Realidade virtual: 5G poderá alavancar a tecnologia

A Realidade Virtual (VR) é uma ambição tecnológica que circula entre os estudiosos das combinações entre sistemas de vídeo e a computação há muitos anos. Na última década essa tecnologia tem se desenvolvido e atingido patamares impressionantes, sendo aplicada principalmente na indústria de jogos eletrônicos.

Entretanto, o que pode realmente elevar a qualidade da realidade virtual a um nível que alcance diversos segmentos de consumidores é a chegada da internet 5G.

Neste artigo você confere porque a nova geração de internet pode ser o empurrão necessário para que o uso em massa da VR seja possível na sociedade. Além disso, saiba quais os avanços e benefícios dessa tecnologia.

Leia também: O futuro está cada vez mais perto com o veículo autônomo

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é a Realidade Virtual?

A realidade virtual trata-se de uma tecnologia que utiliza imagens tridimensionais ou em 360º criar uma aparência de um ambiente virtual. A pseudo realidade é criada através do uso de alguns aparelhos, em especial os óculos de realidade virtual.

Fones de ouvidos e luvas com sensores também são exemplos de dispositivos que podem ser utilizados para aprimorar ainda mais a imersão. Existem ainda algumas diferenciações:

  • Realidade virtual simulada: O conceito clássico onde são utilizados dispositivos que simulem um uma realidade que faz com que o usuário se sinta em um mundo virtual.
  • VR de projeção: Nessa modalidade o usuário não está inserido no mundo virtual mas consegue interagir com objetos e personagens virtuais.
  • Realidade aumentada: É a integração de informações e objetos virtuais ao ambiente real.

Movimentando a cabeça e as mãos a pessoa consegue explorar o ambiente criado pela realidade virtual. Dessa forma, a tecnologia tem sido amplamente utilizada no mercado de jogos eletrônicos. Games de corridas, de terror, simuladores de avião e jogos que colocam o usuário na pele do personagem principal são alguns dos exemplos que fazem sucesso.

Para além dos videogames, a realidade virtual já tem alcançado campos como o turismo, com a reprodução de locais de visitação de forma virtual, e o jornalismo, através de experiências testadas por profissionais e empresas de mídia como fotos e vídeos em 360º.

Leia também: Por que a Internet dos Sentidos vai mudar a tecnologia?

O que é o 5G?

Ao longo da história de desenvolvimento da internet, cada geração de internet móvel foi idealizada com um objetivo específico buscando progredir a partir do ponto da geração anterior.

O 2G conseguiu garantir melhores chamadas de voz, a internet 3G abriu as portas para a transmissão de dados e o 4G ampliou essa transmissão possibilitando um fluxo ainda maior de troca de informações.

A internet 5G vem mirando em propósitos como a velocidade e a ampla rede de dispositivos conectados. Essa nova geração tem como característica uma latência muito mais baixa. Isto é, o tempo de resposta entre um comando dado a um dispositivo, a transmissão dessa informação e a execução desse comando é extremamente curto.

Toda essa velocidade vai permitir a conectividade entre inúmeros aparelhos. De acordo com o relatório Visão da Indústria Global (Global Industry Vision), feito pela Huawei, em 2025 nós deveremos alcançar 100 bilhões de dispositivos conectados. E isso não se resume a smartphones.

Robôs domésticos, drones, carros autônomos: tudo estará interligado. Essa é a internet das coisas (IoT) um conceito com diversas aplicações que já são feitas atualmente. Aqui no blog do Compara Plano já tratamos sobre a internet das coisas em um artigo específico sobre o assunto.

Leia também: Saiba por que a internet 5G é uma nova revolução

5G no Brasil

Ainda que os testes com a tecnologia 5G já tenham sido feitos no Brasil por operadoras como a TIM e a Claro, pensar essa tecnologia operando em larga no Brasil pode ser um cenário ainda distante. Isso porque, na realidade, nem sequer a quarta geração de internet foi completamente implementada por aqui.

Mesmo que o processo de difusão do 4G esteja em curso e bem adiantado em grandes cidades, o 3G ainda é a conexão que predomina no país.

As operadoras de telefonia e internet aguardam por aqui a liberação do leilão de frequências coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O lançamento do edital com as regras estava previsto inicialmente para final de 2019, foi adiado para março de 2020 e agora deve ocorrer apenas em 2021.

Definir as regras para o edital é apenas o primeiro passo. O documento ainda passará por uma consulta pública de 45 dias e, em seguida, deve ser encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão começa só após essa aprovação.

Leia também: Leilão do 5G é adiado pela Anatel para 2021

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Qual a relação entre a Realidade Virtual e o 5G?

Já abordamos as definições de realidade virtual e 5G. Agora, qual a relação entre essas tecnologias? A grande velocidade e baixa latência prometidas pela quinta geração de internet serão fatores essenciais para que a realidade virtual seja impulsionada e a experiência do usuário com essa tecnologia dê um verdadeiro salto.

Além disso, uma conexão com maior estabilidade também é importante para o uso da VR em grande escala.

Na indústria dos jogos eletrônicos, por exemplo, uma conexão instável é especialmente ruim quando estamos falando de realidade virtual. E o uso em massa dessa tecnologia é uma demanda que não pode ser suprida pela rede 4G.

Além disso, outro segmento que deve se beneficiar ainda mais da realidade virtual e da realidade aumentada após a chegada do 5G é o varejo online. Segundo a consultoria Gartner, mais de 100 milhões de consumidores devem fazer compras em lojas digitais que utilizam a realidade virtual ou a realidade aumentada na experiência do cliente.

Ainda de acordo com a Gartner, 46% dos varejistas pretendiam implantar até 2020 sistemas baseados em AR ou VR para atender seus clientes digitalmente. Entretanto, para isso é necessário que a rede 5G esteja operante.

Os benefícios da imersão com a realidade virtual para o varejo online incluem, por exemplo, a redução de custo em determinados processos e uma melhor compreensão e visualização dos produtos por parte dos clientes.

Leia também: As tecnologias digitais imersivas já são uma realidade

Realidade virtual: o futuro já chegou

Entendeu como a realidade virtual estará cada vez mais presente nas nossas vidas? É uma tecnologia que pode ser aplicada em qualquer área da economia e está revolucionando as relações entre empresas e consumidores. Além disso, com a chegada do 5G, esse impulso será ainda maior.

Aqui no blog do Compara Plano você encontra novas publicações todos os dias com dicas, notícias, análises e curiosidades sobre o mundo da internet e da tecnologia.

Além disso, veja também nossa seção de materiais ricos onde você encontra uma série de e-books gratuitos para fazer download. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat