Pular para o conteúdo

Tutorial Waze: saiba usar todas as funcionalidades do aplicativo

waze

A maneira como se dirige hoje foi alterada depois da invenção do Waze, principal aplicativo de navegação por GPS. Disponível para Android iOS, o aplicativo foi criado em 2008, em Israel, país que concentra o maior número de startups. A ideia inicial era trazer as melhores rotas para o motorista. Em 2019 o aplicativo já tem mais de 115 milhões de usuários cadastrados — somente no Brasil são 14 milhões. 

Mais de dez anos depois de sua criação, o Waze se tornou um aplicativo para smartphones, traz as rotas mais eficientes para o usuário chegar mais rápido ao seu destino. Apenas conectado na internet móvel é possível chegar em qualquer lugar sem precisar parar para pedir direcionamento.

Uma revolução na forma como se dirige, o aplicativo de navegação transformou a vida dos motoristas. Saiba tudo sobre o Waze e descubra curiosidades que podem te ajudar ainda mais.

Leia também: Como funciona o Bla Bla Car

Como funciona o Waze

Em 2013 o Google levou a melhor, em disputa de interesse com o Facebook, e comprou o Waze por US$ 1,3 bilhões de dólares. O aplicativo que traz mapas em tempo real através de dados e informações dos próprios usuários, foi ganhando popularidade e desbancou os aparelhos de GPS.

Mesmo com o Google Maps, a gigante de tecnologia mantém os dois aplicativos. E mais, ainda alimenta o Google Maps com parte dos dados do Waze para que caminhos mais rápidos também sejam vistos pelos usuários.

Mas sabe como o Waze conseguiu mudar tão rápido o universo de quem dirige? A estratégia utilizada foi a colaboração e, ao contrário do que você pode estar pensando, não foi dentro da empresa. Afinal de contas, quando os usuários usavam o aplicativo, eles alimentavam a base de dados ao compartilhar a sua localização através do GPS do celular e informações sobre o trânsito nas ruas e rodovias. É isso mesmo! Os usuários do aplicativo ajudaram a construir o mapa de navegação digital mais conhecido do mundo.

O aplicativo coleta as informações do seu GPS em tempo real e traduz as condições do trânsito. Mesmo que você não participe ativamente através do uso de alertas de tráfego, acidentes, condições das vias e blitz policiais, por exemplo, o aplicativo continua coletando as informações. 

Quanto mais você dirige, mais o Waze melhora. Deixando o aplicativo sempre aberto, sem precisar definir um destino, você alimenta os mapas de navegação com informações como velocidade média da via e pode ajudar a melhorar do layout das ruas.

Você ainda não sabe como usar o aplicativo? Não se preocupe. Confira dicas de como dirigir usando o Waze, cuidados e curiosidades que você precisa saber.

Leia também: Como aproveitar todos os recursos do Google Maps

Como dirigir usando o Waze

Para usar o aplicativo e chegar mais rápido no seu destino com uma rota otimizada, evitando trânsito, polícia e acidentes, primeiro você deve fazer o download do aplicativo para Android ou iOS nas lojas Google Play e Apple Store.

Criar Conta

Para iniciar, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Waze;
  2. Toque em Começar a usar o Waze;
  3. Aceite o contrato de licença clicando em Aceitar;
  4. Crie a sua conta selecionando Criar Conta ou use uma conta existente clicando em Iniciar sessão. Para criar sua conta, siga as etapas abaixo:
  • Toque na lupa Pesquisa,
  • Depois, em Criar Conta e Criar Conta novamente;
  • Escolha se quer se cadastrar com o Facebook ou com o número de telefone;
  • Ao escolher o Facebook, siga as etapas para fazer login;
  • Ao selecionar número de telefone, digite-o e insira o código de verificação;
  • Em seguida, toque em Próxima;
  • Se não receber o código de verificação, peça para receber por uma chamada telefônica;
  • Informe o código de verificação para finalizar o cadastro da conta.

Com o cadastro finalizado está tudo pronto. Você pode editar as configurações da conta, alterar seu nome de usuário ou adicionar um endereço de e-mail em sua conta.

Navegando com o Waze

Para iniciar a navegação no aplicativo, você vai precisar pesquisar o seu destino usando umas das opções:

  1. Com o aplicativo aberto, clique no mapa e digite o endereço na barra de pesquisa É para onde? ou toque no ícone da lupa;
  2. A medida que você escreve um endereço, algumas sugestões aparecem numa lista. Selecione o endereço da lista que corresponder ao seu destino ou finalize a digitação;
  3. Selecione o endereço de destino desejado;
  4. Então, para começar a navegar, clique em Iniciar;
  5. Um resumo do destino será exibido com nome do local, da rua, número, distância, trânsito e tempo médio de chegada;
  6. Em seguida clique em Iniciar novamente para ver a melhor rota;
  7. Pronto, comece a dirigir até o seu destino.

Além da busca pelo endereço, existem outras maneiras de encontrar o seu destino. Uma delas é pesquisar por categorias, como por exemplo, estacionamento, postos de combustíveis, comida e café. Você também pode usar a pesquisa por voz clicando no microfone ao lado da barra de pesquisa e falar o endereço.

6 coisas que você não sabia sobre o Waze

Humores do Waze

Você pode ter uma identidade através do Avatar do Waze que permite que você se expresse escolhendo o melhor humor. Isso mesmo! Ao invés de você usar uma foto sua no mapa, os avatares disponíveis no aplicativo permitem que vocês escolha um carrinho e apareça para outros usuários com o humor que mais te identifica neste dia.

Acesse o menu, clique no seu nome e em seguida em Avatar. Você vai ver uma série de ícones do Waze personalizados para cada tipo de humor: alegre, frustrado, sereno e orgulhoso, entre outros.

Pontuando com Waze

Você sabia que pode acumular ponto usando o Waze? O seu perfil só vai evoluir se você acumular pontos. Por exemplo, quando você começa a usar o aplicativo você é um Waze bebê e para mudar seu perfil e desbloquear avatares você precisa juntar pontos. 

A boa notícia é que você não precisa estar no modo de navegação ou com um destino configurado, apenas estando conectado na internet dirigindo normalmente você acumula 3,2 pontos a cada km rodado. E melhor do que ganhar pontos é pegar doces que aparecem no mapa no meio do seu caminho. Isso quer dizer, que a cada 10 km um doce aparece no seu caminho, cada um tem uma pontuação diferente.

Quanto mais você interagir com o aplicativo, mais chances de ganhar pontos. Por exemplo, você pontua quando alerta problemas na via ou atualiza preço de gasolina nos postos. Comentar o alerta de outra pessoa também é uma forma de pontuar. Cada ação tem uma pontuação específica e você pode saber mais aqui.

Acesse seus pontos no Waze clicando na lupa depois no seu nome e procure por pontuação. Nesse local você pode ver sua classificação no ranking, sua pontuação e as proezas possíveis, ou seja, todas as formas de pontuar e quantos pontos cada um vale.

Planejar trajeto

Além de conseguir ajustar uma navegação para o momento presente, você pode pedir que o Waze te ajude a calcular que horas deve sair para chegar a tempo em outro destino. Isso é muito fácil! Você pode integrar o aplicativo com sua agenda e eventos do Facebook e ele vai notificar que horas é melhor começar a dirigir. 

Se você tem um voo marcado para daqui 2 dias, por exemplo, e precisa estar uma hora antes do embarque no aeroporto, você deve colocar o aeroporto como destino. Então, ao invés de iniciar, você deve selecionar Ir depois, definir a data e selecionar o horário que você quer chegar no local. O aplicativo calcula quanto tempo você vai levar até o seu destino naquele dia para estar lá no horário desejado. 

Partilhar Rota

Depois de escolher um destino, antes de iniciar, a opção Partilhar Rota é exibida e você pode escolher com quem quer compartilhar o seu trajeto, por mensagem, e-mail e outros aplicativos de mensagens como o Whatsapp. Basta escolher um aplicativo e selecionar um contato para que o Waze envie as informações do seu destino e um link para acesso no próprio Waze ou em outro navegador instalado no aparelho do seu contato. A rota fica sinalizada em verde e o aplicativo mostra que outra pessoa está visualizando o percurso.

Carpool

Essa funcionalidade, lançada em 2017, conecta pessoas que vão para o mesmo lugar no formato de carona. Não existe uma cobrança de taxa, mas sim um repasse de custo de quem vai de carona para o motorista. Em outras palavras, é possível utilizar o aplicativo do Waze para combinar caronas, de forma simples e econômica. 

Usando os dados cadastrados de casa e do trabalho do motorista, o Waze Carpool combina isso com as informações de vizinhos, colegas de trabalho que estão indo para o mesmo lugar. A funcionalidade precisa ser ativada no seu perfil e como motorista você pode escolher para quem dar carona. Saiba mais detalhes no site.

O Waze não usa satélites

Ao contrário dos sistemas de GPS que estamos acostumados, que funcionam através de satélites posicionados no espaço, o Waze não usa satélites. Como dito anteriormente, é o usuário que alimenta a ferramenta através dos seus dados de latitude e longitude apenas ao deixar o aplicativo aberto. Esses dados e informações de movimentação ajudam o aplicativo a montar o mapa sofisticado.

Agora que você entendeu melhor como o Waze funciona, é só baixar o aplicativo e começar a navegar. Fique por dentro de todas as novidades sobre esse e outros aplicativos no Blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *