Pular para o conteúdo

Aplicativos para aprender inglês funcionam?

aplicativos para aprender inglês

A internet mudou completamente a forma de aprender. Cursos caros, com livros e muitas horas em salas de aula não são mais a única maneira de ter acesso ao conhecimento. No ensino de línguas a comunicação sem fronteiras gerou uma revolução ainda maior. Afinal, hoje em dia é possível conectar-se facilmente com pessoas de qualquer lugar do mundo. Os aplicativos para aprender inglês também cresceram muito nos últimos tempos e aparecem cada vez mais como alternativa de aprendizado.

A maioria das pessoas hoje em dia passa grande parte do seu tempo com um smartphone na mão. Seja para acessar redes sociais, falar com amigos, ler notícias ou mesmo para trabalhar, os dispositivos móveis substituíram várias ferramentas. Por que então não aproveitar essa facilidade e adquirir conhecimento?

Se você quer aprender inglês, por exemplo, as opções são inúmeras como cursos 100% online e canais especializados no YouTube, alguns com professores nativos de língua inglesa. No entanto, alguns métodos ainda geram dúvidas sobre a eficiência. Será que aplicativos para aprender inglês realmente funcionam?

Leia também: Aplicativos para ler livros: saiba quais são os melhores

Apenas 5% dos brasileiros falam inglês

Apesar do inglês ser uma das línguas mais faladas em todo o mundo e uma das mais importantes, somente 5% dos brasileiros se comunicam no idioma. O dado é da British Council Brasil, organização internacional do Reino Unido que promove oportunidades educacionais e relações culturais em inúmeros países. A deficiência prejudica os brasileiros em diversos aspectos, seja em viagens internacionais ou no mercado de trabalho.

A falta de acesso a oportunidades de aprendizado não é mais desculpa para não aprender uma língua. Quem realmente precisa e quer aprender hoje em dia tem muitas oportunidades, inclusive gratuitas. Diferente do que ocorria há alguns anos, quando os recursos e as escolas de idiomas eram limitados, atualmente vídeos, áudios, livros interativos e aplicativos para aprender inglês tomaram conta do ambiente virtual de ensino.

Claro, estudar por internet requer muito esforço e dedicação, mas as plataformas são variadas e você pode experimentar as que mais se adaptam ao seu ritmo e vontade aprender.

Aplicativos para aprender inglês como complemento

Todos sabem que não existe fórmula mágica para aprender inglês. Entretanto, mergulhar no idioma é sempre uma das principais dicas de professores especialistas na área. Escutar música, jogar, ver filmes e séries, ler textos de assuntos do seu interesse, são algumas das formas de imergir na língua. A boa notícia é que a internet está cheia de plataformas e aplicativos que te ajudam nessa tarefa.

Esses recursos atendem uma demanda evidente dos dias atuais em que tudo precisa ser dinâmico para prender a atenção do aluno em meio ao mar de informações em que estamos mergulhados. As próprias escolas de idiomas mais tradicionais, que oferecem aulas presenciais, reconheceram isso e começaram a desenvolver seus exclusivos aplicativos para aprender inglês.

Geralmente o recurso é oferecido ao aluno da escola como um diferencial que complementa os estudos básicos e facilita o acesso ao material didático e atividades.

Leia tambémGoogle Assistente: 10 funções e dicas para usar

Plataforma online com conteúdo gratuito

A página na British Council Brasil é um bom exemplo de ambiente virtual com dezenas de possibilidades para quem quer aprender inglês gratuitamente. A organização realiza estudos e pesquisas, promove intercâmbio de estudos no exterior, realiza eventos e oferece diversos cursos online pagos. Entretanto, a instituição também oferece uma vasta lista de material gratuito para complementar os estudos da língua.

Entre as alternativas gratuitas estão disponíveis atividades complementares em áudio, texto, jogos, podcasts, vídeos e aplicativos para aprender inglês diretamente no smartphone ou tablet. Há ainda opções de páginas de ensino do inglês para crianças, para adolescentes e duas específicas sobre futebol e negócios.

6 opções de aplicativos para aprender inglês

Em uma rápida busca pela internet é fácil encontrar pelo menos uma dezena de aplicativos para aprender inglês. São possibilidades de aprendizado com os recursos mais variados que vão desde o ensino da gramática até jogos para memorização de palavras, prática de vocabulário e até conversa online com falantes nativos da língua. Listamos aqui algumas das opções mais populares no Brasil.

Aplicativos British Council

Os aplicativos da British Council possuem uma página inteira dedicada a eles no site da organização. Há opções para crianças e adultos entre ferramentas de aprendizado conforme a habilidade que você quer desenvolver, além de jogos e diversas mídias. Todos são gratuitos e estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

Duolingo

Este é sem dúvidas o aplicativo mais popular no Brasil para o estudo de línguas. Sua plataforma simples torna o aprendizado divertido com uma estrutura de jogo em fases. Para desbloquear as aulas seguintes o usuário precisa cumprir as tarefas anteriores e ganhar pontos. A metodologia lúdica conquistou os brasileiros que o colocaram na lista dos apps mais baixados no país. Duolingo é gratuito e compatível com todos os sistemas operacionais.

Babbel

O principal objetivo deste aplicativo é ampliar o vocabulário. Para isso, utiliza uma listagem de situações e temas cotidianos que são envolvidos nas atividades. Com ele também é possível treinar a pronúncia através da ferramenta de reconhecimento de voz. Outra vantagem é que você pode baixar o conteúdo e utilizar offline quando preferir. O Babbel possui uma parte de conteúdo pago, mas grande parte do material é gratuito e oferece bons resultados. O app está disponível para Android e IOS.

Busuu

Este aplicativo se auto denomina uma rede social. Nele são oferecidos cursos de 12 idiomas com diversos níveis. A plataforma conta com mais de 90 milhões alunos conectados em todo o mundo. O app promete um aprendizado mais rápido com a interação entre usuários nativos da língua que você está estudando. O acesso é gratuito, porém é possível assinar um plano premium em que são desbloqueados recursos adicionais como o modo offline. O Busuu está disponível para Android e IOS.

Tandem

Este é outro aplicativo que tem cara de rede social já que foi criado com a intenção de conectar pessoas que queiram trocar aprendizados do idioma. Por isso, é uma boa opção para quem quer praticar conversação. Dentro da plataforma é possível buscar por pessoas que falem a língua do seu interesse e começar a interação. A conversa pode ser realizada por texto, vídeo ou voz. Também é possível conversar com professores nativos, mas esta opção não está disponível na versão gratuita, é preciso pagar por ela. O app é compatível com Android e IOS.

InglêsBrasil

Criado especialmente para estudantes brasileiros, este aplicativo foi desenvolvido no Brasil, embora tenha aulas gravadas nos Estados Unidos para facilitar o contato com a língua. As lições são voltadas para o desenvolvimento de três habilidades, auditiva, escrita e gramática. O aprendizado se dá através de videoaulas e exercícios interativos. Ele é 100% gratuito, porém ainda está disponível somente para Android.

Outras ferramentas úteis e aplicativos para aprender inglês

Embora não sejam voltados especificamente para o ensino do inglês, há outras ferramentas que podem ser muito úteis no seu processo de aprendizado. Veja alguns desses aplicativos para aprender inglês de forma prática através de dispositivos móveis.

Google Translate

Esse aplicativo é um clássico para quem precisa traduzir rapidamente palavras, frases e até textos a outros idiomas. No entanto, ele não está limitado somente a isso. O Google Translate pode ser seu aliado com a definição de palavras e também pode ter ajudar com a pronúncia delas, já que possui um recurso de áudio.

Dictionary.com

Como o próprio nome mostra este é um tradicional dicionário de língua inglesa online. Possui milhares de definições e sinônimos para ajudar na prática de vocabulários. Ele é indicado principalmente para quem quer fugir da tradução e buscar o entendimento do idioma diretamente com as suas definições em inglês. O app é gratuito, mas possui recursos pagos se você quiser ter mais opções. Está disponível somente para Android.

Gostou desse conteúdo e quer ler mais dicas e curiosidades sobre tecnologia? Acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *