Pular para o conteúdo

Quem fundou o Google e como? Saiba tudo sobre esta história

  • por
quem fundou o google

Sua missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. Tem ideia de quem estamos falando? Do Google, que em 2019 foi considerada a terceira empresa mais valiosa do mundo, atrás apenas da Amazon e da Apple. Mas, você sabe quem fundou o Google? E como, onde ou por que ele foi fundado? Confira o artigo abaixo pra ficar por dentro da história dessa empresa fascinante.

A pergunta “Quem fundou o Google” é frequentemente pesquisada, uma vez que todos parecem ter curiosidade sobre quem e o que possibilitou o processo de criação do maior site de buscas da história da web. A gigante de busca e dona do Android foi criada por dois pesquisadores como um projeto de doutorado e alternativa aos sistemas de busca antigos. Além disso, hoje a companhia possui um grande repertório de produtos que vão muito além da busca na web, que ainda é seu carro-chefe.

Leia mais: Saiba como ganhar dinheiro com as redes sociais

Quem fundou o Google?

A história do Google começa em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Larry Page tinha 22 anos quando saiu de Michigan e foi até a Universidade de Stanford para conhecer o campus, já que tinha interesse em fazer seu doutorado lá. Sergey Brin, estudante da universidade e nascido no mesmo ano em que Page, recebeu a tarefa de mostrar o local a ele. De acordo com alguns relatos, ambos discordaram sobre quase tudo quando se encontraram pela primeira vez, mas, no ano seguinte, firmaram uma parceria.

O projeto dos dois doutorandos tinha como objetivo analisar as propriedades matemáticas da Internet. Na época, mecanismos de pesquisa famosos, como o Yahoo!, funcionavam através de bancos de dados manuais, classificando os domínios de acordo com o volume de buscas de um termo e resultados com possíveis respostas ao que estava sendo pesquisado.

Não satisfeitos com o modo como esses mecanismos atuavam, Page e Brin decidiram criar um motor de busca que podia analisar, além do volume de buscas, as relações dos usuários com cada página visitada, a quantidade de buscas e a qualidade dos links que apareciam nas primeiras páginas. A partir desse projeto, eles puderam investir em um mecanismo mais inteligente, que tornava a própria experiência da pesquisa mais otimizada, para que tudo estivesse de acordo com a necessidade dos usuários.

Em 1996, Page e Brin decidiram colocar o seu projeto em prática e criaram o BackRub, um buscador que usava a tecnologia PageRank — também criada por eles. Logo depois, o BackRub passou a se chamar Google.

 

Quem fundou o Google criou esse nome?

Mesmo ainda não muito empolgados em transformar o seu projeto em uma empresa, os dois amigos decidiram registrar o domínio google.com em 15 de setembro de 1997. Já a empresa Google foi fundada somente um ano depois, em 4 de setembro de 1998.

Aliás, esse nome é um termo é um derivado de googol — 10 elevado à centésima potência —, que indica a quantidade imensa de links que o site consegue buscar.

 

Como foram os primeiros dias do Google

O Google começou na Universidade de Stanford, mas a sua primeira sede foi em uma garagem na Califórnia. Inicialmente, o Google rodava nos servidores de Stanford através do URL google.stanford.edu, mas conforme foi crescendo, precisou de um local específico para funcionar.

A distribuição após a fundação do Google culminou na abertura de uma empresa de mesmo nome que, no início de sua trajetória, ficava localizada em uma garagem na Califórnia, cuja dona era Susan Wojcicki, amiga de Brin e Page.

O primeiro funcionário do Google enquanto empresa foi Craig Silverstein, amigo dos fundadores e também um doutorando em Stanford. Silverstein ficou na empresa por muitos anos, até 2012, quando saiu para se juntar ao time responsável pelo funcionamento da Khan Academy, plataforma online de estudos.

A dona da garagem, Wojcicki, também se juntou ao time dos fundadores, porém, só em 1999, quando se tornou a primeira gerente de marketing da empresa. Caso você já tenha ouvido falar no nome dela, mas não se lembra de onde, não é para menos: Wojcicki é CEO do YouTube desde 2014.

A partir de 1998, o projeto Google começou a receber inúmeros investimentos. O primeiro grande investidor, Andy Bechtolsheim, investiu nada menos do que US$100 mil. Em 2004, a empresa pôde abrir seu capital na bolsa de valores, iniciando venda de ações.

Onde quem fundou o Google está atualmente?

Larry Page

Larry Page desenvolveu o PageRank, o algoritmo de ranking do Google, e, por isso, é considerado o criador da empresa. Ele foi o primeiro CEO, de 1998 até 2001, quando cedeu o lugar para Eric Schmidt, e voltou a exercer a posição em 2011, quando este deixou o cargo, até 2015, dando lugar a Sundar Pichai.

Hoje, Page é o CEO da Alphabet Inc., a holding que abriga o Google e diversas outras subsidiárias, como a Fiber, operadora de internet ultrarrápida, a Nest, empresa de Internet das Coisas (que desenvolveu aquele termostato) e a X, antiga Google X, departamento de P&D voltado para IA e neurociência, que desenvolve drones de entrega e carros autônomos.

Sergey Brin

Sergey Brin é cofundador do Google, mas a percepção geral é a de que ele atuou mais como um auxiliar de Larry Page na criação do projeto original. No entanto, foi ele quem desenvolveu a página original do buscador, porque, mesmo com ambos tendo poucos conhecimentos de HTML, ele tinha mais habilidades nessa área do que Page.

Hoje Brin é o presidente da Alphabet e um entusiasta de novas tecnologias. Ele esteve diretamente envolvido no desenvolvimento tanto do Google Glass, quanto dos carros autônomos da empresa.

O que é a Alphabet e qual é sua relação com o Google?

A Alphabet Inc. é uma holding e um conglomerado com várias empresas que são ou que pertenceram ao Google em algum momento. Como uma das empresas participantes é a própria Google, nada mais justo do que quem fundou a gigante de buscas esteja lá.

Larry Page é o CEO da Alphabet e Sergey Brin, o presidente. Na época em que foi criada, em 2015, a empresa fez parte de uma reestruturação das diversas áreas da Google.

Quais serviços o Google oferece

Provavelmente, você já usou alguns dos serviços Google de alguma forma. Pode ter sido em uma pesquisa, em um bate papo ou em um direcionamento para se locomover de um lugar para o outro. Conheça os principais:

  • Busca (motor de busca)
  • Gmail (software de email)
  • Tradutor (tradução automática)
  • Chrome (navegador)
  • Earth (modelo tridimensional da Terra também comprada pela Google)
  • Maps (mapas e rotas)
  • GTalk (aplicativo de mensagem instantânea)
  • Ads (serviço de publicidade online)

O portfólio do Google conta também com o sistema operacional Android, os aplicativos Waze e Fotos, o serviço de armazenamento em nuvem Google One, as lojas de apps, música e filmes Google Play, além da plataforma de vídeos YouTube.

Mais recentemente a empresa vem apostando também em hardware, com a linha de smartphones Pixel, os assistentes domésticos da linha Google Home, o tablet Pixel Slate, o laptop Pixelbook e o roteador Google Wifi.

Isso sem falar nas empresas “irmãs” do Google que operam dentro do mesmo conglomerado, a Alphabet. Como, por exemplo, a Waymo, empresa que produz sistemas para carros autônomos; a Deepmind, que trabalha com inteligência artificial de ponta; e a X, que pensa em projetos de última geração como balões de internet e drones de delivery.

Além desses, existem outros produtos que foram descontinuados, tais como o Orkut e o Google+.

Quando o Google chegou ao Brasil

O site chegou oficialmente ao Brasil no início dos anos 2000, quando o domínio google.com.br pôde ser registrado. Nessa época, a sede que administrava o site era localizada nos Estados Unidos. Somente quatro anos depois o Google Brasil foi registrado com um CNPJ.

Em 2005, o primeiro escritório brasileiro do Google foi construído em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e esse foi o primeiro escritório da empresa fora dos Estados Unidos. Logo depois, o escritório em São Paulo foi aberto. Essa sede é, até hoje, a principal do Brasil. O escritório em BH foi reinaugurado em 2016 como um centro de tecnologia no qual ficam os programadores e engenheiros de software.

Saiba mais: Remover nome do Google: saiba como fazer

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *