É possível dizer que a Netflix praticamente dominou o mundo. Hoje são poucos os países sem acesso à plataforma que em 2019 ultrapassou o número de 160 milhões de usuários, sendo mais de 10 milhões de assinantes no Brasil. O serviço de streaming revolucionou a forma de assistir a filmes e séries online nos últimos anos. Entretanto, não se limitou a isso, e também vem oferecendo ao usuário um poderoso catálogo de títulos originais e exclusivos que cresce a cada ano. Listamos os melhores filmes originais Netflix 2019 para você conferir e montar a sua própria programação.
O que são os filmes originais Netflix
Quando abrimos a plataforma Netflix, a primeira coisa que vemos é o catálogo de filmes originais. Esses títulos, no entanto, não são produzidos pela marca. Diferentemente do que muita gente pensa, não existe uma produtora da empresa. A maioria dos filmes que entram para essa lista é feita por produtoras parceiras, por meio de encomenda, e distribuída pelo serviço de streaming de forma exclusiva.
Alguns deles são oferecidos por plataformas diferentes em alguns países, mas são exclusivos da Netflix em outros. Isso varia conforme o contrato firmado com diferentes produtoras.
Leia também: Melhores séries da Netflix em 2019
Melhores filmes originais Netflix 2019
Desde o começo da empresa, passando pela primeira tentativa de criar conteúdos originais, pela transição para o serviço de streaming e pelos contratos de parceria, a Netflix vive atualmente um dos seus momentos mais importantes. Isso inclui recordes de faturamento e uma extensa lista de filmes por encomenda, com conteúdos exclusivos oferecidos aos assinantes.
Veja alguns dos filmes originais Netflix 2019 que tiveram mais sucesso na plataforma.
Bird Box
Bird Box é o grande triunfo entre os conteúdos originais Netflix. O filme protagonizado por Sandra Bullock ultrapassou 80 milhões de visualizações e ficou no topo da lista.
O drama, também classificado como thriller, conta a história de uma mãe e seus dois filhos sobreviventes a um misterioso fato que causou o extermínio da raça humana. Para sobreviver, eles precisam enfrentar, vendados e totalmente às cegas, os seus piores medos.
O longa tem 2h de duração e gerou muitas discussões e divergências no meio cinematográfico.
Mistério no Mediterrâneo
O segundo título mais assistido pelos assinantes entre os filmes originais Netflix 2019 é Mistério no Mediterrâneo, com aproximadamente 70 milhões de visualizações.
A produção apostou na química entre os atores Adam Sandler e Jennifer Aniston, que foi sucesso em 2011 no filme Esposa de Mentirinha. Com 1h37, o filme se passa durante uma viagem de férias do casal para a Europa. Ele é um policial de Nova Iorque, ela, cabeleireira, e ambos acabam envolvidos na investigação de um crime que acontece a bordo de um iate.
O título é uma boa opção para quem gosta de filmes de mistério, porém oferece uma boa dose de comédia, especialidade comprovada dos protagonistas.
Bright
Este filme é mais uma prova de que a Netflix está apostando alto na sua lista de conteúdos exclusivos.
O filme é estrelado por Will Smith, que vive um policial designado a enfrentar um mundo fantástico, cheio de criaturas que não vivem exatamente em harmonia. No thriller de quase 2h, o protagonista vive em um presente alternativo, em que o planeta é habitado por seres como elfos, orcs e centauros.
O sucesso do título é garantido por bons toques de fantasia, efeitos especiais e talento, já que Will Smith dispensa apresentações.
Tall Girl
Tall Girl, que ganhou a tradução Crush à altura em português, é mais um título juvenil entre os filmes originais Netflix 2019.
Com 1h40, ele conta a história de uma adolescente que sempre detestou ser alta demais, até que ela decide superar o trauma e dar uma virada.
Ainda que atenda a um público bastante específico, na sua estreia o filme registrou mais de 41 milhões de visualizações em menos de um mês.
Operação Fronteira
Este é mais um longa-metragem, de 2h de duração, que está entre os melhores filmes originais Netflix 2019.
Estrelado por Ben Affleck, ele conta a história de cinco ex-militares que recebem a missão de enfrentar um conhecido chefe do tráfico de drogas em uma tríplice fronteira na América Latina. A grande sacada do filme fica por conta de acontecimentos inesperados que colocam à prova habilidades dos combatentes e a lealdade dos protagonistas.
O título é classificado como drama, porém oferece ao público, de quebra, bastante ação.
Cargo
Embora inicialmente pareça mais um filme de zumbis para integrar a lista de opções com esse tema, Cargo leva ao público uma boa história dramática sobre família, superação e amor.
O drama/thriller, que tem 1h40 de duração, mostra a história de um pai que busca formas de salvar a filha bebê em meio a um apocalipse zumbi em uma zona rural da Austrália. Com a promessa de contar uma história de terror, o enredo principal surpreende pela atuação dos atores e pela produção.
A fórmula agradou o público e colocou o título entre os mais assistidos da plataforma.
O Date Perfeito
Este é um daqueles filmes de romance adolescente que vai além do público mais óbvio e cai no gosto de quem busca assistir algo leve e descontraído.
É estrelado pelo queridinho dos filmes Netflix deste gênero, Noah Centineo. A comédia/romance conta a história de um adolescente que inventa uma maneira de juntar dinheiro para poder pagar a faculdade. Para isso, ele cria um aplicativo pelo qual pode ser contratado como namorado de aluguel em situações específicas.
Nesse contexto, ele acaba questionando quem realmente é e como encontrar um amor. A trama tem 1h30 de histórias bem extrovertidas.
De locadora aos filmes originais Netflix
Quem vê o sucesso atual da Netflix, talvez pense que a empresa foi uma startup dessas que crescem de maneira explosiva em um ou dois anos e dominam o mercado de forma surpreendente. Porém, a história da plataforma começou em 1997, há mais de 20 anos, como uma locadora virtual de DVDs nos Estados Unidos. O envio era feito pelo correio em um formato inovador de locação, inicialmente por um valor unitário e depois por meio de assinatura mensal. Esse último modelo inspirou a forma de cobrança feita até hoje pelo serviço.
Os dez primeiros anos da Netflix foram de pouco lucro, propostas negadas, quebra de sociedade e busca por soluções. O envio dos DVDs pelo correio gerava uma grande despesa, já que não era cobrado do usuário. Foi somente em 2007, após a Amazon lançar um serviço de conteúdo por streaming, que a Netflix anunciou que também iria oferecer o acesso imediato aos conteúdos, sem a necessidade de uma mídia física.
Inicialmente, o serviço tinha limite de horas assistidas conforme o valor da assinatura. Aos poucos foram surgindo serviços concorrentes, e os pacotes sendo ajustados para atrair o público, até chegar ao formato conhecido atualmente no mundo inteiro.
Parcerias e produções originais
Após firmar parceria com a Columbia e a Warner Brothers em 2001, e finalmente ajustar o serviço de conteúdo por streaming, a Netflix começou a apostar nessas associações com gigantes da indústria audiovisual para crescer.
Em 2008, fechou contrato com a Starz e, posteriormente, em 2010, com a Lions Gate, a MGM e a Paramount. O sucesso da estratégia foi confirmado quando da assinatura de contrato com a Fox, em 2012. No ano seguinte, a compra dos direitos de televisão da DreamWorks também impulsionou a marca. Nesse meio tempo, contratos como o da Fox foram quebrados, mas isso não abalou o crescimento exponencial do serviço.
A grande surpresa é que as produções de filmes originais Netflix nasceram antes disso tudo. Foi em 2006, quando a empresa fundou a marca Red Envelope Entertainment com uma equipe para criar e fazer a distribuição de produtos originais. Naquele momento, a marca ainda atuava com o DVD.
O projeto da produtora, porém, durou pouco mais de um ano – quando foram lançados cerca de 100 títulos, e ficou na geladeira. Segundo os fundadores, o motivo foi não gerar concorrência para as produtoras com quem buscava parcerias.
Leia mais: Se esse conteúdo foi do seu interesse, preparamos alguns outros que também podem ser. Sobretudo se você está buscando ao que assistir. Confira!
- 10 séries e filmes na Netflix para quem gosta de tecnologia
- Confira 10 séries para assistir no YouTube
- 12 séries antigas para maratonar
Gosta de ler conteúdos sobre tecnologia e entretenimento? Então, acompanhe o nosso blog!