Pular para o conteúdo

YouTube Picture in Picture: saiba como funciona

  • por
YouTube picture in picture

Antes disponível apenas para as assinantes pagantes do YouTube, o modo Picture in Picture, também conhecido como PiP, foi liberado para todos os usuários da plataforma de vídeo em abril de 2019. Ele permite assistir aos vídeos em uma janela flutuante nos celulares que contam com a plataforma Android. Isso possibilita que você realize outras atividades no smartphone enquanto acompanha os seus canais favoritos no YouTube.

Ainda não existem informações sobre a chegada do YouTube Picture in Picture ao iOS. Os usuários do iPhone não contam com o modo PiP nem mesmo para assinantes da versão Premium do YouTube. O modo PiP já esteve disponível no iOS no passado, mas parece que agora ainda não está funcionando.

Vale lembrar que o proprietário do vídeo pode bloquear o modo PiP; é o caso de quase todos os videoclipes com música. Por isso, o site de Ajuda do YouTube diz que apenas assinantes do YouTube Premium podem assistir a conteúdo de música no modo PiP.

A adição do PiP é mais uma das funcionalidades que o YouTube vem liberando para todos os seus usuários em todos os mercados. Recentemente, o aplicativo também trouxe novas opções de velocidades para vídeos no app para Android, que podem ser personalizadas.

Além disso, apresentou um pequeno redesign que mudou as fontes dos títulos dos conteúdos. Há ainda um recurso Stories para criadores de conteúdo.

Vem com a gente pra conferir como funciona o YouTube Picture in Picture, como ativá-lo, usá-lo e desativá-lo. Você ainda vai descobrir tudo sobre a extensão do Chrome chamada Picture in Picture for Every Website, que permite assistir a vídeos em janelas flutuantes quando você está usando o navegador e funciona para qualquer plataforma de streaming de vídeo, incluindo YouTube, Netflix e Globoplay.

Saiba mais: Como ganhar dinheiro com as redes sociais

Como funciona o Picture in Picture

Até pouco tempo atrás, quem quisesse assistir a vídeos do YouTube enquanto fazia outras atividades no smartphone tinha que ser um assinante do plano Premium. Porém, no primeiro semestre deste ano, o recurso Picture in Picture (PiP) foi enviado para assinantes de contas gratuitas nos Estados Unidos e em outros países.

O modo PiP fica visível na guia Geral das Configurações do aplicativo e permite, ao pressionar o botão Início, exibir um vídeo em uma pequena janela móvel flutuante.

Como acontece na versão desktop, um botão é adicionado às opções de vídeo no aplicativo do YouTube para Android, permitindo que o vídeo continue sendo reproduzido em um dos cantos da tela e acima de todo o restante do sistema operacional enquanto o usuário acessa e-mails, vê redes sociais ou usa qualquer outro aplicativo.

A novidade do YouTube Picture in Picture para os usuários não-pagantes faz parte de uma tentativa de alinhar os recursos entre as versões desktop e mobile do YouTube. Apesar da liberação para todos, outras características continuam exclusivas para assinantes da versão Premium da plataforma.

A assinatura não gera a exibição de anúncios antes e durante os vídeos, além de permitir que os clipes sejam reproduzidos em segundo plano – uma boa para quem usa o site para ouvir música.

 

Como ativar o Picture in Picture

O YouTube Picture in Picture está ativado por padrão para todos os dispositivos com o Android 8.0 (Oreo) ou versões posteriores desse sistema operacional.

Para ativar o modo PiP:

  1. Navegue até suas configurações do Android > Apps e notificações > Avançado > Acesso especial > Picture-in-picture.
  2. Toque em YouTube.
  3. Em seguida, ative a opção “Permitir picture-in-picture”.

Porém, o que fazer se o seu celular roda uma versão anterior à 8.0?

  1. A solução está no navegador Mozilla Firefox Beta. Baixe e instale o navegador para ter acesso a esse recurso no celular também nos aparelhos mais antigos.
  2. Depois, acesse o YouTube pelo navegador e encontre um vídeo.
  3. Selecione a opção de tela cheia.
  4. Em seguida, toque no botão Home. O vídeo continuará sendo reproduzido no modo PiP.

Como usar o Picture in Picture

Para ativar o modo PiP no seu dispositivo Android enquanto assiste a um vídeo no app YouTube, toque no botão Home. O player diminuirá para o tamanho de uma janela PiP que pode ser arrastada para diferentes partes da tela.

Assim, o vídeo poderá continuar em exibição por cima de outros apps. Para retomar a reprodução no app do YouTube, toque duas vezes no PiP. Para dispensar esse modo de visualização, arraste a janela para a parte inferior da tela.

 

É possível desativar o recurso?

Com a atualização, o recurso YouTube Picture in Picture fica habilitado como padrão, mas quem quiser pode desligá-lo a partir da tela de configurações do sistema.

Para desativá-lo, faça o seguinte:

  1. Navegue até suas configurações do Android > Apps e notificações > Avançado > Acesso especial > Picture-in-picture
  2. Toque em YouTube
  3. Desative a opção “Permitir picture-in-picture”

 

YouTube Premium permite definir reprodução em segundo plano como padrão

YouTube Premium é o nome da versão paga da plataforma de vídeos do Google. Com ela você pode navegar pelo site e pelo aplicativo e ver vídeos sem anúncios. E, no celular, pode reproduzir conteúdo em segundo plano à vontade.

Com esse recurso você pode economizar bateria ao desligar a tela para ficar só com o áudio e ainda transforma o app em um serviço de streaming de música quase tão completo quanto o Spotify ou qualquer rival.

Com a reprodução em segundo plano, os assinantes do YouTube Premium podem assistir a vídeos enquanto usam outros apps ou com a tela desligada.

Você pode configurar a reprodução em segundo plano do app do YouTube como padrão em vez de continuar com o recurso YouTube Picture in Picture. Há duas maneiras de fazer isso:

  • Desative o YouTube Picture in Picture nas configurações do Android;

ou

  • Toque no PiP e no ícone do fone de ouvido Headphones para alternar entre o modo PiP e a reprodução em segundo plano.

 

Extensão do Chrome: Picture in Picture for Every Website

De forma nativa, não é possível assistir ao YouTube em uma janela flutuante no seu desktop. Porém, sabendo que esse é um recurso desejado por muitos usuários, desenvolvedores independentes deram um jeito nisso.

Se você utiliza o Google Chrome como navegador, então pode ter acesso ao plugin Picture in Picture for Every Website. Ele pode ser baixado gratuitamente na Chrome Web Store.

Com o plugin, o pequeno player permanece sobreposto a outros programas durante a reprodução, sendo possível movimentar e aumentar o tamanho da janela como quiser, além de pausar a reprodução pelo próprio box. O serviço também funciona com outras plataformas de streaming, como Netflix e Globoplay.

Como o próprio nome indica, o plugin não serve apenas para o YouTube, mas para todo e qualquer site de streaming de vídeo. Por essa razão, prepare-se para adotá-lo como o seu fiel companheiro se você gosta de consumir conteúdos de vídeo enquanto trabalha.

Confira como instalar a extensão Picture for Picture for Every Website no seu navegador Google Chrome:

  • Passo 1. Acesse a página da extensão Picture in Picture for Every Website na Chrome Web Store e pressione o botão “Usar no Chrome”;
  • Passo 2. Confirme a instalação no botão “Adicionar extensão”;
  • Passo 3. Acesse o YouTube e reproduza o vídeo que desejar. Então, toque no ícone da extensão localizado ao lado da barra de endereços do Chrome;
  • Passo 4. O vídeo passará a ser reproduzido em uma pequena janela, sempre visível na tela;
  • Passo 5. Caso queira, movimente e aumente a janela de tamanho e utilize os comandos de “Play” e “Pausar” para controlar a reprodução do vídeo.

 

Saiba mais: YouTube Music: o que você precisa saber antes de assinar a plataforma

 

YouTube Picture in Picture e a produtividade

Em muitas situações, o uso do YouTube Picture in Picture facilita bastante a vida dos usuários, pois permite que se assista a conteúdos de vídeo enquanto se realizam outras tarefas em celulares ou desktops.

Porém, é preciso cuidado para que os vídeos no modo PiP não virem uma distração e tragam um impacto negativo para a sua produtividade!

 

Leia mais: Conheça planos de celular que dão direito a um aparelho grátis

Se você quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia, então não deixe de conferir nosso blog. Isso, pois aqui você encontra tudo sobre as últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *