O que significa chip incompatível? Entenda já!

o que significa chip incompatível

O chip de celular é um pequeno cartão com um número vinculado, que armazena informações e contatos de outras pessoas. Você pode se perguntar o que significa “chip incompatível” quando seu celular apresenta algum problema, por exemplo, quando o chip não consegue captar o sinal.

Os chips devem ser usados em qualquer tipo de aparelho para que funcionem e possam se comunicar. Basicamente, é o que faz a ligação entre a rede na captação de sinal e o aparelho celular.

Porém, o usuário pode encontrar dificuldades quando o aparelho não reconhece ou capta sinal por meio do chip.

Sendo assim, não é possível utilizá-lo e o aparelho fica sem sinal. Existem alguns motivos para que esse tipo de questão aconteça.

Reunimos diversas informações para que você tente solucionar o chip incompatível. Confira abaixo!

Leia também:  Como bloquear um chip? Veja a resposta para cada operadora!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que significa chip incompatível

Em resumo, chip incompatível significa que existe algum impedimento na criação da conexão entre um aparelho celular e a rede. Dessa forma, o sinal não é captado e deixa de cumprir suas funções primordiais.

Ou seja, quando um celular não reconhece o chip, o problema pode estar tanto no chip quanto no aparelho que o usuário está utilizando, ou até mesmo com a operadora.

Pode sim ser o caso de problemas técnicos com os aparelhos utilizados. Porém, é possível que o usuário esteja em um local sem cobertura da rede fornecida pela operadora do chip. E quando isso acontece, não há reconhecimento de rede, já que está fora de acesso.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Caso você esteja enfrentando problemas de reconhecimento de chip, veja abaixo possíveis soluções!

O que fazer com o chip incompatível

Independente do problema que possa causar a incompatibilidade de um chip, todos devem resultar num aparelho sem sinal. 

A primeira ação ao notar esse tipo de problema é desligar e ligar o celular. Dessa forma, ao ser religado, o chip tentará se reconectar com a rede. Apesar de parecer um procedimento simples, pode resolver grande parte das falhas de conexão.

Se você efetuou o procedimento citado acima e mesmo assim o problema não foi resolvido, veja abaixo quais as possíveis causas e soluções.

Rede fora de alcance

Caso você esteja fora do alcance da rede, pode enfrentar esse tipo de problema, já que a captação de sinal pelos aparelhos telefônicos depende de sua emissão e disponibilidade. 

Sendo assim, locais isolados ou com características peculiares como tubos subterrâneos de linhas metroviárias podem interferir diretamente na conexão de rede.

Para solucionar a questão, você precisa ir para uma área na qual haja cobertura da rede que você deseja acessar para que o celular volte a funcionar sem maiores problemas.

Chip danificado

É bem comum que os usuários utilizem o chip por anos e anos sem que seja necessário fazer nenhuma troca. Porém, sem um motivo específico pode ocorrer deles serem danificados e acabarem por não funcionar mais. 

Os danos causados aos chips podem ocorrer também caso o usuário tenha o costume de tirar o cartão do aparelho com frequência, ralando, ou até rachando a peça.

Para confirmar se o seu chip está com problema, sugerimos que insira em outro celular para ver se o aparelho é capaz de captar sinal.

Se você detectar que seu chip está com problemas, existem duas soluções. 

A primeira consiste em jogar o cartão fora e comprar um novo. Lembre-se que neste caso, você vai perder seu número. 

Se você precisa e quer manter o número de seu telefone, pode optar por ir até uma loja da operadora utilizada e pedir um novo chip com o mesmo número.

Celular danificado

O celular possui diversos sistemas que permitem a captação de sinal de operadoras. Dessa forma, podem ocorrer diversos problemas para que os usuários fiquem sem sinal.

É possível que os defeitos nos aparelhos aconteçam na antena de recepção de sinal, e no slot, que é o local onde colocamos o chip. Aquela bandejinha que fica na parte superior ou lateral.

A sugestão para detectar problemas na antena de recepção é colocar outro chip no aparelho e ver se você consegue captar o sinal. Caso o problema persista, é possível que o problema esteja justamente na recepção. 

Para confirmar se o problema do aparelho está no slot, procure inserir o chip em um outro slot caso seu celular comporte mais de um chip. Caso você perceba a captação de sinal ao alterar o chip de lugar, significa que o problema está lá e que você só conseguirá utilizar o aparelho utilizando um cartão.

Rede incorreta

Ao efetuar a compra de um celular, as configurações vêm programadas para que o aparelho procure uma rede de forma automática a partir do chip. Dessa forma, o aparelho é capaz de encontrar a operadora certa e fornecer sinal assim que inserimos o cartão no slot. 

O que pode ocorrer são atualizações ou mudanças repentinas nas configurações, onde o aparelho deixa de procurar a rede de forma automática. Sendo assim, o celular passa a  procurar a rede no local errado e não conseguirá captar sinal.

Para resolver essa questão, é possível acessar as configurações de rede do seu aparelho e alterar novamente para a busca automática. Assim, você garante que o celular conseguirá captar sinal sem precisar alterar novamente configurações caso troque de chip no futuro.

Aparelho bloqueado

Ao comprar um celular pela loja de uma operadora telefônica, pode acontecer do aparelho vir bloqueado para ser utilizado unicamente com chips da operadora em questão. Essa não é uma prática muito comum hoje em dia, mas significa que o usuário não poderá usar chips de outras operadoras. Ou seja, não será possível captar sinal de outras redes.

Caso seja esse o seu problema, para resolver é bem simples. Basta ir até uma das lojas da operadora da qual você comprou o celular e pedir o desbloqueio. 

Vale ressaltar que o procedimento é feito de forma gratuita. O usuário pode solicitar o desbloqueio a qualquer hora, independente de quanto tempo tenha comprado o aparelho.

Leia também: Como bloquear celular roubado pelo IMEI: saiba tudo aqui

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Chip incompatível Android e iPhone

É possível que nos smartphones Android ao inserir o chip no celular, o mesmo não seja reconhecido. Os usuários ficam sem saber o que fazer e quais os motivos disso.

São diversas possibilidades para esse tipo de mensagem, como problemas no chip adquirido, sistema travado, ou até cache cheio. 

Já no caso do iPhone, ao inserir o segundo ou terceiro cartão SIM, provavelmente encontrou o erro “o cartão SIM que você instalou atualmente neste iPhone é de uma operadora que não é compatível com a Ativação”. 

Além desta mensagem, às vezes o celular encontra problemas técnicos e é como se “esquecesse” o cartão SIM está dentro dele ou um erro inesperado acontece, mostrando a mensagem “sem serviço”, embora o cartão SIM esteja inserido nele. 

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Caso ele seja extraviado, seu telefone apresentará um erro como “O cartão SIM não é compatível”.

Esse tipo de problema pode aparecer caso você tenha um iPhone de segunda mão, e tenha desbloqueado o aparelho. Neste caso, o primeiro cartão SIM inserido provavelmente funciona, mas como o segundo cartão SIM é novo no telefone, deve causar o erro. 

E aí, respondemos sua dúvida sobre o que significa chip incompatível?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *