Pular para o conteúdo

Conheça 10 aplicativos top para organizar a rotina

  • por

Levante a mão quem nunca esqueceu de um compromisso importante? Pois é, no meio de uma rotina intensa de trabalho, estudo, família, amigos, exercícios físicos, Netflix, trânsito, reuniões, redes sociais, viagens… ufa, entre tantas outras atividades, é bem comum que você esqueça de alguma coisa. Mas saiba que você não está sozinho. A demanda por soluções desse tipo é tão grande que fizemos uma lista com 10 aplicativos para organizar a rotina. E olha que tivemos que deixar algumas boas opções de fora!

Gerenciar tantas responsabilidades requer disciplina e ferramentas adequadas para garantir a fluidez necessária. Nem sempre é fácil administrar a vida, ainda mais na velocidade com que tudo acontece nos dias de hoje.

Utilizar o potencial dos smartphones com aplicativos é uma das maneiras mais inteligentes de ser produtivo atualmente. Na dúvida, anote-as no dispositivo que está sempre à mão: o smartphone.

As opções de serviços disponíveis para essa finalidade são inúmeras e contemplam itens gratuitos e pagos. Eles permitem que você organize a rotina de maneira prática, rápida e segura e tenha uma vida muito mais tranquila. Alguns estão mais focados na parte financeira, outros no bem-estar, e alguns querem ajudá-lo a otimizar seu tempo.

Ah, também existem aplicativos específicos para ajudá-lo a mudar alguns hábitos.

Leia mais: Aplicativos que ajudam você a ser mais produtivo

10 aplicativos para organizar a rotina

A maioria dos aplicativos para organizar a rotina da lista abaixo são gratuitos ou, pelo menos, têm opções gratuitas e pagas. Eles estão disponíveis para download nos sistemas iOS e Android. Identifique o que mais combina com você, baixe-o, instale-o e comece a utilizá-lo hoje mesmo para organizar o seu dia.

1. Wunderlist

O Wunderlist é o mais tradicional aplicativo para organizar a rotina. Ele passou por diversas transformações ao longo dos anos, mas hoje se apresenta como um organizador de listas colaborativo. É o aplicativo ideal para quem gosta de organizar suas atividades em listas.

O Wunderlist permite que o usuário faça listas com todas as suas tarefas diárias e insira anotações para cada uma delas. É possível criar tarefas pequenas, como se lembrar de comprar o ingresso do cinema, até projetos maiores, que incluem diversas atividades.

O aplicativo apresenta uma interface moderna e permite a adição de arquivos em diversos formatos. Como diferencial, permite conversas dentro de projetos e delegação de tarefas. Além disso, é possível definir prazo para cada tarefa e o melhor horário para que o aplicativo dispare o alarme, que lembrará o usuário do fim do prazo estipulado.

Alguns recursos são pagos, mas a versão gratuita dá conta do recado para a maioria das pessoas. Wunderlist está disponível para iOS, Android, Kindle e também para Windows.

2. Evernote

Disponível no mercado há alguns anos, o Evernote é um app consagrado e é ideal para quem precisa de mais recursos em suas anotações. Está no topo das listas de aplicativos para organizar a rotina.

A ideia é permitir que os usuários tomem notas e criem listas de verificação ou de tarefas. Se você gosta de salvar suas atividades em anotações diárias, o Evernote será um dos seus aplicativos para organizar a rotina preferidos. Com ele, você pode catalogar notas por meio de tags, além de incluir nessas mesmas notas captura de telas, fotos e áudios.

Com o Evernote, o usuário tem a possibilidade de criar notas e compartilhar com outros usuários do aplicativo e também em suas redes sociais. Todos os dados ficam salvos na nuvem e podem ser acessados tanto pelo smartphone quanto pelo PC. Para aqueles que quiserem investir em uma conta premium, há recursos extras.

3. Google Keep

Sabe aqueles momentos em que você tem um insight incrível e não sabe onde registrar essa ideia? O Google Keep será seu grande aliado em situações assim.

Desenvolvido para registrar atividades, ideias e insights, ele possui uma interface simples e é dividido em 4 partes: fotografias, gravações, listas e anotações. Dessa forma, o usuário pode organizar suas ideias à sua maneira.

Outras funcionalidades interessantes desse aplicativo são a transcrição de voz e a possibilidade de criar lembretes e associá-los a locais. Porém, a principal vantagem do Google Keep é o fato de ele ser completamente integrado a todas as ferramentas do Google, como Gmail, Google Agenda e Contatos.

O app permite ainda que os usuários editem imagens e adicionem arquivos de áudio às anotações. Também é possível acessar seus recursos pelo PC ou pelo smartphone. Completamente gratuito, é uma das alternativas mais recomendadas para quem nunca utilizou apps do gênero.

4. OneNote

Para os seus usuários, a Microsoft também disponibiliza um aplicativo similar ao Google Keep: o OneNote. Seu principal diferencial está na integração com a suíte de aplicativos Office (que reúne Word, Excel e Power Point), o que facilita bastante o seu uso em empresas e mesmo no dia a dia dos usuários.

O bloco de anotações digital permite a criação de listas diversas, seja de afazeres diários ou de livros para ler e filmes para assistir.

Caso seus amigos também tenham uma assinatura do pacote Office, é possível compartilhar todos os dados com eles de forma simultânea. Embora a usabilidade do serviço seja menos intuitiva, o bom número de recursos do OneNote faz dele uma das opções mais interessantes para quem utiliza a combinação Windows e Android.

O aplicativo é gratuito e está disponível para PC, Windows Phone, iPhone, iPad, Apple Watch e Android, mas é necessário ter uma conta da Microsoft para usar o serviço.

Leia mais: Conheça 7 aplicativos para advogados

5. AnyDo

Este gerenciador de tarefas é ideal para aqueles que preferem concentrar toda as suas demandas em um só lugar. O AnyDo sincroniza os dados e as tarefas mesmo com o dispositivo offline. Também permite compartilhar as atividades com outros usuários e inserir comentários nas notas relacionadas, além de possibilitar o compartilhamento de vídeos e documentos na extensão PDF. É possível adicionar subtarefas, anexos e comentários nas notas.

O AnyDo também disponibiliza uma central de notificações. O serviço é gratuito, mas também oferece uma modalidade premium, com acesso ilimitado ao compartilhamento de notas e à inclusão de lembretes, como PDFs e vídeos sem limite de tamanho.

Nesse caso, o plano anual sai por US$26,99 e o mensal por US$2,99.

6. OptimizeMe

O OptimizeMe tem uma proposta um pouco diferente da dos outros aplicativos: ele quer melhorar a sua qualidade de vida. Esse é um dos aplicativos para organizar a rotina que acompanha o cotidiano e as atividades diárias do usuário com o objetivo de aumentar o seu bem-estar.

É preciso informar ao aplicativo como é o seu dia a dia em quatro setores: criatividade, saúde, prazer e rotina. O usuário precisará cadastrar informações como peso, tempo de atividade física praticada no dia e até mesmo o número de copos de água que ingeriu. Tudo isso para que o aplicativo elabore tabelas e gráficos que fazem uma ligação entre seus hábitos e o seu bem-estar.

Para que a ferramenta comece a funcionar, é preciso cadastrar no mínimo 12 dias de registros rotineiros na plataforma e ter boa memória para informar detalhes do seu dia a dia. Depois que os dados forem gerados e o usuário for ‘diagnosticado’ pelo app, ele poderá criar metas a serem atingidas para melhorar a qualidade de vida.

7. Pocket

Se você adora uma boa leitura, mas nem sempre está com tempo para ler textos e artigos interessantes que encontra quando está online, este aplicativo é pra você. Ele veio para solucionar o problema de quem, na correria, acaba perdendo a leitura de textos e artigos interessantes que aparecem na tela do celular.

No começo, o aplicativo era conhecido como ‘Read It Later’ e, apesar da mudança de nome, o conceito segue o mesmo. A plataforma armazena qualquer texto que o usuário queira salvar apenas com um clique.

A interface do Pocket é simples e exibe logo na primeira tela uma lista com todos os links salvos, para que você possa lê-los no momento que quiser. Ele também dá ao usuário a possibilidade de fazer o download do conteúdo e, assim, realizar a sua leitura mesmo com o dispositivo offline.

8. Organizze

Para quem precisa de uma ferramenta eficiente para a gestão de suas finanças, o Organizze pode ser um poderoso aliado neste processo.

O usuário pode criar categorias para suas finanças, e o aplicativo cria gráficos de fácil interpretação para mostrar de onde veio o dinheiro e como ele foi gasto. Além disso, é possível criar alarmes de contas que estão para vencer e precisam ser pagas.

A plataforma conta com um recurso de metas, que permite ao usuário fazer um planejamento na vida financeira para atingir um objetivo, como viajar nas férias ou trocar de carro. Também é possível organizar os cartões de crédito em um espaço único e fazer a conversão de moedas dentro do próprio aplicativo.

9. Timeful

Você acredita que tem necessidade de gerenciar o seu tempo com maior eficiência? O Timeful pode ser a ferramenta ideal pra você. Com base em algoritmos elaborados a partir de estudos comportamentais, o sistema estabelece um nível de prioridade para cada atividade, catalogando cada uma delas como mais ou menos importante e encaixando as obrigações de cada um em espaços de tempo livre detectados pelo app.

Outra vantagem do Timeful é que ele foi desenvolvido para entender, de maneira eficaz, as necessidades e os comportamentos de cada usuário, identificando se ele é mais ativo durante ou dia ou à noite.

Atualmente, o Timeful só está disponível para aparelhos com sistema iOS.

10. HabitBull

A proposta do HabitBull é ajudá-lo a monitorar os seus hábitos, saber o que tem tomado mais o seu tempo e identificar aquelas manias difíceis de abandonar.

Esse é dos aplicativos para organizar a rotina que mantém o registro e faz o acompanhamento de qualquer hábito que o usuário cadastre no aplicativo. Com o passar dos dias, é possível ter acesso a gráficos que mostram a evolução de cada uma dessas ‘manias’, seja roer as unhas ou tomar muito café.

No aplicativo é possível programar alarmes e exportar os dados gerados. O serviço está disponível para Android e iOS.

Leia mais: Melhores aplicativos de dieta

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *