Pular para o conteúdo

10 séries e filmes na Netflix para quem gosta de tecnologia

séries sobre tecnologia

Como ponto central, personagem ou pano de fundo, a tecnologia é um tema recorrente há muito tempo na produção cinematográfica. As discussões sobre o tema também abriram espaço para o surgimento de inúmeras séries sobre tecnologia. 

Desde o início da revolução digital acompanhamos um avanço acelerado de tecnologias com aplicações das mais diversas. Isso tudo oferece muito material seja para documentários sobre o que está sendo desenvolvido ao redor do mundo, seja para a ficção científica onde o potencial criativo de diretores e roteiristas muitas vezes encontra na realidade uma competição. 

Neste artigo separamos 10 filmes e séries sobre tecnologia, todas disponíveis na Netflix. Animação, série cyberpunk, documentário: confira abaixo nossas dicas! (Sem spoilers, claro).

Leia tambémSéries interativas: conheça o conteúdo interativo da Netflix

Séries sobre tecnologia

1- Black Mirror

Ano: 2011  
Nota no IMDB: 8.9
Número de temporadas: 5
Total de episódios: 22
Gêneros: Drama / Suspense / Ficção Científica 

https://www.youtube.com/watch?v=rnrCdi53G7A

Sim, vamos falar logo daquela que você provavelmente já viu. Afinal, não tem como escapar de Black Mirror quando se lista séries sobre tecnologia. Na realidade, a tecnologia aqui aparece muito mais como um elemento levado ao extremo para se falar de comportamento humano.

Sucesso de público e crítica, cada episódio da série conta uma história independente onde, em geral, a humanidade arca com as consequências de grandes inovações. Além disso, em 2018 a Netflix lançou um episódio especial em que explora uma inovação tecnológica. Em Black Mirror: Bandersnatch o espectador pode interferir na narrativa e escolher as ações dos personagens. O trailer do especial você vê acima e o nível real de controle sobre a história você confere assistindo o episódio. 

Leia também: Os melhores filmes originais Netflix 2019

2 – 3%

Ano: 2016
Nota no IMDB: 7.4
Número de temporadas: 3
Total de episódios: 26
Gêneros: Ação / Drama / Ficção Científica

Com direção de Pedro Aguilera, 3% é a primeira obra brasileira original da Netflix. A história acontece em um contexto distópico de extrema desigualdade, onde a sociedade está dividida entre Continente (parte pobre) e Maralto (parte rica e tecnológica). Ao completar 20 anos, os cidadãos do Continente têm a chance de chegar em Maralto. Entre eles, 3% são escolhidos.

A série é baseada num piloto independente publicado em 2011 no Youtube e foi inteiramente filmada no Brasil. Dessa forma, em 3% você vê uma perspectiva brasileira incomum em obras distópicas norte-americanas. Vale a pena dar uma chance. 

3 – Better Than Us

Ano: 2018 – 2019
Nota no IMDB: 7.4
Número de temporadas: 1
Total de episódios: 16
Gêneros: Drama / Ficção Científica – Cyberpunk

https://www.youtube.com/watch?v=Er3pGyLwesQ

A próxima indicação vem da Rússia. Se em 3% temos particularidades brasileiras, aqui você também vai encontrar uma obra de ficção científica que não cede a um modelo pronto do gênero.

A história é desenvolvida em torno de Arisa, uma robô que é adquirida por uma família disfuncional em 2029. Problemas familiares é um ponto central da série que perpassa a história de vários personagens. Além disso, Arisa é procurada por investigadores, terroristas e uma organização misteriosa. 

4 – Altered Carbon

Ano: 2018
Nota no IMDB: 8.1
Número de temporadas: 2
Total de episódios: 18
Gêneros: Ação / Drama / Ficção Científica

O cyberpunk foi a primeira aposta de lançamento original da Netflix em 2018. No mundo de Altered Carbon a consciência humana pode ser armazenada e transferida para outro corpo. Takeshi Kovacs é um prisioneiro que “reencarna” 250 anos depois para desvendar um assassinato e conseguir sua liberdade. Partindo do mistério principal, a série explora a deterioração social e psicológica dos seres humanos resultado do fim da mortalidade.

5 – Dark Net

Ano: 2017
Nota no IMDB: 7,1
Número de temporadas: 2
Total de episódios: 16
Gêneros: Documentário

Inteligência artificial, direito à privacidade, polarização política nas redes sociais, relacionamentos virtuais, moderação de conteúdo e pornografia de vingança. Esses são alguns dos temas abordados na série documental traduzida como Rede Sombria. O seriado aborda diferentes formas de introdução da tecnologia em nosso cotidiano, trazendo pontos positivos e negativos dessas mudanças.

Filmes sobre tecnologia

Enquanto alguns fazem maratona durante um fim de semana inteiro, o formato de seriado pode não agradar todos os usuários. Além das séries sobre tecnologia, veja também uma lista com 5 dos melhores filmes sobre o tema que estão no catálogo da Netflix.

1 – Eis os Delírios do Mundo Conectado

Ano: 2016
Nota no IMDB: 7,0
Duração: 1h38min
Diretor: Werner Herzog
Gêneros: Documentário 

A obra que, convenhamos, já cativa pelo nome, é a visão do alemão Werner Herzog sobre a evolução da internet. O documentarista divide o filme em 10 pequenos capítulos com subtemas específicos, levantando pontos positivos e os impactos bizarros que a invenção teve na sociedade contemporânea. O relato vai desde o nascimento da rede, em 1969, até a perspectiva do que será a internet no futuro.

2 – A Rede Social

Ano: 2010
Nota no IMDB: 7,7
Duração: 2h
Diretor: David Fincher
Gêneros: Biografia / Drama

“Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos”. A frase do pôster de divulgação de “A Rede Social” dá o tom irônico do drama biográfico de David Fincher. O envolvimento do Facebook em polêmicas não é de hoje. Desde a sua criação, a maior rede social do mundo foi palco e protagonista de diversos conflitos. O filme vencedor de três Oscar parte da ideia de contar a trajetória meteórica de Mark Zuckerberg, mas vai muito além disso.

3 – Privacidade Hackeada

Ano: 2019
Nota no IMDB: 7,0
Duração: 1h53min
Diretor: Karim Amer e Jehane Noujaim
Gêneros: Documentário

Após a eleição norte-americana de 2016, a empresa Cambridge Analytica tornou-se um exemplo do perigo que as redes sociais podem representar. Um escândalo revelou a venda de dados de usuários do Facebook para formulação de campanhas políticas direcionadas. “Privacidade Hackeada” faz uma análise detalhada do caso do ponto de vista de diferentes personagens envolvidos. Além disso, o documentário traz uma visão pouco otimista de como democracias não estão preparadas para o potencial destrutivo das redes sociais. 

4 – Gênio Indomável

Ano: 1997
Nota no IMDB: 8,3
Duração: 2h6min
Diretor: Gus Van Sant
Gêneros: Drama / Romance

“Gênio indomável” não é um filme propriamente sobre tecnologia. A obra conta a história de Will Hunting (Matt Damon), um zelador no Instituto de Tecnologia de Massachusetts que é também muito bom em matemática. Entretanto, ele precisa da ajuda do psicólogo Sean Maguire (Robbie Williams) para lidar com seu temperamento destrutivo. 

Mentes geniais e destruição possuem uma relação não muito distante. Quando a serviço da inovação, essas mentes deram origem à própria internet, por exemplo, que surgiu na Guerra Fria como tática militar. Dessa forma, o filme de Gus Van Sant pode oferecer perspectivas para refletir, também, sobre o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, se aclamação da crítica servir de argumento para você: a obra levou para casa duas estatuetas da Academia.

5 – Operação Big Hero

Ano: 2014
Nota no IMDB: 7,8
Duração: 1h42min
Diretor: Don Hall e Chris Williams
Gêneros: Animação / Ação / Aventura

Finalizamos a lista de indicações de filmes e séries sobre tecnologia com uma animação. Operação Big Hero conta a história dos irmãos Tadashi e Hiro Harada, habitantes da futurística junção de Tóquio com São Francisco: São Fransóquio. Hiro e o simpático robô  inflável Baymax, criação de seu irmão, lutam ao lado de amigos contra um vilão misterioso que roubou a tecnologia de Hiro. O filme tem referências e presta uma homenagem aos mangás japoneses.

E aí, gostou da lista de filmes e séries sobre tecnologia? Já conhecia alguns desses títulos? Fique de olho no Compara Plano para mais indicações como essa. Além disso, todo dia tem artigo novo sobre tecnologia, internet, direito do consumidor e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *