Dados móveis não funcionam: o que fazer para resolver o problema?

01Hoje em dia é quase impossível sair de casa sem um bom pacote de dados móveis. A necessidade de estar conectado às redes sociais e, muitas vezes, de estar online por questões de trabalho e outros assuntos afins, torna necessário o acesso a dados móveis. Por isso mesmo, quando os dados móveis não funcionam, acabam por se tornar uma grande frustração e, até mesmo, um empecilho para a rotina do usuário.

Tais momentos ocorrem sempre quando estamos precisando muito de acesso à internet e podem se tornar um fator decisivo até mesmo na hora de escolher uma operadora. Existem inúmeros fatores que podem afetar o funcionamento da sua internet móvel e, por isso, listamos aqui alguns motivos e soluções que podem resolver o problema. Confira!

Leia mais: Claro tem a melhor internet móvel e banda larga fixa, segundo especialistas

O que fazer quando seus dados móveis não funcionam

Primeiramente, você deve manter a calma! Ficar sem acesso à internet pode ser estressante, ainda mais quando é necessário estar online para resolver algum assunto ou problema. Com isso em mente, faça uma investigação do que pode estar acontecendo para seus dados móveis não funcionarem. Fatores como os que seguem devem ser os primeiros a serem conferidos. São eles:

Configuração de sistema

Em alguns casos, de tempos em tempos é necessário atualizar as configurações dos dados móveis no seu smartphone. Se seu aparelho for novo, em alguns casos essa configuração é baixada automaticamente. Para manter o pacote de dados móveis em dia você deve fazer o seguinte:

  1. Usuários de Android devem ir até Configurações, e usuários de IPhone devem ir até Ajustes;
  2. Acesse Rede e Internet;
  3. Procure por Configurações de Internet;
  4. O aparelho automaticamente fará a configuração rápida dos serviços de internet móvel. Após a configuração, o aparelho deve voltar a funcionar normalmente.

Intensidade do sinal disponível

Se seus dados móveis não funcionam no seu dispositivo, talvez o problema esteja relacionado à intensidade do sinal enviado pela sua operadora. É comum que algumas operadoras percam sinal, dependendo da região em que você esteja.

Infelizmente, nesses casos não há nada que se possa fazer, além de procurar locais em que o sinal fique mais forte. Para descobrir a intensidade do seu sinal telefônico, observe as barrinhas localizadas no canto superior direito do seu celular.

Em alguns casos, a intensidade de sinal estará muito baixa, e você pode achar que os dados móveis não funcionam, quando na verdade só estão muito fracos. Para descobrir se você se encontra em uma dessas situações, verifique a sigla que se encontrará próxima à barra de sinal.

Caso você tenha baixado o pacote de dados atualizado e a barra de sinal esteja cheia, talvez seu problema seja outro.

Mas, caso seu problema seja intensidade de sinal, cabe aqui repensar sua escolha de operadora e conferir outras ofertas. Não deixe de conferi-las aqui mesmo, no site do Compara Plano. 🙂

Sobre as siglas de sinal

Nem sempre o clássico sinal de 4G (e logo logo o sinal 5G) estará aparecendo ao lado da barra de sinal. Se você já se deparou com um H ou E e ficou meio confuso, aqui vai um pequeno guia para que você entenda um pouco mais sobre as siglas de sinal de internet:

Letra G: G, ou GPRS, é a forma mais básica de internet e com a taxa mais baixa de transmissão de rede. Se você estiver em um local com baixo sinal de rede, provavelmente será o tipo de conexão de dados móveis que você receberá, e, por isso, pode parecer que a internet não está funcionando.

Letra E: E, ou EDGE, é um pouco mais rápida do que a conexão G, transmitindo um pouco mais de dados quando usada.

Letra H: H, ou HSPA, é a conexão de dados móveis que pode atingir uma conexão alta. Quando acompanhada do símbolo de +, significa que é a internet de melhor qualidade disponível naquela área.

Estado do seu chip

De tempos em tempos é importante verificar o estado do seu chip. Por vezes, usamos o mesmo chip por um longo período de tempo, e é natural que desgastes ocorram. Além disso, há variados tipos de chip, e os celulares mais novos utilizam o micro.

É bem comum que quem necessite utilizar o chip emergencialmente ao trocar de aparelho tenha de cortá-lo para encaixá-lo no novo celular. Esse procedimento – desrecomendado – pode causar estragos ao componente, causando problemas nos dados móveis.

Em casos como esse, você deve procurar a operadora ou uma autorizada para realizar a troca e a ativação do novo chip.

Outras soluções para dados móveis que não funcionam

Se seus dados móveis não funcionam com nenhuma das medidas acima, é possível aplicar outras medidas para solucionar o problema.

Ative e desative o modo avião

O modo avião é uma solução importante para esse tipo de problema. Ative e desative-o para tentar solucionar seus dados móveis que não funcionam Em alguns casos, 10 segundos é o suficiente para resolver o caso, porém você pode deixá-lo por mais tempo, se desejar.

Verifique o limite de dados móveis

Em casos em que os dados móveis não funcionam no celular ou em outro dispositivo móvel, o  problema pode estar relacionado à falta de dados móveis.

É comum que, mesmo que a internet acabe, o ícone continue sinalizando que a internet está funcionando. Isso acaba se tornando uma situação frustrante, mas relativamente simples de se resolver. Para conferir se você ainda possui dados móveis, algumas operadoras disponibilizam aplicativos próprios que mostram o consumo do pacote, como o Minha Claro ou o Meu VIVO. Também é possível visualizar a informação no próprio smartphone ao acessar Configurações > Rede e Internet > Uso de Dados.

Ao acessar essa opção, você verá a quantidade de dados usados e disponíveis. Também é possível estimular um aviso de dados atingidos, para que você saiba o quanto consumiu. Em alguns casos, também é possível bloquear os dados quando o usuário estiver chegando próximo de limite de dados.

Se você já passou por situações em que precisa ter acesso aos dados móveis, mas atingiu o seu limite, talvez seja chegada a hora de assinar um plano controle ou de conferir os planos pré-pagos da sua operadora.

Nós preparamos alguns materiais com melhores planos de internet pré-pagos e Internet barata para o celular, pra te ajudar a não ficar a ver navios naquele momento importante.

Reiniciar o aparelho

O problema dos dados móveis pode estar relacionado a problemas no próprio aparelho. Nesse caso, reinicie-o para tentar solucionar o problema. Em outros casos, o encaixe do chip de celular pode estar com problema, e é sempre válido dar uma conferida para entender se está tudo em ordem com a parte física do smartphone.

Repense suas escolhas de planos

Se você não deseja ter uma dívida a mais, grandes empresas de telefonia como Claro e VIVO possuem pacotes completos de soluções. Televisão, internet e planos de celular em uma conta unificada, indo de encontro à realidade de cada cliente. Se ficou interessado, então dê uma olhada em nossos conteúdos sobre o assunto.

Se você tem família grande, vai adorar nosso post sobre melhores planos de celular para família, que aborda planos com as melhores vantagens para o ambiente familiar.

E, se você está procurando por aquele combo de internet, telefone e TV para sanar todos os seus problemas de uma vez só, no post Melhores combos de TV, internet e telefone, falamos um pouco mais sobre as diversas opções encontradas nas operadoras. Não deixe de conferir e descobrir o melhor plano para as suas necessidades!

 

Por fim, existem outros fatores que podem influenciar os dados móveis a não funcionarem. Fatores climáticos, por exemplo, desempenham um grande papel no funcionamento dos dados móveis e, infelizmente, fogem dos controles humanos.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!