Pular para o conteúdo

Como funciona o Uber para passageiros e motoristas

como funciona o uber

Com certeza você já ouviu falar do Uber por aí. Trata-se de uma multinacional americana fundada em 2009, que tem um aplicativo de transporte privado e coloca passageiros em contato com motoristas mais próximos da sua localização. Quer aprender como funciona o Uber?

Confira as dicas do aplicativo (disponível para Android e iOS) que surgiu para concorrer com o serviço de táxi, com valores menores e possibilidade de pagamento com cartão de crédito.

Solicitar um motorista pelo aplicativo é bem simples e você também pode ser motorista se quiser trabalhar com horários flexíveis sem burocracia.

Leia também: ifood, Ubber Eats ou Rappi: qual o melhor aplicativo para entrega de comida?

Como funciona o Uber

Presente em mais de 700 cidades no mundo e 60 países, o aplicativo Uber é relativamente novo no Brasil. O aplicativo está presente no país desde 2014 e já tem mais de 22 milhões de usuários e cerca 600 mil motoristas parceiros.

Antes de baixar o aplicativo, você precisa saber se sua região já tem o serviço de Uber disponível. Para isso, acesse o site e procure pela sua cidade para começar a usar.

É seu primeiro acesso? Sem problemas, você vai aprender passo a passo como funciona o Uber no aplicativo, como começar e como aproveitá-lo da melhor maneira.

O primeiro passo é fazer o download do Uber através do Google Play para Android ou na Apple Store para iOS. Você também consegue usar o aplicativo no seu computador.

Leia também: Conheça o uBus: sistema de transporte sob demanda

Como me cadastrar no Uber

Passageiro

Com o aplicativo instalado no seu celular, agora é hora de se cadastrar. Para isso, você precisará de um e-mail válido e do número do seu telefone. Preencha o cadastro com seus dados e crie uma senha de acesso ao aplicativo.

Assim que o cadastro for concluído, o número do seu celular será confirmado por uma mensagem de texto.

Você pode cadastrar seu cartão de crédito para que as cobranças sejam realizadas automaticamente. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o pagamento ao finalizar uma viagem, basta chegar ao destino e desembarcar com segurança. Vale lembrar que o cadastro de cartão de crédito é opcional, pois também é possível pagar em dinheiro.

Você vai precisar confirmar o endereço de e-mail, que é o principal canal de comunicação do aplicativo com você. Depois disso, será possível fazer a primeira viagem.

A Uber passou a usar dados da Serasa Experian para verificar dados de novos usuários que optam por não cadastrar um cartão de crédito. A medida foi aplicada para garantir veracidade dos dados e da identidade do passageiro.

Motorista

Se você é motorista e quer ser um parceiro da empresa Uber, continue lendo o texto e saiba como funciona o Uber, desde o seu cadastro até a primeira corrida.

O primeiro requisito para ser motorista, é fazer uma verificação de segurança junto à empresa. Para isso, você vai precisar enviar alguns documentos e informações, como sua carteira de habilitação, foto do perfil e certificado de registro de licenciamento de veículo (CRLV).

Todo o cadastro é feito pelo aplicativo, não sendo necessário o envio de nenhum documento físico. Você só precisa fotografar os documentos e enviar pelo aplicativo. De acordo com a Uber, pode ser necessário uma inspeção do seu veículo, dependendo da sua localização, e é necessário cumprir com alguns requisitos.

Para se inscrever você pode usar o aplicativo da Uber, acessar o menu e clicar em Ganhe dinheiro dirigindo e seguir as instruções. Ou você pode baixar o aplicativo de parceiro ou ainda acessar partners.uber.com. Seus documentos serão analisados e assim que forem aprovados, entre um e cinco dias, você vai receber todas as informações sobre como funciona o Uber para motoristas. Para começar a fazer corridas, é só ficar online no aplicativo.

Leia também: Plano de celular para Uber, saiba qual escolher

Como fazer uma corrida

Passageiro

Para solicitar uma viagem você deve abrir o aplicativo e escolher o seu destino na caixa “Para onde?”. Clique em Confirmar local de partida ou selecione no mapa o local mais próximo da sua localização de embarque.

Você vai ver os tipos de viagem disponíveis na sua cidade e o preço de cada uma delas para escolher. As viagens podem ser: UberX, Uber Select, Uber Juntos, Uber Black, UberX Vip e Uber Bag. Confirme o seu ponto de partida e aguarde o aplicativo encontrar um motorista.

Quando um dos motoristas aceitar a sua corrida, você verá a localização dele, a previsão de chegada, foto de perfil, placa e modelo do carro na tela do seu celular.

Se você precisar ir em mais de um lugar nesse trajeto, você poderá adicionar mais de uma parada antes de pedir o Uber clicando no sinal de “+” ao lado do endereço de destino. Também é possível fazer isso depois que o motorista aceitou a corrida. Para isso, toque na viagem e clique em “Adicionar parada”. Além disso, o valor de uma viagem pode ser dividido com um amigo.

Já que você aprendeu como funciona o Uber para pedir uma viagem, que tal começar a usar o aplicativo ainda hoje?

Motorista

Para receber uma solicitação de corrida como o motorista, você precisa estar disponível no seu carro, abrir o aplicativo de parceiro e selecionar “Iniciar” para ficar online e ser notificado de solicitações dos passageiros. Ao ficar ativo no aplicativo você encontrará uma barra azul na parte de baixo da tela e quando for acionado para uma corrida vai visualizar um botão azul com um contador de 15 segundos, tempo máximo disponível para aceitar uma viagem.

Recentemente a Uber liberou o destino da viagem para os motoristas por uma questão de segurança, já que haviam muitas reclamações sobre isso. Essa mudança permite ao motorista saber se o destino é uma região que ele opta por não atender.

Ao aceitar uma viagem, você pode visualizar o mapa com um marcador da localização do passageiro. Se mesmo depois de chegar no lugar indicado, você não encontrar o passageiro, use o aplicativo para ligar ou enviar uma mensagem no chat para encontrá-lo. Ao chegar no destino final você deve finalizar a corrida, para isso basta deslizar a barra em Concluir no seu aplicativo.

Seja bem avaliado

Cuide para que o seu atendimento seja ótimo, tomando alguns simples cuidados e precauções:

  • Confirme o nome do passageiro e o seu destino antes de começar a corrida;
  • Questione a preferência do ar condicionado e da música;
  • Peça educadamente para que o passageiro coloque o cinto de segurança.

Você vai adquirindo experiência com o tempo e aprendendo novas formas de atender melhor os seus passageiros.

Como cancelar uma corrida

Passageiro

 

Se por alguma razão você precisar cancelar uma corrida, você pode fazer isso a qualquer momento. Caso o aplicativo ainda esteja procurando seu motorista, toque na parte branca “Localizando sua viagem” e em seguida em “Cancelar”. Se você já recebeu um motorista, clique sobre as informações do motorista e depois clique em Cancelar.

Ao cancelar uma corrida que já foi aceita por algum motorista, você pode ser cobrado com uma taxa de cancelamento. Essa taxa é cobrada para justificar o tempo e o esforço do motorista que estava a caminho . O valor dependerá de quanto tempo e distância foram percorridos até o cancelamento da viagem.

Uma viagem cancelada em até dois minutos não gera cobrança. Se o motorista não estiver a caminho do cliente, mesmo após os dois minutos, também não há cobrança. Para passageiros que demorem mais de 5 minutos para encontrar o motorista, a taxa será cobrada. A taxa de cancelamento do Uber mudou recentemente e os valores podem variar. Teve uma cobrança incorreta? Fique tranquilo, também é possível contestar uma cobrança.

Motorista

Um motorista de Uber também pode cancelar uma viagem e isso é muito simples. Após aceitar uma corrida, ao lado do nome do passageiro, clique no menu e em seguida em Cancelar. Neste caso, porém, será preciso selecionar um motivo de cancelamento como, por exemplo, não encontrar o usuário. Mas, lembre-se: caso não queira receber solicitações de viagens, deixe o aplicativo offline. Assim você evita cancelamentos.

Minha nota no aplicativo

Depois de aprender como funciona o Uber, é hora de aprender um pouco mais sobre as avaliações. Tanto passageiro quanto o  motorista possuem notas que são atribuídas um para o outro no final de cada corrida. A avaliação deve ser baseada na experiência da viagem, varia de 1 a 5 estrelas e são exibidas como uma média. As notas e comentários são anônimas e nenhum dos dois tem acesso ao nome da pessoa ou de qual viagem foi a avaliação.

Segundo a Uber, a empresa  revisa os feedbacks regularmente para garantir a satisfação das duas partes ao usarem o aplicativo. A partir disso corrige problemas e se certifica de que apenas os melhores condutores e passageiros continuem usando o serviço.

Em prol de uma viagem agradável

As notas muito baixas, tanto de motoristas quanto de passageiros, podem banir o uso do aplicativo. Isso porque a proposta do Uber é que a viagem seja uma boa experiência para ambos. Não são permitidos pessoas agressivas e desrespeitosas, por isso é imprescindível avaliar o serviço sempre que uma viagem acabar.

Depois que a corrida for aceita, o passageiro consegue ver qual a nota do motorista ao lado da sua foto. Algumas situações são comuns e fazem com que o motorista avalie negativamente um passageiro, como por exemplo: bater a porta do carro com força, ingerir bebidas alcoólicas, sujar o carro e não usar o cinto de segurança.

Agora que você já sabe os principais detalhes de como funciona o Uber, que tal começar a viajar com o aplicativo?

Curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Uber

  • Agendar uma viagem com antecedência: você consegue agendar uma viagem com no mínimo 15 min e no máximo 30 dias de antecedência.
  • Viagens com animais de estimação: você pode levar animais no carro a qualquer momento. Avise o motorista antes pelo chat. Leve o seu pet em uma caixa ou use um cobertor para evitar sujar o carro. Motoristas prevenidos, podem guardar um cobertor no porta-malas.
  • O motorista não pode levar alguém no carro: enquanto está disponível para corridas, por questão de segurança e conforto do passageiro, o motorista não deve levar outras pessoas na corrida.
  • Não é permitido filmar: A Uber não permite que um motorista grave sem aviso prévio ou consentimento imagens do passageiro.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *