Pular para o conteúdo

Aplicativos de segurança: conheça e navegue de forma segura

Aplicativos de segurança

Navegar na internet deveria ser uma ação voltada para conhecimento, entretenimento e comunicação, mas, assim como andar pelas ruas da cidade, habitar a rede mundial de computadores também pode trazer riscos. Pensando nisso, fizemos uma lista de aplicativos de segurança para deixar a sua navegação mais tranquila.

Não que a invasão de dados seja alguma novidade, pois desde os tempos da internet discada já ouvimos falar sobre isso. Mas, como o nosso tempo gasto na internet aumentou, as armadilhas também cresceram.

Hoje em dia temos duas, três, quatro redes sociais, trabalhamos muitas vezes conectados o dia todo a computadores e nos comunicamos quase sempre pela internet. Com isso, a chance de cairmos em alguma cilada acaba aumentando.

Para que nada indesejado aconteça é necessário que tomemos algumas precauções. E uma boa rede de proteção pode ser encontrada nos aplicativos de segurança.

Sem proteção e alguns cuidados, você pode ficar muito vulnerável, e seus dados podem acabar parando na mão de pessoas mal-intencionadas.

Leia mais: Como ganhar dinheiro com as redes sociais

Cuidado com o vazamento de dados

Um vazamento de dados ocorre quando informações que não deveriam ser públicas são disponibilizadas na web por um invasor que obteve acesso não-autorizado aos dados.

Na web também existem invasores. Eles estão atrás dos seus dados. Com acesso aos seus dados, um criminoso pode fazer inúmeras coisas, como utilizar seu cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, um vazamento também pode ser uma informação de alguma forma encontrada por pesquisadores de segurança, indicando a possibilidade de que outras pessoas, possivelmente criminosos, tiveram acesso aos mesmos dados antes do “local de vazamento” ser fechado.

De maneira mais geral, um vazamento também pode ser um roubo sistemático de informações que ocorreu com um ataque. Todos os itens se enquadram na lista de crimes cibernéticos, tão assustadores.

 

Conheça aplicativos de segurança

Seja em PC, notebook ou smartphone, todos possuímos informações sigilosas, ou que não queremos que sejam publicadas. Arquivos, fotos, senhas e mensagens são alguns dos itens que queremos manter em sigilo. Porém, muitas vezes acabamos negligenciando a segurança virtual de nossos aparelhos e ficamos expostos.

Para mudar isso, vamos apresentar uma sequência de aplicativos que irão te ajudar a manter a segurança do seu aparelho eletrônico em dia.

O Avast é um poderoso antivírus, que garante ao usuário proteção contra malwares, vírus, phishing e mensagens de spam. Entre os seus principais recursos, ele pode: bloquear chamadas suspeitas; otimizar o funcionamento da bateria; fazer uma limpa nos arquivos desnecessários; testar a velocidade e escanear o sinal Wi-Fi; remover anúncios indesejados; e capturar imagens e áudios de um ladrão, caso o seu celular tenha sido roubado.

Além do que foi apresentado acima, o Avast conta com um serviço inovador: o “Cofre de fotos”, que protege suas imagens com senha PIN, protegidas por códigos criptografados.

Cuide de sua senha

Aplicativos de banco, redes sociais, email. Esses são alguns canais que utilizamos diariamente, e todos eles precisam de senha de acesso. Pensando em preservar essas informações valiosas, listamos alguns aplicativos de segurança que irão te ajudar com a proteção das senhas.

O Security Master protege o smartphone Android do ataque de vírus, mas, também, faz a análise do funcionamento do aparelho. Ele também age com: proteção de atividades bancárias; eliminação de vírus, malwares e spywares; bloqueio da ação de hackers; otimização do funcionamento da bateria, excluindo arquivos temporários; bloqueio do acesso a aplicativos por meio de senha ou digital; função selfie para intrusos que tentem mexer no celular.

O AVG é gratuito e protege o Android do ataque de vírus. Ele também protege fotos em pasta criptografada, analisa a conexão Wi-Fi, protege aplicativos por meio de PIN ou uso de digital, elimina tarefas que tornam o sistema mais lento e verifica ameaças em redes Wi-Fi.

 

Impedir o avanço do vírus

O Du SpeedBooster já foi baixado por 230 milhões de usuários do sistema Android. Ele é um potente limpador de cache que oferece alguma proteção ao seu smartphone. A ideia é potencializar o funcionamento do aparelho e impedir a ação de vírus.

Ele também tem a função de eliminar arquivos inúteis que travam o aparelho e tiram espaço da memória, redefinir suas configurações de rede, para dar agilidade, analisar a ação de vírus não apenas no sistema, mas no cartão de memória, limpar a memória RAM e otimizar o funcionamento da CPU e da bateria.

Já o Hi Security garante motor antivírus duplo, que funciona detectando e eliminando a ameaça. Usa o McAfee como base e protege seu Android do ataque de malwares, vírus, adware, cavalos de tróia e outros.

O App possui bloqueio inteligente para aplicativos, por meio de digital, senhas, PIN e bloqueio de números de fraudes ou contatos.

O Kaspersky está disponível em versões gratuita e paga. Ele é conhecido de usuários de desktop e notebook. Seus recursos para celulares são bem similares aos de computadores pessoais.

Seus destaques ficam para: varredura de vírus em segundo plano, bloqueio de vírus automático, proteção de aplicativos e pastas com imagens e vídeos, proteção para informações pessoais, proteção para informações financeiras que ficam expostas a ação de phishings, bloqueio de chamadas indesejadas e mensagens que carregam spam e aviso sobre sites com conteúdo malicioso.

 

Proteja-se com aplicativos de segurança

FreeOTP Authenticator é capaz de gerar esses códigos para uma ampla gama de serviços. Sites como o Facebook permitem que você proteja sua conta com autenticação em dois passos. Com isto, sempre que iniciar uma sessão a partir de um novo dispositivo, será solicitado um código especial.

Ou seja, mesmo que alguém tenha a sua senha, não conseguirá iniciar uma sessão porque não tem essa segunda informação.

O KeePass é um excelente gerenciador de senhas. O banco de dados de senhas pode ser armazenado em uma pasta remota para que você possa acessá-lo tanto do seu dispositivo Android quanto do computador desktop.

O OpenKeychain permite que você gere uma chave ‘pública’ que você dá aos outros para permitir que eles criptografem e enviem mensagens para você e uma chave ‘privada’ que permanece no seu dispositivo Android e é usada para descriptografar as mensagens recebidas.

Sua chave privada também pode assinar digitalmente mensagens para que as pessoas saibam que são realmente suas.

 

Além dos aplicativos de segurança

Tivemos a oportunidade de conhecer uma série de aplicativos que nos auxiliam na proteção de senhas e contra o vazamento de dados. Mas, além disso, também podemos tomar algumas precauções importantes para aumentar nossa zona de segurança.

Aqui vão algumas dicas interessantes para sua defesa virtual:

  • proteja o WhatsApp com senha;
  • coloque senha no Telegram;
  • proteja a conta Google e o Apple ID com autenticação em duas etapas;
  • coloque uma senha no smartphone;
  • configure um bloqueio para a tela do celular;
  • tome cuidado ao compartilhar códigos recebidos por SMS;
  • instale somente aplicativos da loja oficial.

Importante: caso o seu celular tenha sido roubado ou você o tenha perdido, também existem algumas formas de não ficar exposto.

 

Android e iPhone

Se o seu aparelho é um Android, vá em “Tela de bloqueio e segurança” e certifique-se que o “Encontre meu dispositivo” está ativado. Caso essa opção não esteja ativada, o serviço não vai funcionar.

Se essa opção não estiver aparecendo porque você usa um modelo diferente de Android, acesse o site “Encontre meu dispositivo” do Google para ver se o seu aparelho aparece lá. Ao clicar no seu telefone, você terá opções para localizar, bloquear ou inutilizar o smartphone.

Caso você possua um iPhone, a opção para apagar conta ou encontrar aparelho perdido fica em “Buscar iPhone”, no site do iCloud ou no aplicativo de mesmo nome, que pode ser acessado em outro dispositivo Apple.

A partir disso, você precisa fazer login com sua conta Apple ID, selecionar o dispositivo que quer apagar e clique em “Ações.

Depois disso, clique em “Modo Perdido” para bloquear o aparelho e proteger as informações. Essa função irá disponibilizar seu número de telefone na tela, caso a pessoa que o encontrou queira devolvê-lo.

E ainda você pode apagar definitivamente as informações clicando em “Apagar iPhone”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *