Pular para o conteúdo

Confira dicas de aplicativos para comparar o preço da gasolina

aplicativos preço da gasolina

O preço da gasolina oscila com frequência. Nos últimos anos aumentou consideravelmente. Mas, você não precisa rodar a cidade atrás de um posto que venda por um preço aceitável ou mais em conta. Vamos te mostrar quais aplicativos de preço da gasolina você pode usar do conforto da sua casa para localizar os pontos que tenham combustível e seus valores.

Preço da gasolina

Antes de mais nada, você sabe como é composto o preço da gasolina? Para entender como funciona é importante entender de que forma ele é calculado e quais os fatores que influenciam esta conta.

O preço da gasolina é composto da seguinte forma: 13% é o custo de etanol – já que por lei a gasolina deve ter 27% de etanol -; 12% compõe o lucro dos distribuidores; 46% corresponde aos tributos estaduais e federais (em alguns Estados essa porcentagem chega a 50%); e 29% é parte dos processos da Petrobras.

Sendo assim, as oscilações podem variar de acordo com os impostos arrecadados pelo governo ou pela Petrobras. Também podem vir de diferenças do mercado internacional. Já que quanto menos têm, mais caro fica. O que podemos tirar disso, é sempre pesquisar em um posto confiável, onde venda um combustível mais em conta.

Leia também: 9 aplicativos gratuitos para gerenciamento de gastos

Etanol ou gasolina?

Para carros flex há muitas dúvidas sobre os preços dos combustíveis na hora de abastecer. Qual tipo vale mais a pena? O álcool (etanol) é mais vantajoso se estiver 70% do preço da gasolina. Para fazer este cálculo, você pode dividir o preço do litro do etanol pelo litro da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o etanol está compensando mais.

Algumas pesquisas atuais dizem que essa fórmula pode variar de 70% a 75%, dependendo do modelo do carro. Mas, para sempre ter a certeza de qual combustível vale mais a pena, faça a divisão dos litros por quilômetro rodado.

Alguns carros já têm esse contador no painel. Se este não é o caso do seu, para chegar a este valor basta dividir a distância percorrida pela quantidade consumida. Se a conta com a gasolina der o menor número, ela compensa mais. Mas, isso pode variar de carro para carro, dependendo da potência e ano de cada um.

Aplicativos de preço da gasolina

Com o avanço das tecnologias móveis, já era de se esperar que fossem criar um aplicativo para comparar o preço da gasolina em diversos postos. E, tudo isso, apenas com o celular. A seguir apresentamos alguns e mostramos como funcionam:

Waze

O Waze já é bem conhecido no Brasil. Ele ajuda na localização e percurso até um determinado local que você queira ir. Tem opções de procurar por bancos, farmácias, hospitais e estacionamentos perto. Até mostra o tempo médio de espera num congestionamento, radares e buracos na via.

Mas, também tem a opção de localizar por postos de combustíveis. Assim que você coloca um percurso, clique na seta para baixo azul e depois em “adicione uma parada”. Toque no ícone de bomba de combustível e você verá uma lista com vários locais.

É possível verificar o preço de cada lugar. Ele mostra se há gasolina – caso não tenha, não mostrará o preço – e quando essa lista foi atualizada.

Você também pode escrever se o preço mudou, podendo ajudar outras pessoas que buscam pelo aplicativo. Basta clicar na seta laranja, no canto inferior direito, e ir em “preços”. Ache o posto e escreva os novos valores.

Leia também: Dicas de aplicativos para economizar no supermercado

Gazo

Esse aplicativo funciona tanto para Android, quanto iOS. Ele mostra quais são as bombas de gasolina mais próximos e os preços. Além disso, informa se o local tem lava-rápido e o horário de funcionamento. Você pode salvar seus favoritos e atualizar os valores dos combustíveis. Fazendo isso, você junta pontos que podem ser trocados por descontos nos postos cadastrados.

Gasnol

Disponível apenas para Android, mostra com um mapa dos postos mais perto do usuário. Ele funciona como uma calculadora, para ver qual é mais vantajoso conforme o preço. O Gasnol mostra todos os cálculos envolvidos nessas contas para que você saiba qual será mais econômico.

Fuelzee

Apenas para iPhone, esse aplicativo ajuda a economizar no combustível. Mostra todos os preços num raio de 50 km do usuário.

Octano

Disponibiliza uma lista com todos os postos perto, seus preços e as opções de combustíveis disponíveis em cada local. Isso ajuda quem tem GNV, pois, não são todos lugares que vendem.

Combustíveis ou Preço dos Combustíveis

Exibe a comparação dos preços nos lugares mais próximos da sua localização. Além de mostrar separadamente por categoria, como gasolina, etanol e diesel. Para iOS o nome é “Combustíveis” e no Android você achará por “Preço dos Combustíveis”.

Olho na bomba

É um projeto do Ministério Público do Estado de Goiás com a Universidade Federal de Goiás. Ele traz funcionalidades como localização dos postos, melhores trajetos e preços. Por enquanto, ele funciona apenas nesse Estado, e tem atualizações pelos próprios postos de gasolina.

Carango

Esse é um dos aplicativos de preço da gasolina que ajuda em todas as funções do seu automóvel, desde consumo de óleo, verificação dos pneus, manutenção, impostos, seguros, limpeza, estacionamentos, pedágios e até multas. Com todas essas informações, o aplicativo te ajuda a economizar com essas despesas, indicando calibrações, etc. Apenas Android consegue baixá-lo.

EconoFlex

Pode ser utilizado em Android e iPhone. Tem a função de verificar se o custo-benefício do etanol e da gasolina, dizendo qual está valendo a pena. Mostra até qual valor de álcool que compensa abastecer.

Site para pesquisar preço da gasolina

Existe um site, Preço dos Combustíveis, que mostra no mapa os postos perto de você, além dos preços e disponibilidades de cada tipo de combustível. Se o valor aparece zerado, significa que esse está indisponível. É atualizado semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

Há também aplicativos que podem te ajudar com os custos da carona, dividindo o valor da gasolina pelos viajantes. Outros, podem te ajudar a calcular quanto você gastaria, em reais, colocando determinado tipo de combustível.

Com esses aplicativos de preço da gasolina, você pode prevenir de ir até um posto e não ter o tipo de combustível que você usa. Com a internet, fica mais fácil realizar contas para saber o melhor custo-benefício, verificar comentários de outros usuários em relação a um determinado posto – assim, você pode ver outras opiniões sobre a qualidade da gasolina do local -, e onde tem o etanol mais barato, por exemplo.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossas publicações no blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *