Celular com 5G: quais são os aparelhos compatíveis

Já é possível comprar um celular com 5G? Essa dúvida vem surgindo cada vez com mais frequência nos últimos meses, e não é para menos. A nova tecnologia de internet foi um dos assuntos mais falados em 2019 e certamente ainda irá movimentar muito o mundo da telefonia móvel em 2020. Entre as novidades mais esperadas estão a implementação da rede 5G no Brasil e o lançamento de aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia.

Embora ainda não existam opções de smartphones com suporte para conexão 5G no Brasil, diversos modelos foram lançados em outros países em 2019 e podem dar pistas de como devem ser os primeiros celulares que chegarão às lojas brasileiras. Nesse artigo vamos mostrar quais são esses aparelhos e outras novidades sobre a implantação da nova rede de internet móvel.

Leia também: 5G no Brasil: operadoras usam música nos primeiros testes

O que é o sinal de internet 5G

Após aproximadamente 40 anos do seu surgimento, a internet móvel vive um momento revolucionário com a implementação da rede 5G.

A tecnologia atenderá uma demanda clara do mercado por velocidade, estabilidade e eficiência de conexão. O aperfeiçoamento da rede se faz necessário para dar conta do gigante volume de informações e dados que são trocados diariamente via dispositivos móveis em todo o mundo.

Em termos de velocidade, a previsão é de que a internet 5G seja de 50 a 100 vezes mais rápida do que a 4G. Isso quer dizer que um celular com 5G terá uma conexão de 1GB a 20GB por segundo. Desempenho similar ao de uma banda larga residencial da melhor qualidade.

Como funciona a tecnologia

O que faz com que a 5G tenha tanta velocidade é principalmente o uso de frequências mais curtas com ondas milimétricas, de 30GHz e 300GHz. Isso faz com que a banda seja mais larga e tenha mais eficiência.

Outro ponto relevante na conexão por 5G é a baixa latência. Ou seja, o tempo de resposta entre o recebimento de um comando e a sua execução. Esta característica é o que proporciona uma melhor interação em tempo real, fundamental para serviços em nuvem, inteligência artificial e streaming, entre outros.

Vantagens da rede 5G

Veja algumas vantagens da quinta geração de internet móvel:

  • Latência de 1 milisegundo
  • Taxa de transferência de dados de até 10Gbps
  • Banda larga até 100 vezes mais rápida em relação à 4G
  • Capacidades de conexão em números de dispositivos por unidade de área até 100 vezes maior que a 4G
  • Cobertura eficiente de 100% da área atingida pela rede
  • Redução de 90% do consumo de energia da rede em relação à 4G

Internet 5G no Brasil

A geração de internet mais utilizada no Brasil é a 3G. Com ela houve um avanço significativo na transmissão de dados e uma ampliação no números de acessos simultâneos por área de rede.

A conexão por 4G qualificou ainda mais esses dois pontos e melhorou o acesso a serviços em tempo real como jogos, músicas e vídeos em streamig, mas não chegou a expandir-se tanto pelo país.

Embora a internet 5G seja uma realidade cada vez mais próxima, possivelmente ainda teremos que esperar para que ela chegue efetivamente ao Brasil. A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que em 2020 comecem a ser realizados os leilões das faixas deste tipo. Com isso, entre 2021 e 2023 a nova rede estaria funcionando nas principais cidades do país.

Neste outro artigo do nosso blog você confere informações completas e todos os detalhes sobre o processo de implantação da rede 5G no Brasil.

Testes operacionais

Enquanto a rede 5G não é lançada comercialmente no país, as operadoras de telefonia estão realizando experiências operacionais em eventos de música. Veja como foram os testes realizados em 2019.

Mercado brasileiro ainda não tem celular com 5G

As principais marcas fabricantes de telefones celulares não querem correr o risco de ficar para trás em acompanhar o avanço da internet móvel.

Em países em que a conexão foi implantada comercialmente, como Coreia do Sul, e algumas regiões da União Europeia e dos Estados Unidos, os aparelhos com rede 5G estão sendo usados por milhares de consumidores. Além disso, novos modelos estão sendo desenvolvidos e logo devem toma conta do mercado.

No Brasil ainda não é possível encontrar modelos com esse suporte. Alguns celulares com 5G lançados em outras regiões chegaram aos países latino americanos em versões que possuem somente a rede 4G. Esse é o caso, por exemplo, do Xiaomi Mi Mix 3 e do Motorola Moto Z3.

Celular com 5G no mercado internacional

No mercado internacional as marcas de celular estão praticamente em uma corrida para ver quem chega à frente em termos de conexão com internet 5G.

Samsung

A Samsung é uma das marcas que mais está apostando na tecnologia, e lançou três modelos com suporte à rede. São os top de linha Galaxy S10 5G, Galaxy Fold – primeiro dobrável da empresa – e Galaxy Note 10. A sul-coreana também apresentou o primeiro modelo intermediário que irá funcionar com conexão 5G, o Galaxy A90. Ainda não foi anunciada a data do seu lançamento.

Huawei

Outra fabricante asiática que está investindo na evolução da internet móvel é a chinesa Huawei. A marca lançou o Mate 20X 5G e anunciou o novo Mate X 5G, que ainda não começou a ser comercializado, porém já mostrou resultados surpreendentes em testes de conexão com a nova rede.

Xiaomi e LG

O mercado da China também recebeu o modelo Mi Mix Alpha da Xiaomi, que apresentou ainda a inovadora tela surround, que abraça todo o aparelho. No entanto, quem emplacou com o celular com 5G mais vendido na Ásia até o momento foi a LG. O modelo LG V50 ThinQ conquistou os usuários com sua tela dupla de alta performance e ótimos resultados em conexão.

Vale a pena comprar um celular com 5G?

Com a iminência de que os celulares com 5G comecem a chegar ao Brasil a qualquer momento, surge a dúvida de se vale a pena a compra de um desses aparelhos. É possível que os smatrphones com suporte à nova rede cheguem ao país antes mesmo de a tecnologia estar liberada para o uso comercial, por isso é importante avaliar o investimento.  

A Samsung já apresentou o seu primeiro modelo intermediário com conexão 5G, e a Xiaomi também anunciou que irá lançar aparelhos dessa categoria em breve. Ainda assim, a estimativa é de que os primeiros smartphones compatíveis cheguem ao Brasil com preços altos. Isso também se deve ao fato de que suas configurações, em geral, são bastante avançadas.

Se a decisão de comprar um celular com 5G não estiver ligada exclusivamente a este recurso, pode valer a pena adiantar-se e estar preparado para usufruir da tecnologia assim que ela entrar em funcionamento. No entanto, o tema ainda sofre muitas especulações de mercado e pode passar por mudanças até que esses aparelhos comecem a aparecer nas prateleiras do Brasil.

Gosta de ler artigos sobre tecnologia e quer estar bem informado sobre as últimas novidades? Fique ligado nos conteúdos exclusivos do blog Compara Plano.

celular com 5G