BlaBlaCar: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar na BlaBlaCar? Trata-se de uma plataforma de caronas a longa distância que facilita o contato entre motoristas e passageiros. O serviço funciona por site ou por um aplicativo disponível para Android (Play Store) e iOS (App Store). Por meio da BlaBlaCar você pode compartilhar os custos da viagem e pagar mais barato no trajeto ou, se for motorista, economizar combustível.

A ideia surgiu de uma startup francesa, criada em 2006. Desde então, a plataforma vem fazendo cada vez mais sucesso e aumentando seu número de usuários e rotas. Apenas no Brasil, já são mais de 5 milhões de usuários. Nós somos o terceiro maior mercado do aplicativo.

Neste artigo vamos explicar como usar a BlaBlaCar, esclarecer as dúvidas mais frequentes e contar mais sobre os planos futuros da maior empresa do mundo no segmento de caronas.

Leia mais: Uber Comfort: conheça a nova categoria premium da Uber

Como usar a BlaBlaCar

blablacar

Como mencionado, a plataforma funciona pelo aplicativo e também pelo site. Eles possuem uma mecânica bem similar. Primeiramente, você deve logar com a sua conta do Facebook ou fazer um cadastro por e-mail. Após criar sua conta e acessar a BlaBlaCar, clique em “procurar” para buscar uma carona. Digite o endereço de partida e chegada, assim como a hora e data que você deseja viajar.

Dica: preencha o endereço detalhadamente, assim você verá todas as caronas que saem da cidade e a proximidade do seu local.

Será exibida uma lista de condutores que estão disponíveis para fazer o trajeto. Você verá nome e foto do motorista, valor a ser pago, horário de saída e previsão de chegada. Além disso, um símbolo de proximidade avisa o quanto você terá que se deslocar até o local de partida. Ícone verde significa caronas mais próximas.

Ao clicar em uma das opções você verá mais detalhes daquela carona, como o endereço exato de saída, por exemplo. É possível verificar as preferências do motorista como transporte de animais, forma de pagamento e outras especificações. Você também pode ver quem já está com lugar reservado, qual o modelo e cor do veículo e quais as avaliações e nota do condutor, além de entrar em contato com o motorista para combinar algo ou tirar dúvidas. 

Dica 2: Alguns motoristas deixam o banco do meio livre para maior conforto dos passageiros. Procure pelo ícone “2 pessoas no banco de trás” para uma viagem com mais espaço e tranquilidade.

Depois basta clicar em continuar, verificar as informações e reservar sua carona. Alguns motoristas deixam a opção “confirmação automática” ligada, outros preferem analisar o perfil de quem solicita antes de aceitar. Fique atento à confirmação da sua carona, o app enviará uma notificação e um e-mail avisando.

Leia também: Plano de celular para Uber: saiba como escolher

Sou motorista: como oferecer uma carona pela BlaBlaCar?

blablacar

Você costuma viajar com espaço sobrando no carro? Oferecer carona pode ser uma boa maneira de conhecer novas pessoas e economizar com combustível – principalmente se você realiza um longo trajeto com frequência. Além disso, compartilhar o espaço é uma maneira mais sustentável de viajar, ajudando a diminuir a emissão de CO2. 

No aplicativo, basta clicar em “oferecer carona” e preencher os endereços de partida e chegada. Logo após, você irá definir algumas opções de viagem como data e hora, quantidade de lugares, locais de parada e aprovação instantânea. A BlaBlaCar sugere um valor a ser cobrado de cada passageiro com base na distância e combustível gasto. Você pode ajustar esse valor caso não concorde, no entanto, existe um valor máximo e mínimo para o trajeto. Isso porque a ideia da plataforma é funcionar como um serviço para compensação de gastos e não geração de lucro.

Dica 3: lembre-se de atualizar o seu perfil o máximo possível. Cadastre o seu veículo, adicione preferências, minibiografia e defina uma foto de perfil. Dessa forma, outros usuários podem se sentir mais seguros ao reservar uma carona com você. Além disso, essas medidas também servem para caroneiros transmitirem segurança a condutores na hora de aprovar uma solicitação.

Leia também: Conheça o UBus o sistema de transporte sob demanda

Dúvidas frequentes

blablacar

Ainda que a carona seja um hábito antigo no Brasil e mesmo com a popularidade crescente do aplicativo, algumas dúvidas costumam surgir quanto ao uso da BlaBlaCar. Principalmente sobre segurança. O site da empresa reúne uma seção com perguntas e respostas, mas nós do Compara Plano separamos as principais para você. Confira abaixo.

É seguro viajar de BlaBlaCar?

blablacar

 

O aplicativo funciona com sistema de avaliações. Ao final de uma viagem, condutores e passageiros atribuem notas de 1 a 5 uns aos outros. Além disso, um breve comentário de no mínimo 30 caracteres é solicitado. Se ambos preencherem a avaliação ela é computada e registrada no perfil de cada um. Os usuários criam uma reputação na medida em que realizam mais viagens compartilhadas. Sendo assim, preste atenção nos relatos anteriores das caronas que um motorista ofereceu ou que um passageiro usufruiu. 

Segundo o site da plataforma, “a comunidade da BlaBlaCar é baseada na confiança. Para ajudar a construir uma comunidade confiável e verdadeira, pedimos aos membros que confirmem algumas informações do perfil”. Ou seja, opte por passageiros ou condutores que possuam informações verificáveis no perfil. De preferência, usuários com documentação verificada. 

Vale a pena? Não é melhor pegar um ônibus?blablacar

Os valores sugeridos pela BlaBlaCar são um rateio do combustível entre os passageiros. Eles costumam compensar em relação às passagens de ônibus. Você pode saber se um motorista está oferecendo uma viagem com um valor acima ou abaixo do sugerido pelo aplicativo de acordo com a cor em que o valor é mostrado. Preços verdes significam que o motorista está cobrando menos e, laranja, que o condutor reajustou para cima.

Além disso, considere sempre o seu deslocamento. O que compensa mais? O caminho até a rodoviária ou até o ponto da carona? Pense na chegada também e quem chegará mais perto do seu destino. 

Dica 4: planeje com antecedência a sua viagem de BlaBlaCar para não ficar na mão. Verifique a disponibilidade de motoristas com alguns dias de antecedência e deixe a carona reservada. Também é possível ligar um alerta, caso ainda não haja ofertas. Assim o aplicativo irá avisá-lo quando surgir uma nova carona para o seu trajeto. 

Vou viajar com gente chata?

blablacar

Companhias com personalidades parecidas deixam qualquer viagem mais agradável. Por isso, pegar carona com alguém que você não conhece pode despertar um certo receio. Ainda mais se a viagem for longa. No entanto, a BlaBlaCar disponibiliza as preferência no perfil justamente para simplificar esse processo.

Nas configurações do perfil você pode editar suas preferências quanto a vontade de conversar, tolerância a fumantes, disposição em ouvir música e tolerância a animais. Sendo assim, fica mais fácil evitar tagarelas ou encontrar parceria para bater papo durante o caminho todo.

Além disso, o próprio aplicativo dá algumas dicas de boas condutas em seu site. Enquanto condutor, procure chegar no horário, manter o foco na estrada e deixar seus passageiros em locais combinados previamente. Busque também não lotar o carro, principalmente se houver muita bagagem.

Para passageiros, a orientação principal é respeitar as preferências do condutor do veículo. Evite também cancelar caronas em cima da hora ou tentar renegociar o valor do trajeto.

Planos para o Brasil

A BlaBlaCar quer triplicar o uso do aplicativo no Brasil até 2022. De acordo com informações da Reuters, a empresa já está em 22 países e cresceu 315% por aqui desde o início de 2018. Segundo o diretor financeiro, Julien Lafouge, das 40 mil rotas brasileiras cadastradas no app, cerca de 20 mil são entre cidades que não possuem conexão por nenhum outro tipo de transporte. 

Em um comunicado, Lafouge afirmou que “em um país de dimensões continentais, que depende do modal rodoviário para deslocamento de pessoas e com uma das maiores frotas de veículos do mundo, é fundamental trabalharmos para ocupar o máximo de assentos disponíveis”

Além disso, o próximo passo da empresa será ampliar os serviços para assentos vazios em ônibus. Em resumo, a ideia é fazer parcerias com companhias para oferecer assentos pelo aplicativo, ficando com uma comissão da venda.

E aí, entendeu como funciona a BlaBlaCar? Fique de olho no blog do Compara Plano e aprenda a usar outros aplicativos. Tem artigo sobre tecnologia todos os dias! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat