Pular para o conteúdo

Aplicativos para ler livros: saiba quais são os melhores

aplicativos para ler livros

Seja por praticidade, economia ou até por consciência ambiental, a leitura de livros por meios digitais ganha cada vez mais adeptos. Os dispositivos móveis específicos para leitura, chamados de e-readers, estão no mercado há bastante tempo. Entretanto, novas formas de acessar e-books surgiram nos últimos anos e vêm estimulando os usuários a consumir informação dessa maneira. Um bom exemplo disso são os aplicativos para ler livros que permitem o acesso a conteúdos literários de maneira prática diretamente no celular ou tablet.

Veja neste artigo as opções de aplicativos disponíveis para baixar no seu smartphone ou tablet e começar agora mesmo a praticar o hábito da leitura por meio dos leitores digitais.

Leia tambémClaro Banca: 5 revistas para ler pelo aplicativo

Melhores aplicativos para ler livros

As plataformas de leitura virtual oferecem uma série de benefícios ao usuário, como a possibilidade de ler em qualquer lugar, mesmo quando não há conexão com internet.

Os preços atrativos dos formatos digitais e o acesso a inúmeros títulos de maneira gratuita são outras das vantagens que estão conquistando os leitores.

Listamos algumas das alternativas de aplicativos para ler livros mais utilizadas pelos usuários com opções para Android e iOS.

Amazon Kindle

O e-reader da Amazon chamado Kindle foi um dos primeiros leitores de livros eletrônicos do mercado. Ele também é um dos dispositivos favoritos dos usuários que são fãs da leitura digital. O que muita gente não sabe é que a marca também tem um aplicativo próprio do aparelho que pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular e tablet com sistemas operacionais iOS ou Android.

Amazon é uma das maiores lojas de livros digitais do mundo e com o seu app você pode ter acesso a todos os títulos do catálogo, e comprá-los diretamente por ali. Uma das vantagens do Kindle é a possibilidade de ler o primeiro capítulo de algumas obras antes de fechar a compra. Você experimenta e, se gostar, baixa o livro completo. Se não gostar, segue buscando novos títulos.

Benefícios de e-reader no tablet ou celular

A aplicativo do Kindle oferece ao usuário acesso a todos os benefícios do e-reader, como a personalização da leitura com ajustes de tamanho do texto, cor do plano de fundo e contraste da tela. Também estão disponíveis a pesquisa de conteúdos na web e a criação de listas de leitura em formato de coleções.

Por meio de um sistema de sincronização, você também pode começar a ler um livro em um dispositivo e seguir a leitura em outro, bastando que tenha o app instalado nos dois.

Kindle Unlimited

Outro recurso do Kindle que está disponível pelo aplicativo é o Kindle Unlimited, um serviço de assinatura mensal para quem é leitor voraz e não quer gastar fortunas comprando tantos livros. Ainda que as edições digitais costumem ser mais baratas do que as de livros físicos, o formato de mensalidade costuma ser muito vantajoso. O Unlimited segue o padrão utilizado por outros serviços de assinatura como Netflix e Spotify.

O acesso ao catálogo da Amazon com milhões de títulos, inclusive os lançamentos e os mais vendidos, costuma ficar em torno de R$20 mensais. A biblioteca é constantemente atualizada, e, sendo assinante, você ainda tem a possibilidade de fazer download dos livros para ler mesmo quando está sem conexão com a internet.

Google Play Livros

É quase impossível fazer uma lista sobre ferramentas digitais sem falar no Google. A gigante da tecnologia busca não ficar para trás em nenhum serviço e acompanhar todas as tendências do mercado. Por isso, o Google Play Livros oferece recursos interessantes, que vão além de uma simples loja virtual e o colocam entre os melhores aplicativos para ler e-books.

Entre os principais atrativos do Play Livros está a grande oferta de títulos gratuitos que é constantemente atualizada. Você também pode comprar suas obras preferidas facilmente por meio da conta Google. Todos os livros vão para a sua biblioteca pessoal. O arquivo pode ser organizado com diversas configurações conforme as suas necessidade e preferência. Além disso, é possível acessá-los offline e lê-los a qualquer momento, com ou sem conexão à internet.

Outros recursos que chamam a atenção no serviço do Google são o sistema de navegação inteligente e intuitivo e as ferramentas de texto. Os menus permitem ao usuário fazer marcações nas páginas e buscas por significados de palavras e traduções. O app está disponível para usuários Android.

Quer saber mais detalhes sobre o aplicativo de leitura do Google e ver sugestões de títulos para aproveitar com a ferramenta? Confira no artigo exclusivo que preparamos sobre o app.

iBook

Assim como o Google tem seu serviço de leitura para Android, a Apple também oferece um aplicativo exclusivo para usuários iOS. O iBooks dá acesso a uma vasta opção de ofertas de títulos dos mais variados gêneros, que podem ser lidos de forma prática em qualquer dispositivo da marca.

Um dos pontos fortes do app é a grande possibilidade de personalização dos textos. O usuários pode configurar seus e-books da maneira que preferir para deixar a leitura mais cômoda. São oito alternativas de fontes e quatro cores de página.

Além disso, o iBooks possui um sistema automático de luminosidade chamado Tema Noturno. A função permite que o dispositivo móvel adapte as configurações de brilho e contraste da tela conforme a luminosidade do ambiente para não forçar a visão. O recurso torna a leitura mais confortável.

Kobo

Este é um dos aplicativos para ler livros em dispositivos móveis mais usados em todo o mundo. O Kobo está disponível gratuitamente para Android e iOS e oferece uma variedade de recursos para melhorar a experiência com e-books, mas não apenas isso. Ademais das ferramentas de personalização de texto encontradas em outros apps deste tipo, o Kobo oferece uma experiência de leitura social.

Em um formato inovador, o aplicativo permite que você se conecte com seu círculo de amigos e compartilhe citações, trechos de livros e comentários. Com ele você também pode acessar sugestões e recomendações de outros usuários e complementar suas experiências de leituras.

Além da sua própria loja virtual com mais de quatro milhões de títulos disponíveis, no Brasil o app fechou uma parceria com a Livraria Cultura e ampliou a catálogo de ofertas. Dessa forma, a compra dos livros em formato digital pode ser feita diretamente pelo aplicativo. Isso facilita o armazenamento e a organização na sua biblioteca pessoal.

Aldiko

Até 2018 o Aldiko estava disponível somente para Android, mas finalmente chegou aos dispositivos da Apple e também se popularizou entre usuários do sistema operacional iOS.

O app dá acesso a uma ampla biblioteca, com títulos em diversas línguas e inúmeras obras gratuitas na categoria Domínio Público. Com ele também é possível personalizar os formatos de texto e configurações de tela para uma experiência mais cômoda e confortável.

Em sua versão gratuita, o aplicativo atende muito bem às demandas de leitura e organização de e-books. Entretanto, os leitores que desejam investir em recursos avançados podem optar por uma assinatura premium e explorar outras possibilidades, como ofertas e ferramentas exclusivas.

A hábito pela leitura de livros digitais está cada vez mais popular e há muitas formas de aproveitar a oportunidade de ter seus títulos favoritos de maneira prática e econômica. No blog do Compara Plano, temos um conteúdo especial com os melhores sites para baixar e-books. Então, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *