Pular para o conteúdo

Google Assistente: 10 funções e dicas para usar

  • por

Nesta nova Era da Informação, cada vez mais somos surpreendidos com o que a tecnologia é capaz de nos proporcionar. O Google Assistente, uma das surpresas mais agradáveis dos últimos tempos (assim como os seus concorrentes, claro!), traz algumas facilidades às nossas vidas que, talvez, você nem imagine.

Por isso, vamos citar 10 funções bem interessantes possui e passar algumas dicas de como usá-lo!

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente é tipo uma secretária virtual disponível no seu celular. Tal como um mecanismo de acessibilidade, ele simplifica a realização de tarefas e otimiza a procura por aplicativos dentro do seu aparelho. E está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Muita gente já se deparou com esse tipo de recurso aberto no celular, porém, não sabe o que é nem como ele funciona.

Geralmente, o Google Assistente e sua principal concorrente, a Siri, da Apple, são acessados por meio do botão Home, o principal do seu telefone. Quando pressionado por alguns segundos, abre-se a página dos assistentes, com perguntas do tipo “Em que posso te ajudar?” ou “O que posso fazer por você?”. Há, ainda, a Cortana, da Microsoft, e a Alexa, da Amazon.

O interessante é que há muitas formas de esse Assistente te ajudar, e você pode estar subutilizando um recurso valioso!

Se você pegar o seu telefone agora e disser ao Google Assistente para te contar uma piada, ele vai atender. É preciso notar que a entonação pode não ser digna de humor, porém, ele faz um esforço. Portanto, ao final da tarefa, é possível que você esteja rindo de um humorista que nem sabia que trabalhava só pra você.

Leia também: Escuta de áudios do Google Assistente e Siri são suspensas

Como usar o Google Assistente?

Bom, já antecipamos, mas vale dizer novamente. Para usar o Assistente basta ficar pressionando o botão principal do seu telefone ou acioná-lo por comando de voz. Quando ele abrir, há duas maneiras de interagir com ele.

Primeiro, ele entende o que você diz em português. Basta dizer o que você quer que ele vai te atender.

Na outra maneira, se você estiver em público e tiver vergonha de conversar com um aplicativo à la Her (filme do diretor Spike Jonze lançado em 2014), você pode selecionar a entrada de texto e digitar aquilo que você quer encontrar.

Note que é possível tanto realizar pesquisas quanto ordenar tarefas internas ao seu telefone.

Se você disser “Quem é o autor de ‘Apesar de Você’? “, a resposta vai ser Chico Buarque. Por outro lado, se você disser “Toque ‘Apesar de Você'”,  ele pode responder de duas maneiras: tocando a música ou indicando que a sua biblioteca de músicas não possui esse título.

Falemos, então, das funções. Pois é pra isso que você veio até aqui!

Leia também: Google Home Hub, o que é e como funciona

Funções que o Assistente tem

Entre as variadas e interessantes tarefas que o Google Assistente consegue realizar, destacamos as seguintes:

Chamadas telefônicas

Se você quiser fazer uma chamada rápida, e estiver prestando atenção em outras coisas, basta acessar o Google Assistente e dizer “Ligue/Liga para o Fulano”. Contudo, o Fulano precisa ser pronunciado tal como está registrado na sua agenda telefônica.

E, apesar de estar disponível para várias línguas, não existe uma fonética cruzada. Ou seja, se no seu telefone o seu amigo estrangeiro está salvo como Michael [Maiquel], você deve pronunciar algo como “Ligue para o [Mixael]”.

Mensagem de texto

No mesmo sentido, você pode dizer ao Assistente para que ele redija uma mensagem por você.

Com ele ativo, você pode dizer “Mande uma mensagem para Ciclano dizendo que eu vou me atrasar”. Prontamente, sua mensagem será escrita e enviada.

Você também pode dizer: “Mande uma mensagem de WhatsApp…” . Ele vai entender que não é um SMS e resolverá tudo.

Dúvidas e respostas

Se você estiver com uma dúvida e quiser tirá-la, o Assistente tem uma quantidade de informações bem legais que podem te ser úteis.

Por exemplo, se você perguntar “Quais os filmes do Tarantino?”, pois esqueceu aquela referência que quer passar durante uma roda de bate-papo, serão listados os títulos mais conhecidos do cineasta norte-americano.

Agenda

Essa funcionalidade é uma das mais legais!

Imagine que você lembra de repente que precisa marcar alguma coisa na agenda, porém, está na correria do dia a dia e não tem tempo. Não se preocupe, é só dizer pro Google Assistente que ele assinala na sua lista de tarefas.

Veja os dois exemplos (testados por nós) que ele consegue entender perfeitamente:

  • “Marca uma reunião com o Beltrano (o Beltrano deve estar na sua agenda) amanhã, às 11h.
  • “Coloca na minha agenda que amanhã eu preciso comprar parafusos às 16h.”

Lembretes

Sabe quando você coloca o despertador para uma determinada hora, porque precisa se lembrar de realizar uma tarefa? Não precisa. Basta que você diga pro Google Assistente algo como “Me lembre de arrumar minha mochila às 15h02″.

Por incrível que pareça, às 15h02 você vai receber um lembrete na tela do celular pra que você cumpra a tarefa. Tudo isso sem nem mesmo passar perto do app de lembretes.

Últimas Notícias

Se você quiser saber as últimas notícias do dia, não precisa ficar procurando páginas nem aplicativos específicos. Basta perguntar ao Assistente “Quais as notícias do dia” e ele vai te dar links de redirecionamento aos principais sites do dia.

Navegação do Google

Pelo Google Assistente, você pode pedir direções de GPS para ir até um determinado lugar, com o comando “Itinerários para o lugar X”.

Além disso, você pode perguntar “Quanto tempo leva pra ir até X?”, e pode antecipar se esse é o melhor horário para o deslocamento. Bem legal, né?

Ouvir músicas

Você pode, por exemplo, solicitar ao Google Assistente que ele abra uma música para você. Se a música estiver na sua biblioteca, basta dizer “Toque ‘Por una Cabeza’,” por exemplo.

Agora, se você não a tiver, mas quiser ouvi-la, basta dizer “Abra ‘Por una Cabeza’ no Youtube”, e, em seguida, você terá uma série de links com vídeos para a canção.

Comandos para aplicativos

Para facilitar o manejo do seu aparelho celular naquela hora de abrir um aplicativo, você pode simplesmente pedir ao Google Assistente que ele abra um app em particular. Por exemplo, “Abra minhas músicas” ou “Abra o WhatsApp” são atendidos com facilidade.

Além disso, o recurso atende aos comandos de manipulação das próprias configurações do aparelho, como Liga ou Desliga o Wifi, o bluetooth, ou Coloca o celular no modo avião. Claro, ele avisa que o modo avião pode desativá-lo por conta da falta de rede, mas ele permite a opção e cumpre a tarefa, se você o ordenar.

Piadas

Esse recurso é pra aqueles momentos tristes ou de descontração. Pedindo uma piada ao Google Assistente, você vai receber uma. Eis um exemplo digno de nota:

  • “Google, me conta uma piada?”
  • “Claro: Joguei meu telefone pra cima e ele não caiu. Por quê?”
    “Porque ele estava no modo avião!”
    “Hahaha!” (Sons de bateria)

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber tudo sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *