Pular para o conteúdo

Marcas registram modelos inéditos de celular com tela extensível

Quando o assunto é inovação tecnológica, o tempo passa de uma maneira diferente, e o hoje já é passado. Em um mercado aquecido como o da telefonia móvel, a velocidade é ainda maior. Enquanto as telas dobráveis foram a grande novidade entre os aparelhos lançados em 2019, e muitos desses dispositivos ainda nem começaram a ser comercializados na maioria dos países, as marcas já estão desenvolvendo novas tecnologias e recursos. Esse foi o caso de LG, Samsung e Xiaomi, que no segundo semestre do ano registraram patentes de modelos exclusivos de celular com tela extensível.

Os formatos propostos pelas marcas são inéditos e ainda não tiveram muitos detalhes divulgados oficialmente. Entretanto, deixam pistas do que podemos esperar de novidades e tendências entre dispositivos móveis para os próximos anos.

Leia mais: Descubra quais são os celulares mais caros do mundo

Celular com tela extensível segue tendência de inovações

Se houvesse uma regra básica para o sucesso no segmento de telefonia móvel, essa regra seria inovação constante. Enquanto os usuários fanáticos por tecnologia esperam ansiosos por novidades, as principais marcas fabricantes do setor se desdobram para surpreender o público e sair na frente dos concorrentes.

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, em junho de 2007, todo ano novas tendências chegam ao mercado de celulares. Mais de 20 anos depois de romper a barreira da inovação, a Apple não é mais a única a trabalhar incansavelmente para o aperfeiçoamento dos seus produtos.

Nesse tempo surgiram concorrentes a altura da empresa americana, principalmente em países asiáticos como China e Coreia do Sul, e atualmente são inúmeras as tecnologias que surgem em um curto espaço de tempo. O ritmo é realmente acelerado, e as empresas precisam correr para manter-se no topo das disputas.

Celulares com tela dobrável foram a grande tendência de 2019

Se todos os anos as marcas investem em inovações que viram tendência, 2019 foi o ano dos aparelhos com tela dobrável. A Samsung e a Huawei já estão com seus Galaxy Fold e Mate X à venda em alguns (poucos) mercados, e a Motorola também lançou seu modelo com tela flexível, o Moto Razr, que se parece muito com o icônico V3.

Além disso, a Microsoft anunciou o lançamento do seu dobrável Surface Duo para 2020 e a Apple afirmou estar avaliando o desenvolvimento de uma tecnologia para esse tipo de aparelho. A Xiaomi foi outra marca que deu sinais de que estaria trabalhando no desenvolvimento de telas flexíveis.

Nenhum dos novos lançamentos com sistema de dobra tem previsão para chegar às lojas brasileiras. Porém, já estão à venda em outras partes do mundo, e os usuários estão testando a tecnologia inovadora. Além de não estarem disponíveis em países emergentes, como o Brasil, os últimos modelos das principais marcas têm preços altos. Alguns, inclusive, foram apresentados em edições limitadas para clientes exclusivos.

Preparamos um artigo especialmente sobre esse assunto para você conhecer todos os aparelhos dobráveis lançados em 2019. Confira!

Samsung tem primeiro registro de celular com tela extensível

Em um ano cheio de lançamentos para todos os tipos perfis de usuários, entre eles o inovador dobrável Galaxy Fold, a Samsung foi a primeira fabricante a registrar a patente de um celular com tela extensível.

A documentação com informações sobre o projeto teve entrada no Escritório de Patentes dos Estados Unidos (USPTO) no segundo semestre de 2019. O registro é o primeiro passo para comercializar um novo produto no futuro. Por isso, a ação indica que a marca, possivelmente, esteja trabalhando no desenvolvimento da tecnologia.

Tela extensível aumentaria em até 25% o seu tamanho

Embora ainda não tenha se manifestado sobre a patente registrada, o projeto da empresa sul-coreana revela detalhes sobre como seria seu aparelho extensível.

Por meio de um mecanismo relativamente simples, as bordas laterais são protegidas por estruturas de plástico enquanto a tela pode ser deslizada para dentro e para fora do corpo do aparelho pela parte superior. Este movimento ampliaria o display em aproximadamente 25% do tamanho total do celular, aumentando sua altura.

Celular extensível Samsung

Reprodução LetsGoDigital

Lentes da câmera e outros sensores

A extensão e retração da tela requer algumas soluções como, por exemplo, a localização da câmera. Segundo a patente, os sensores traseiros ficariam ocultos na parte superior que está dentro do corpo do aparelho. Ou seja, para fazer imagens o usuário teria que estender a tela.

A câmera frontal e outros sensores ficariam na moldura superior da estrutura, que não teria nenhum entalhe ou furos. Em imagem divulgada pelo portal de tecnologia LetsGoDigital, é possível ter uma ideia de como seria o modelo da Samsung.

Ainda não se sabe se o celular extensível da marca será comercializado em 2020, ainda que a previsão seja de que a sul-coreana anuncie diversos novos modelos repetindo o que aconteceu em 2019, quando a marca lançou ao mercado smartphones para todos os perfis de usuários.

LG também deverá lançar celular com tela extensível

O registro de patente de um celular com tela extensível também foi feito pela LG em novembro de 2019. No mesmo ano a marca sul-coreana lançou um aparelho dobrável com duas telas. Neste outro artigo mostramos em detalhes como funciona o LG G8X ThinQ, que tem lá seus charmes.

O processo do smartphone extensível foi publicado pelo Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e possui algumas informações sobre o projeto da empresa, assim como imagens do que seria um protótipo do celular.

O registro da LG é uma patente de design, por isso não há explicações técnicas de como será o mecanismo que viabilizará a tela retrátil do aparelho. Dados sobre formato e a localização de câmera e outros sensores também não estão disponíveis.

Em termos de estrutura, o celular seria bastante fino e compacto. Facilitando o uso durante o dia a adia, ainda que ofereça um display grande o suficiente para quem é fã desse tipo de aparelho. Diferente do modelo registrado pela Samsung, o modelo da LG teria a extensão da tela pela parte lateral. O display ficaria com praticamente o dobro de largura em relação ao modo original.

Celular ou e-Reader

Embora o modelo da LG esteja registrado como telefone celular, gerou especulações por lembrar muito um tablet ou um e-Reader em seu formato estendido. De qualquer forma, o mesmo ocorreu com outros aparelhos, em formato dobrável, que foram lançados em 2019.

Celular com tela extensível LG

Reprodução LetsGoDigital

Xiaomi projeta seu aparelho com display extensível

A marca Xiaomi também estaria investindo no desenvolvimento de um celular com tela extensível. A publicação do registro de patente do modelo chinês aconteceu nos últimos dias de 2019 e revelou a intenção da empresa de desenvolver um projeto parecido com o das suas concorrentes.

O design anexado ao processo de registro mostra um display retrátil que desliza pela parte lateral do aparelho e praticamente dobra de largura ao ser aberto. As suas versões, aberta e fechada, atenderiam demandas do usuário em diferentes situações.

Leia também: Nosso guia exclusivo para comparar os melhores planos de celular do mercado.

Outros detalhes revelados pelas imagens mostram uma estrutura bastante fina, com bordas arredondadas e câmeras duplas nas laterais traseira e frontal. Segundo especialistas, o modelo da Xiaomi parece ser bastante atrativo em termos de design aliado a praticidade.

Celular com tela extensível Xiaomi

Reprodução LetsGoDigital

Marca chinesa virou referência em inovação

Em 2019 a marca chinesa mostrou ao mercado todo o seu potencial de inovação com o lançamento do Mi Mix Alpha. O aparelho tem um conceito inédito de tela surround que reveste praticamente toda a sua estrutura.

O display, com proporção de 180%, é interrompido somente por uma pequena faixa vertical em que estão localizados os sensores da câmera na parte traseira.

Enquanto as marcas seguem na corrida por inovação e espaço no mercado, fanáticos por tecnologia esperam ansiosos pelos novos lançamentos. Pelo ritmo em que os fabricantes mostraram estar trabalhando em 2019, é impossível imaginar o quão surpreendente podem ser as próximas novidades.

Leia mais: Veja planos da Claro, melhor operadora do Brasil segundo testes do Speed Award, referência no segmento.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber tudo o que está acontecendo de novidade no mercado de telefonia móvel e tecnologia em geral, então acompanhe o conteúdo exclusivo do blog do Compara Plano e esteja sempre bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *