Enquanto a 5G não chega oficialmente no Brasil, as operadores têm se virado para conseguir ofertar celulares com a tecnologia e um acesso melhor à internet do que a 4G. Com isso, você encontra no mercado a tecnologia 5G DSS, um tipo de internet que consegue antecipar alguns requisitos da futura rede.
Engana-se quem acha que ela é realmente a 5G oficial. Na verdade, essa tecnologia funciona como uma forma “improvisada”, utilizando bases da 4G para funcionar, mas com a capacidade de alcançar uma velocidade até 12x maior se comparado à antecessora.
Ainda assim, vale a pena entender como funciona a 5G DSS, quais suas vantagens e os aparelhos com a capacidade de acessá-la. Continue lendo o texto e saiba tudo sobre a tecnologia, e como irá funcionar a futura 5G.
Leia mais: Celular com 5G: veja se vale a pena e quais os modelos disponíveis
O que é 5G?
A 5G será a próxima grande banda larga sem fio. Assim como as anteriores, funciona por meio de ondas de rádio, mas possui cobertura maior se compararmos com a 4G e 3G. Um dos principais atributos da nova rede será o maior alcance, assim como uma melhor conexão e velocidade.
Com a 5G, o usuário consegue baixar e enviar arquivos com maior rapidez e se conectar à internet independentemente do número de dispositivos. Se compararmos com a 4G, a conexão será mais estável e segura, além de mais rápida.
Outras vantagens
Segundo a GSMA, organização internacional de operadores de telefonia, internet e rádio, a 5G deve consumir 90% menos energia. Com isso, os custos para manter a tecnologia serão menores e reduziríamos a conta de luz no final do mês.
Por isso, a 5G será considerada uma revolução no meio tecnológico. Ela é mais moderna, ambientalmente correta e econômica. Além do mais, ela será muito importante para o estabelecimento da “internet das coisas”, ou IoT, onde vários aparelhos estarão ligados à rede e funcionarão com mais desenvoltura e capacidade.
Para se ter uma ideia, com a 5G, será possível carros que dirigem sozinhos e cirurgias com robôs, controlados remotamente por médicos. Incrível, não acha?
O que é 5G DSS?
Entretanto, a 5G ainda não está entre nós. Bom, não a tecnologia completa, com toda sua potência. No mercado, algumas operadoras oferecem um gostinho do que seria a nova rede de internet. Não chega nem perto do potencial da oficial, mas já dá um ânimo, pois funciona 12 vezes mais rápido que a 4G.
O nome desse novo serviço é 5G DSS. Do português, DSS significa “Compartilhamento dinâmico de espectro”. É uma rede de frequência única que pode ser utilizada para vários tipos, indo desde a 3G até a 5G. Essa tecnologia precisa de uma rede LTE para funcionar e compartilha das frequências das gerações anteriores.
Na prática, ela ainda não tem recursos da quinta geração e não atinge o nível de velocidade de uma 5G “pura”. Porém, funciona para mostrar como o serviço terá uma conectividade mais segura e rápida. Apesar disso, a nova ferramenta não funciona em dispositivos 4G e só está disponível para alguns smartphones.
Quais operadoras têm 5G DSS?
Atualmente, apenas três operadores oferecem o serviço: Claro, Vivo e TIM. A primeira é a empresa com mais atuação e publicidade em cima do 5G DSS. A cobertura da Claro alcança bairros de 14 cidades brasileiras, sendo a com melhor opções para os usuários.
No caso da Vivo e TIM, oito capitais brasileiras contam com a tecnologia. A última, aliás, iniciou os primeiros testes apenas com internet fixa. Mas, recentemente o serviço aumentou, ficando disponível para a rede móvel também.
Celulares compatíveis
Como comentamos antes, nem todos os aparelhos operam com a quinta geração do tipo DSS. Apesar disso, não significa que não existam boas opções de smartphones para curtir o novo recurso. Você consegue encontrar dispositivos das principais marcas do mercado, como Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi e Asus. Veja a seguir algumas das principais opções:
- iPhone 12;
- Asus Zenfone 7;
- Xiaomi Redmi Note 10 5G;
- Motorola G 5G;
- Moto Edge 5G;
- Samsung Galaxy A52 5G;
- Samsung Galaxy S21 Ultra.
Leia também: Realidade virtual: 5G poderá alavancar a tecnologia
Vale a pena comprar?
A realidade do 5G ainda não é tão presente nas nossas vidas. Na verdade, a nova geração ainda vai levar alguns anos até chegar completamente em todas as cidades do Brasil. Por isso, se você quer muito a experiência de uma 5G, quem sabe seja legal comprar um dos aparelhos listados acima e contratar um plano de Vivo, Claro ou TIM.
No final das contas, fica a teu critério. Se escolher acessar a 5G DSS, vai conseguir uma velocidade muito maior e curtir a internet de forma mais interessante. Este texto respondeu suas dúvidas? Segue lendo as produções do Compara Plano e fique por dentro de tudo sobre tecnologia.