto com 25 pessoas.

Está disponível não apenas para iOS, como também para Android.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Alunos ganham direito ao celular para as aulas online

Gostou dos aplicativos para estudar pelo celular e organizar a sua rotina?

Agora que você tem diversas opções de aplicativos para estudar e para se organizar, conta pra gente qual é o seu favorito!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *