Pular para o conteúdo

Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal. E agora?

meu celular reconhece o chip mas não dá sinal

Usamos nosso celular a todo momento e quando ele apresenta uma falha já nos desesperamos e vamos direto para a assistência técnica. Uma dessas falhas é quando o celular reconhece o chip mas não dá sinal.

Em primeiro lugar: acalme-se! Existem diversas alternativas para resolver o problema e, caso seja algo simples, é possível que você mesmo seja capaz de solucionar. Então tente algumas antes de comprar outro aparelho.

É importante lembrar que caso nenhuma dessas opções dê resultado, você deve levar o aparelho a uma assistência técnica especializada para que a falha seja identificada e solucionada de forma correta.

Pegue seu aparelho e vamos lá!

Leia mais: O que significa chip incompatível? Entenda já!

Reinicie seu aparelho

Esta é, provavelmente, a maneira mais simples de resolver este tipo de problema, que pode acontecer por algum erro momentâneo, fazendo com que seu aparelha reconheça o chip mas o sinal seja perdido.

Se você acabou de inserir um novo chip, por exemplo, seu aparelho pode não o reconhecer até que você reinicie o dispositivo.

Remova a bateria e o chip

Uma simples batida pode tirar o chip ou a bateria do lugar, e fazer com que o celular reconheça o chip mas perca o sinal. Por isso retire o telefone da fonte de energia e remova a bateria e o chip. Aguarde 30 segundos ou mais e insira novamente a bateria e o cartão SIM.

Verifique o chip e a bandeja

A bandeja que fica na lateral do smartphone onde se coloca o chip pode estar mal encaixada ou até mesmo com algum defeito. Você pode tentar ajustar usando um pedaço de espuma para aplicar pressão, antes de tentar trocá-la.

Essa “gambiarra” também pode funcionar se o chip estiver solto na bandeja. Alguns usuários dizem que é possível colocar uma fita, papelão, papel, etc, na bandeja para um ajuste mais apertado.

Por fim, exame o chip. Se ele estiver sujo, limpe com um pano macio e seco. Mas se tiver algum dano, se você teve que cortá-lo para transformar em micro, por exemplo, será necessário substituir.

O seu chip está correto para o seu celular? Saiba as diferenças entre os tipos de chip de celular.

Se estiver bloqueado, seu celular reconhece o chip mas não dá sinal

Seu chip pode ter sido bloqueado. São diversos motivos, entre eles, o não pagamento da fatura, suspeita de fraude, ou por não haver recargas recentes, por exemplo. Nesses casos, você deve entrar em contato com a operadora através da Central de Atendimento ou em uma loja física para pedir o desbloqueio.

Leia aqui como resolver: Veja aqui como reativar o chip cancelado

Tem sinal da sua operadora onde você está?

Pode parecer simples, mas em regiões mais afastadas existe a possibilidade de falha na cobertura de algumas redes. Assim, seu celular reconhece o chip mas não dá sinal.

De acordo com a Anatel, a cobertura das linhas telefônicas deve atingir pelo menos 80% da área urbana, mas ainda nessas regiões existe áreas onde o sinal não chega por conta de obstáculos entre o celular e a antena mais próxima.

Converse com pessoas que tenham a mesma operadora para saber como está o sinal delas. Você também pode acessar o site da empresa e consultar a área de cobertura.

Leia mais: Dados móveis não funcionam: veja o passo a passo para resolver o problema

Entre em contato com a operadora

Então, nesses casos, entre em contato com a operadora. Assim você poderá saber se há bloqueios ou alguma interferência no sinal. Às vezes, basta que sua operadora ative seu chip. Ligue de outro telefone para um dos números abaixo:

Claro: 1052
Tim: 1056
OI: 1057
Vivo: 1058

Leia também: Não consigo cadastrar meu chip da TIM: o que fazer nessa hora?

Teste seu chip em outro aparelho

Você pode pegar um celular emprestado, de preferência do mesmo modelo que o seu, e inserir seu chip para ver se funciona. E também teste outro chip em seu aparelho, pois assim você poderá descobrir se o problema está no seu celular ou no seu chip.

Confira a última atualização feita no aparelho

Se o problema começou após você atualizar do sistema, é possível que tenha alguma falha nessa versão do software. Uma das opções é a formatação do aparelho.

Outra possibilidade é o downgrade do sistema, ou seja, instalar a versão anterior à versão atualizada, isso faz o aparelho voltar ao sistema que não apresentava problemas com o chip.

Também é possível que você não tenha feito a atualização necessária. Verifique as atualizações disponíveis do sistema operacional acessando:

Configurações > Atualizações do sistema > Verificar atualizações do sistema.

Se por fim, leve em uma assistência técnica!

Se você tentou todas essas alternativas e ainda assim não deu certo, vá até sua operadora e peça um chip novo. Mas se o chip não for o problema, então utilize a garantia e envie o aparelho para conserto.

Caso o aparelho não esteja mais na garantia, será necessário levar até uma assistência técnica autorizada. Em último caso, troque de aparelho.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *