Pular para o conteúdo

Enjoei: conheça o marketplace de novos e usados

enjoei

O site Enjoei começou em 2009 como um despretensioso blog para vender roupas que estavam sem uso. A ideia se espalhou primeiro entre amigos e foi crescendo. E cresceu tanto que virou um dos maiores marketplaces de moda do país, com mais de oito milhões de usuários ativos.

A grande proporção que tomou o projeto, entretanto, não deixou para trás a ideia inicial de promover o consumo colaborativo e acessível a qualquer pessoa.

Se você tem uma roupa, um sapato, um acessório ou até um objeto guardado que não usa mais, pode ter a sua própria lojinha na plataforma e vendê-los. Como? Nesse artigo te explicamos o funcionamento do Enjoei e damos todas as dicas para aproveitar essa oportunidade de gerar uma renda extra e ainda fazer circular itens que estão parados no seu armário. Confira!

Leia mais: Loja no Instagram: como fazer a sua passo a passo 

Enjoei virou um fenômeno de venda colaborativa

Em abril de 2009 o Enjoei foi fundado como um blog que vendia roupas usadas dos seus criadores e amigos. Depois de alguns anos aumentando a demanda, os fundadores do blog resolveram aprender sobre comércio eletrônico e, em 2012, transformaram a plataforma em uma loja virtual.

Mais de 200 mil lojinhas

Foi tanto sucesso que em 2013 e 2014 a página recebeu aportes financeiros importantes de investidores que impulsionaram a ideia.

Em 2015 a página já contava com mais de 200 mil lojas internas, as chamadas lojinhas. Era gente de todos os lugares do país vendendo e comprando os mais diversos produtos usados e alguns novos.

Parceria com canal de televisão GNT

Mais um grande crescimento de usuários aconteceu em 2016, quando a empresa fechou contrato com o canal de televisão GNT.

Da parceria, nasceu a série chamada Desengaveta, apresentado pela atriz Fernanda Paes Leme.

Na ocasião o Enjoei também lançou a sua primeira campanha publicitária para a televisão e conquistou ainda mais visibilidade.

De itens de moda usados a objetos novos

Atualmente a plataforma está ainda mais ampla e tem um funcionamento parecido com o do Mercado Livre, maior site de e-commerce do Brasil.

Através dela é possível vender não somente roupas, sapatos e acessórios de moda, mas também móveis, eletrodomésticos e outros objetos. Não necessariamente os produtos são usados, pois é permitida a comercialização de itens novos.

Como funciona o Enjoei

Em uma explicação básica, o Enjoei intermedeia a relação entre comprador e anunciante. Para isso, o vendedor paga uma comissão de 20% do valor da compra referente ao serviço e à taxa administrativa. Os valores em venda podem ser revertidos em créditos ou em depósitos diretos em conta bancária, conforme optar o usuário.

Regras para vender na plataforma

O Enjoei ganhou muita credibilidade entre o público, e uma das maneiras com que conquistou isso foi mantendo a seriedade do serviço.

Por isso, para ter a sua lojinha no site e poder vender seus produtos, é necessário cumprir uma série de regras simples, mas importantes.

Veja quais são e evite que seus anúncios sejam reprovados ou tirados do ar.

  • Somente anunciar produtos disponíveis à pronta entrega
  • Não anunciar
    • Produtos feitos de pele de animais silvestres
    • Réplicas (falsificações)
  • Não usar fotos
    • De outros vendedores ou retiradas da internet
    • Com montagens ou marcas d’água
  • É proibido
    • Divulgar dados pessoais
    • Utilizar palavras de baixo calão ou com sentido dúbio

Leia tambémMelhores sites para compras online do Brasil

Enjuapp o aplicativo Enjoei

A marca Enjoei vem investindo pesado na versão mobile, e todas os recursos da loja virtual podem ser facilmente usados por meio do celular ou tablet. Para isso, basta baixar o aplicativo da plataforma, o Enjuapp, e cadastrar-se ou fazer o login.

Desde o princípio, a marca usa uma linguagem descontraída, leve e informal. O foco é atrair um público jovem e conectado. A interface tanto do site quanto do app é colorida e simples de usar, deixando a experiência do usuário dinâmica e divertida.

Como criar uma lojinha pelo aplicativo

A usabilidade do app Enjoei é bastante prática. Para começar, você deve baixar e instalar o aplicativo que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Em seguida, é necessário criar um cadastro simples, seguindo os passos que irão pedir seus dados mais importantes.

Publicando um anúncio no Enjoei

Depois de realizar o login, para começar adicionar produtos, basta selecionar o ícone de câmera na página inicial e mais uma vez selecionar uma das câmeras. Você pode optar entre tirar fotos com a câmera do seu celular no momento ou selecionar uma imagem salva na galeria.

Assim que selecionar a primeira imagem, então, você terá a opção de recortá-la e fazer pequenas edições. Na sequência, poderá repetir o procedimento para adicionar mais fotos a um anúncio. Quando tiver terminado de agregar fotos, basta selecionar Estou pronto! Vamos à próxima etapa.

Para colocar o item à venda, selecione a categoria e depois a subcategoria em que ele está enquadrado. Isso irá facilitar a localização do produto pelos consumidores.

Em seguida, você deverá preencher a descrição do produto, título do anúncio, mais detalhes do item, preço e tipo de frete (somente para entrega pessoalmente, gratuito ou por peso). Então, deverá confirmar clicando em Enviar produto.

Após o envio do anúncio, a página terá 72 horas para confirmar suas aprovação e publicação.

Faça bons anúncios

Embora a plataforma tenha muita credibilidade, o seu anúncio é muito importante para efetivar uma venda. Isso, porque o site tem milhões de lojinhas e opções de itens. Sendo assim, é importante estar atento a alguns detalhes quando for colocar seus produtos na página.

As fotos estão entre os pontos mais importantes do seu anúncio. É por meio delas que o cliente terá ideia de como é o produto, principalmente se ele for usado. Por isso, não poupe esforços para colocar o máximo possível de imagens com boa qualidade.

A descrição da peça também é fundamental, e com quanto mais detalhes você a descrever, mais seguro o comprador estará sobre as condições do item. Também deixe claros o preço e o tipo de frete.

Como acessar a sua lojinha

Na página da sua lojinha estarão todos os produtos anunciados por você, assim como suas informações. No canto superior direto estará o acesso ao seu perfil, pelo qual será possível gerenciar seus produtos e vendas.

Leia mais: Como funciona o marketplace do Facebook?

Enjoei Pro

Um novo serviço que foi lançado recentemente pelo site de e-commerce é o Enjoei Pro. A proposta é a de que a empresa, basicamente, cuidará da sua lojinha por você.

Para isso, é necessário separar pelo menos dez peças que serão colocadas à venda e solicitar a coleta particular.

Triagem, preços e publicação

Quando a empresa estiver com as suas peças, fará a triagem, p cadastro com fotos e a sugestão de preços. Então, os itens ficarão armazenados na sede da Enjoei para envio ao comprador quando o item for vendido.

Quando todo o processo de triagem é finalizado, você é notificado por email e tem até 72 horas para validar o cadastro e, inclusive, alterar preços se achar necessário.

A sugestão de valores é feita pela equipe do serviço com base no estado da peça, na marca e na categoria.

Comissão

Todo esse trabalho que a empresa faz por você, obviamente, não sairia de graça. O Enjoei cobra comissão de 50%  pelo serviço Pro, sendo 20% da plataforma mais 30% do recurso adicional. Ainda é preciso considerar o desconto da taxa de anúncio no valor final da venda.

Por enquanto, o Enjoei Pro está disponível somente para a cidade de São Paulo e para produtos de moda feminina adulta, caso você tenha se interessado.

Se você está pensando em vender pela plataforma do Enjoei, apesar de o custo ser um pouco alto (sobretudo se comparado ao das principais concorrentes, entre elas o Mercado Livre), saiba que a visibilidade dos itens é bastante grande.

Assim, há grandes chances de você se dar bem naquela intenção de revitalizar o guarda-roupas.

Leia mais: Apps de carona: conheça todos e economize combustível

Acompanhe todas as novidades e curiosidades do mundo da tecnologia através do conteúdo exclusivo do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *