Pular para o conteúdo

Apps de carona: conheça todos e economize combustível

Você já parou para pensar que conseguimos aplicativos para quase todos os problemas que temos no dia a dia? Seja para ver o horário do ônibus, comprar uma passagem, ajudar na dieta ou lembrar de tomar água, sempre há algum. Com o trânsito das grandes cidades não é diferente, e muitos deles ajudam a evitar as áreas mais congestionadas e, inclusive, a conseguir transporte mais fácil e barato. Por isso, você vai conhecer agora apps de carona. 

Existem vários aplicativos que te ajudam na hora de pegar uma carona. E, agora, você vai conhecer todos eles. Confira!

Apps de carona

Uber

O Uber é com certeza um dos apps de carona mais conhecidos. Foi a partir dele que começamos a usar mais carros por aplicativos, o que mudou totalmente nossa rotina com táxis e ônibus.

A diferença desse é que as “caronas” são particulares, já que só vai você no carro, à exceção do Uber Pool. O Uber conseguiu beneficiar os usuários com corridas mais baratas e acessíveis, e, os motoristas com outro modo de trabalhar e se sustentar.

Ele ajuda as pessoas que estão atrasadas ou que estão em locais por onde não passam ônibus. Além disso, existe o Uber Pool em algumas cidades, que é o modo em que você divide o carro com mais pessoas que estão indo para a mesma região. Isso ajuda o meio ambiente e barateia ainda mais a sua locomoção.

O aplicativo é conhecido mundialmente, e você pode utilizá-lo em várias localidades. Está disponível de forma gratuita tanto para iOS quanto para Android.

Recentemente, motoristas de aplicativos – como o Uber – passaram a entrar no Programa de Microempreendedor Individual (MEI). Essa modalidade foi criada em 2009 e, por meio dela, o trabalhador sai da informalidade e recebe oportunidades e direitos como emissão de nota fiscal, recolhimento de tributos, suporte do SEBRAE, empréstimos e aposentadoria.

Além de motorista do Uber, se encaixam nessa categoria cabeleireiros, açougueiros, entregadores, mototaxistas, consultores empresariais de diversos setores, modelos fotográficos e humoristas. Eles devem pagar um registro mensal que varia de R$49 a R$55, dependendo do ramo.

E, claro, o profissional é obrigado a realizar a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN SIMEI). Além da emissão de notas fiscais e registros contábeis. Caso tenha funcionários, deve entrar na contabilidade o salário desse.

Leia mais: Uber Comfort: conheça a nova categoria premium da Uber

99

O aplicativo 99 é muito parecido com o Uber. Também oferece serviços de carros via mobile, e agora também tem a opção de caronas (que é dividir o carro com outras pessoas que estão indo para a mesma região). Esse serviço do 99 Pop se assemelha aos demais, com a diferença de que suas corridas podem ser ainda mais baratas que as do Uber.

O 99 também entrou no no Programa de Microempreendedor Individual, recebendo direitos como outros trabalhadores.

Você pode baixá-lo para qualquer smartphone, seja Android ou iOS.

BlaBlaCar

O BlablaCar é um dos apps de carona mais utilizados do momento. Chegou ao Brasil em 2015 e só vem ampliando seus serviços e usuários pelo país. Tem uma interface simples e bem intuitiva, então não será um problema você conseguir aquela carona desejada.

O primeiro passo é se cadastrar no aplicativo. Sua diferença para com o Uber e o 99 é que o aplicativo não oferece um motorista particular. Os condutores são pessoas físicas, como você. Ao entrar no app, você – motorista – deve colocar o ponto de que vai sair e o lugar para o qual está indo, além do horário em que pretende fazer essa corrida e o número de vagas disponíveis no carro. Você ainda pode colocar coisas mais específicas, como se aceita fumantes, animais de estimação, ou músicas que gosta de ouvir no carro. O aplicativo também oferece a opção “só para elas”, em que mulheres são motoristas, ofertando caronas apenas para outras mulheres.

O aplicativo permite o cadastro de documentos, para você comprovar quem é você e que tem permissão para conduzir um carro. Apesar de essa opção não ser obrigatória, faz com que mais pessoas aceitem corridas, pela segurança das informações.

Para quem está buscando as caronas, também é necessário preencher algumas informações básicas. Então, tanto o passageiro quanto o motorista podem selecionar as opções. O aplicativo mostrará apenas pessoas que estão indo para o mesmo ponto que você – ou que passem perto – e no horário em que você selecionou. Então, escolhendo o motorista, vocês combinam um local para se encontrar e pé na estrada.

Valor

Ao final, será cobrado um valor bem baixo – já que o carro é dividido por mais pessoas. E, ainda, você pode fazer avaliações para o motorista. As corridas do BlaBlaCar podem ser tanto dentro da sua cidade quanto para outros municípios ou estados diferentes. 

Então, seja para ir ao trabalho, à universidade ou à cidade de parentes, você pode usar o BlaBlaCar com segurança. Ele está disponível para iOS e Android.

Leia mais: UBus o sistema de transporte sob demanda

Cabify

Esse é outro dos apps de carona parecido com o Uber e o 99. Ele também oferece motoristas particulares que fazem seu transporte por um valor mais baixo que um táxi convencional. Como o Cabify se juntou com o Easy Táxi, dentro do aplicativo você verá a comparação do preço dele com o dos táxis.

Ele também entra na lei de Microempreendedor Individual. E, pode ser baixado gratuitamente pelo Android e iOS.

Waze Carpool

Esse aplicativo já é bem conhecido atualmente. Por ser um guia com GPS, sempre que estamos perdidos ou precisamos achar um endereço, o Waze está ali para nos ajudar. Porém, agora existe o Waze Carpool, que é um dos apps de carona mais utilizados pelos trabalhadores.

Ele vem com a proposta de otimizarmos o trânsito, tendo menos carros com apenas uma pessoa dentro. Então, se você trabalha num conjunto de prédios comerciais, pode começar a oferecer carona para as pessoas que passam pelo seu caminho todo dia. Além disso, pode ganhar um dinheirinho com isso (mas o valor é menor e simbólico).

Com o Waze Carpool você – sendo tanto o motorista quanto o passageiro – deve fazer um cadastro com dados pessoais, além de pontos de partida e destino e o horário em que gostaria de carona. Você pode programar caronas, deixando já fixos a hora e local em que você pode rodar. Assim, não precisará entrar todo dia no aplicativo para configurar essas informações.

Você pode baixar o aplicativo para iOS e Android.

Zumpy

O Zumpy é muito parecido com o Waze Carpool e o Uber Juntos (ou o Pool). Funciona quase do mesmo jeito, porém a diferença é que ele está mais próximo do Uber porque o motorista é do próprio aplicativo. Você seleciona o caminho e o horário em que precisa se locomover, e o app irá buscar mais 3 pessoas com trajetos parecidos. Então, conectará vocês a um motorista. 

O preço do serviço é muito menor que o do Uber convencional. E, com ele, as mulheres podem escolher corridas apenas com outras mulheres, criando um ambiente mais seguro. Além disso, há filtros no Zumpy para que você selecione apenas amigos do Facebook para participar da corrida. Assim, você evita pegar carona com estranhos.

Você pode baixá-lo para iOS e Android ou pode acessá-lo diretamente pelo computador.

Wunder

O grande diferencial deste para os outros apps de carona é que ele funciona apenas no Rio de Janeiro e em localidades dos Estados Unidos. Então, se você irá fazer uma viagem para esses lugares, o Wunder pode te ajudar. E, ainda, está disponível para baixar tanto no iOS quanto no Android. 

Com o Wunder, também é necessário colocar o trajeto e horário em que você quer a carona. Mas, seu diferencial para os outros aplicativos é que aqui o motorista coloca o valor por quilômetro rodado. De qualquer forma, o intuito é que as corridas sejam baratas, para valer a pena pegar a carona. Até porque, se você está dividindo os custos com mais pessoas, é porque quer economizar. 

 

Com esses apps de carona, você estará tanto economizando em passagens de ônibus quanto ajudando o meio ambiente. É preciso lembrar que, para quase todas as opções acima, são menos carros com apenas uma pessoa andando pelas ruas. Além disso, de quebra uma boa notícia: quase todos tendem a serem mais baratos do que o transporte público.

E, já que você está buscando economia, quem sabe não quer conhecer aplicativos para comparar o preço da gasolina? Sim, nós te ajudamos a economizar por todos os lados! 😀

Continue acompanhando o blog Compara Plano para ler mais dicas relacionadas ao mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *