Pular para o conteúdo

Aparelho para conectar internet na TV: entenda como funciona

aparelho para conectar internet na tv

Hoje em dia, todo mundo tem uma Smart TV, certo? Errado! Muita gente ainda têm televisores que não conectam à internet. Mas e como fazer para assistir ao Netflix, Globoplay e afins? Nesse caso, precisa comprar um aparelho para conectar internet na TV.

Esses aparelhos foram criados justamente para quem ainda não quis ou não pode trocar sua TV por uma Smart. Ou ainda, precisa de outros recursos específicos da internet na sua televisão. Além disso, costumam custar bem menos do que comprar uma TV nova!

Você conhece esses aparelhos? Quer saber como eles funcionam? Acompanhe!

Leia também: Smart TV: tecnologias mais recentes. Conheça!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como funciona um aparelho para conectar internet na TV

Se você quer assistir a filmes, séries, streamings, acessar o YouTube ou jogar, mas não tem uma televisão que possui todos esses recursos, você pode utilizar um aparelho para conectar internet na TV.

Os dongles são como se fossem um pedaço de hardware de computador e se conectam à TV para fornecer funcionalidade adicional, ou ainda, para conectar a outro dispositivo que adicione funcionalidade.

Alguns aparelhos que vamos citar mais para frente funcionam dessa maneira, ou seja, eles são adaptadores que levam as funcionalidades de um dispositivo, como o seu smartphone, por exemplo, até a sua televisão.

Entretanto, existem outros dispositivos, como os TV Box, por exemplo, que funcionam como receptor de TV para ser ligado diretamente na internet. Tudo depende do que exatamente você precisa e quanto está disposto a gastar.

Dessa maneira, analise se você quer:

  • Utilizar aplicativos como Netflix e Youtube;
  • Baixar filmes, séries e armazenar no dispositivo para assistir quando quiser;
  • Jogar alguns games;
  • Não tem problema em ter que usar um smartphone ou computador para que possa transmitir os programas para a TV.

Respondendo a essas perguntas, você terá mais facilidade em avaliar qual modelo é ideal para você.

Modelos de aparelho para conectar internet na TV

Chromecast 3

Nós já falamos sobre o Chromecast 3 aqui. Ele é um acessório produzido pelo Google que parece um pen drive.

Você liga ele na TV pela entrada HDMI ou cabo USB, baixa um aplicativo no seu smartphone ou computador e reproduz seu dispositivo na tela da TV. É bem fácil de configurar. É importante saber que eles precisam estar ligados em uma mesma rede Wi-Fi para que a sincronização entre os dispositivos aconteça.

Além de reproduzir seu smartphone, o Chromecast também tem aplicativos próprios como Netflix e YouTube e é compatível tanto com o sistema operacional Android como iOS, além de diversos outros aplicativos. No entanto, é importante lembrar que você sempre vai precisar de outro dispositivo para controlá-lo.

O Chromecast 3 veio para substituir o Chromecast 2 por ser 15% mais rápido e mais facilmente encontrado na internet. Ele não armazena arquivos, no entanto, é pequeno e tem um design bem simples, podendo ficar escondido atrás da TV.

Apple TV

Parecido com o Chromecast, a grande diferença entre ele e a Apple TV é o fato de que esse último só aceita dispositivos como iPad ou iPhone. Dessa forma, é necessário ter instalado ao iTunes e o iCould, com versões superiores ao iOS4.

O aparelho é conectado à TV por uma entrada HDMI e é controlado por um controle remoto que vem junto com ele. Esse controle é sensível ao toque e serve para navegar pelos aplicativos, aumentar e diminuir o volume ou ainda, acionar o comando de voz. Também é necessário ter uma rede de Wi-Fi conectada.

Fire TV Stick

Comercializado pela Amazon, o Fire TV Stick, é compacto e fácil de usar.

Possui uma grande quantidade de aplicativos disponíveis, como Netflix, YouTube, Twitch, Crunchyroll e o Prime Video da Amazon. No entanto, não possui o Globoplay. Também é compatível com a assistente Alexa, podendo utilizar pelo comando de voz.

O Fire TV Stick tem um sistema próprio, controle remoto, botões de controle de mídia e pode armazenar arquivos. No entanto, tem apenas 8 GB de capacidade de armazenamento interno.

Leia também: Aplicativo Kindle: saiba como ler os e-books da Amazon no celular

Xiaomi Mi TV Stick

Pensado como uma alternativa ao Fire TV Stick, esse dispositivo da Xiaomi tem sistema operacional Android TV 9 e é compatível com diversos apps, inclusive o Globoplay.

Também possui um controle remoto com controles de voz, no entanto, não tem botões multimídia. Tem uma função igual ao Chromecast, onde você envia conteúdo do seu smartphone para sua TV.

É compacto, porém não é vendido oficialmente no Brasil. Assim como seu concorrente, também só possui 8 GB de armazenamento interno.

Xiaomi Mi Box S 4K

Este aparelho para conectar internet na TV tem um preço um pouco maior que a média desse tipo de equipamento, no entanto, oferece uma grande quantidade de possibilidades.

A Xiaomi Mi Box S 4K é simples e pequena, mas precisa de um espaço reservado no balcão pois deve estar perto da televisão. Tem um controle remoto compacto com microfone para comandos de voz.

Assim como os demais, tem 8 GB de armazenamento e sistema Android TV 9. Além disso, é bem fácil de usar. É capaz de reproduzir vídeos em 4K, desde que sua TV seja compatível com a resolução. Pode receber arquivos de filmes para serem armazenados.

Tem função igual à do Chromecast, no entanto, assim como o outro dispositivo da marca, não é vendido oficialmente no Brasil.

Consoles de videogame

Consoles como Xbox e PlayStation também podem ser considerados aparelhos para conectar internet na TV. Além disso, costumam ter loja de aplicativos própria com diversas opções como Netflix, Twitch, Spotify entre outros.

Seja uma versão mais antiga como PlayStation 3 ou mais nova, como um Xbox 360 ou Onde, é possível conectar à internet.

Cabos VGA e HDMI

Provavelmente o método mais simples e barato de ter um aparelho para conectar internet na TV, os cabos VGA ou HDMI são responsáveis por reproduzir o que está na tela do seu computador para seu televisor.

O cabo VGA é referente às TVs mais antigas, enquanto o HDMI vem em todas as da última geração. Esse último se diferencia também pela qualidade da imagem, sendo muito superior.

Adaptador

Existem também adaptadores de entrada HDMI para smartphones. Basta encontrar um compatível com seu telefone, ter um cabo extensor e pronto, você conectou seu dispositivo na sua TV.

Dessa forma, todas as funções que você tem disponíveis no seu telefone podem ser reproduzidas na tela da sua televisão.

Qual velocidade de internet você precisa para usar um aparelho para conectar internet na TV

A velocidade da sua internet vai influenciar na rapidez que os dados são transmitidos, ou seja, a qualidade da sua transmissão enquanto estiver fazendo alguma atividade, como assistir à Netflix, por exemplo.

Não adianta comprar um aparelho para conectar internet na TV e sua conexão não deixar rodar um filme. Sendo assim, quanto de internet você precisar para assistir à TV online?

  • Para ver Netflix, depende muito da definição da imagem. Se você quer ver em 4K, vai precisar de uma velocidade de pelo menos 25 Mbps. Já uma transmissão em HD, precisa de uma velocidade de 5 Mpbs e uma em SD, que é a definição padrão, você vai precisar de 3 Mpbs;
  • No caso do Amazon Prime, se você for ver em SD, precisa de uma velocidade de 900 Kbps. Já para vídeos em HD, vai precisar de 3,5 Mbps;
  • Para ver um streaming da HBO, as velocidades são as mesmas que as do Netflix: 3 Mbps para SD, 5 Mbps para HD e 25 Mbps para 4K;
  • Já no YouTube, existem outras possibilidades de qualidade de imagem. Por exemplo, 1080p, equivale ao Full HD, precisando de 5 Mbps ou mais de velocidade. Já uma qualidade de 144p até 360p, você vai precisar de 600 Kbps. 480p vai precisar de 1 Mbps e 720p, 2 Mbps.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Claro vídeo: saiba como funciona streaming de vídeos da Claro

Agora que você já conhece diversos aparelhos para transformar sua TV em uma TV online, precisa contratar um plano que atenda a velocidade que você precisa! Aqui no Compara Plano você pode comparar as operadoras e escolher a que melhor te atende!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *