Pular para o conteúdo

Qual é a melhor operadora de celular? Veja o comparativo!

  • por
melhor operadora de celular

Escolher a melhor operadora de telefonia móvel para seu celular pode ser uma tarefa otimizada pela avaliação de alguns fatores técnicos que geralmente não são considerados. Apesar de escolher um plano com bom custo-benefício ser a máxima nesse momento, é preciso se preocupar com poder desfrutar plenamente de tudo aquilo que é contratado.

Vale observar, então, que desde 2015 a Anatel divulga uma pesquisa de satisfação feita com clientes das maiores operadoras do país. Entre pré e pós-pago (Controle e pós), é possível descobrir quem tem a maior cobertura 4G, a internet mais rápida e o menor índice de reclamações junto à Agência.

Outros dados interessantes provêm da avaliação realizada pela OpenSignal. O Mobile Network Experience Report, como é chamado o relatório, apresenta os principais indicadores de desempenho de operadoras de celular do mundo inteiro. Nele, tais indicadores são o resultado de testes realizados com centenas de milhares de usuários.

Além disso, existe um comparador de planos que apresenta as melhores opções para sua região. Levando em consideração diversos fatores para os quais os clientes realmente olham, tais como preço e benefícios em geral, pode ser uma ajuda e tanto centralizando ofertas variadas em um único lugar.

Por isso, se você está tentando identificar qual a melhor operadora de telefonia móvel para você, este texto irá te apresentar alguns dados bem interessantes!

Leia também: Descubra o melhor plano de internet para seu celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

A melhor operadora de celular é variável!

Quando você entra um texto esperando encontrar uma resposta para qual seja a melhor operadora de celular do país, pode ficar frustrado num primeiro momento. Isso pois essa interpretação é relativa e dependerá de quais são as suas pretensões, mesmo que elas sejam voltadas para prevenir dores de cabeça.

A verdade é que há uma série de dados a serem levados em consideração, e nenhuma operadora leva destaque absoluto, segundo a Anatel. Cada uma delas parece ter seus pontos fortes tanto quanto têm seus pontos fracos ao longo dos resultados da pesquisa. Por isso, a decisão final é a soma de um conjunto de aspectos envolvidos nessa matemática.

Além disso, o Mobile Network Experience Report (OpenSignal) apresenta dados um pouco mais especializados. Por exemplo, é possível descobrir qual a melhor operadora de celular para perfis específicos, tais quais o de experiência gamer, audiovisual, de aplicativos de voz, de cobertura e disponibilidade 4G, entre outros.

Dados da Anatel de melhor operadora

Nos dados da Anatel, o indicador vai de 0, totalmente insatisfeito, a 10, totalmente satisfeito. Nele é avaliada a satisfação dos consumidores com relação às suas prestações de serviço por parte das operadoras.

Satisfação Geral do Pré-pago

Todos os serviços relacionados ao pré-pago estão englobados aqui, desde a contratação e a capacidade de resolução de problemas até a qualidade das ligações e da internet 3G ou 4G, a depender da tecnologia em questão.

Satisfação do pré-pago das operadoras de celular Anatel

Melhor operadora de pré-pago

Além da satisfação geral dos clientes, os dados da pesquisa realizada pela Anatel evidenciam que e Claro leva vantagem em relação às suas concorrentes.

Dito isso, vale a pena ser notado que, como ela está presente nas 27 unidades federativas e conta com uma base de clientes muito grande, seus resultados são positivos. Isso, pois é mais difícil, segundo explica a própria Agência, manter tanta satisfação com consumidores tão numerosos.

INDICADOR ALGAR CLARO OI SERCOMTEL TIM VIVO
Satisfação Geral 7,42 7,50 7,10 7,37 7,11 7,30
UFs pesquisadas 3 27 27 1 27 27
Quantidade de 1ºs lugares 3 18 12 0 12 15

Satisfação Geral do Pós-pago

Com relação à satisfação dos clientes de planos pós-pagos, a avaliação dos consumidores teve o seguinte resultado:

Satisfação Geral Pós melhor operadora de celular

Melhor operadora de pós-pago

Quando o assunto são os pós-pagos, a Vivo, junto à Claro, desponta como uma das melhores operadoras de celular. Isso, pois ela também conta com uma base muito grande de clientes, além de estar presente em todos os 27 estados.

INDICADOR ALGAR CLARO NEXTEL OI TIM VIVO
Satisfação Geral 7,34 7,83 7,22 6,87 7,27 7,46
UFs pesquisadas 3 27 2 26 26 27
Quantidade de 1ºs lugares 2 24 0 2 8 16

Operadora com maior base de clientes

Segundo a Anatel, a Vivo contou com a maior base de clientes ativos em março de 2020. Apesar disso, os dados sinalizam que as linhas ativas no país reduziu 0,8%, o que representa uma diminuição de 1,8 milhão de clientes.

  1. Vivo: 74,7 milhões de linhas
  2. Claro: 55,1 milhões de linhas
  3. TIM: 52,8 milhões de linhas
  4. Oi: 36,7 milhões de linhas

Reclamações junto à Anatel: TIM é campeã

Quando o assunto são as dores de cabeça, a TIM encabeça a lista, sendo a empresa com o maior número de reclamações junto à Agência Nacional de Telecomunicações. Apesar disso, vale a pena notar que a empresa conta com uma imensa base de clientes, o que, por sua vez, também a torna mais sujeita às “intempéries” nos serviços.

Dito isso, vale fazer uma ressalva negativa: em ambas as modalidades, pré-paga e pós-paga (aqui também considerada a modalidade Controle), a TIM se apresentou como a mais reclamada. E, infelizmente, o cenário não é tão promissor quando falamos sobre tais problemas, pois a empresa figura com a menor taxa de resolução de conflitos entre as operadoras avaliadas, mesmo que sejam sobre situações pontuais.

Dados da OpenSignal para melhor operadora de celular

Os dados compilados pela OpenSignal e publicados no relatório Mobile Network Experience Report  vão um pouco além. Isso, pois evidenciam tópicos que podem influenciar de maneira mais assertiva a decisão do cliente por uma ou outra operadora.

Nesse sentido, determinar a melhor operadora de celular para você pode depender de tópicos específicos para a sua melhor experiência com seu aparelho celular.

Maior cobertura 4G: TIM leva a melhor

Não é a primeira vez que a TIM se apresenta como a maior cobertura 4G do país, e, vale dizer, sua abrangência ao longo do território nacional está cada vez mais em crescimento. Em termos percentuais, ela alcança quase 10% de cobertura a mais do que a segunda colocada, a Claro, marcando 88,2%.

  1. TIM: 88,2%
  2. Claro: 79,0%
  3. Vivo: 79,5%
  4. Oi: 70,2%

Além disso, a TIM também leva vantagem quando o assunto é a experiência com sua cobertura 4G, seguida de perto pela Vivo (numa escala até 10).

  1. TIM: 6,3 pontos
  2. Vivo: 6,2 pontos
  3. Claro: 5,8 pontos
  4. Oi: 4,5 pontos

Melhor internet móvel: Claro sobra em velocidade

Quando o assunto é velocidade, a Claro leva vantagem de sobra sobre seus concorrentes. Isso, pois alcança incríveis 23,4 Mbps de velocidade para download, enquanto o segundo lugar, da Vivo, se limita a 15,6 Mbps.

  1. Claro: 23,4 Mbps
  2. Vivo: 15,6 Mbps
  3. TIM: 13,9 Mbps
  4. Oi: 10,2 Mbps

Com relação à velocidade de upload, a Claro também sobra em relação a suas concorrentes:

  1. Claro: 8,0 Mbps
  2. Vivo: 5,7 Mbps
  3. TIM: 5,6 Mbps
  4. Oi: 4,0 Mbps

Com relação à experiência com reprodução de vídeo, tão influenciada pelos recentes e já populares serviços de streaming, a Claro também tem seu lugar ao sol, sendo seguida de perto pela TIM. Os resultados abaixo seguem uma escala que vai até 100 pontos.

  1. Claro: 68,7 pontos
  2. TIM: 65,1 pontos
  3. Vivo: 63,2 pontos
  4. Oi: 56,0 pontos

experiência gamer também foi outro fator avaliado pela OpenSignal, sendo que, nesse quesito em particular, a Claro também leva grande vantagem sobre suas concorrentes:

  1. Claro: 70 pontos
  2. TIM: 59,9 pontos
  3. Vivo: 49,1 pontos
  4. Oi: 42,1 pontos

Comparador de planos de celular

Se você está buscando por informações sobre os melhores planos de celular, quem sabe não utiliza um dos melhores comparadores de planos de celular disponíveis atualmente?

Então, saiba que o serviço nominado Compara Plano permite que você compare planos de celular, além de planos de TV, de telefone fixo e de internet residencial.

Funcionando como um centralizador de ofertas, mostra os melhores pacotes disponíveis para sua região para que você tenha aquela economia no final do mês desfrutando do melhor da tecnologia.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *