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Aprenda a usar o WhatsApp Business

Já falamos aqui no blog como o brasileiro ama as redes sociais. Passamos mais de 3 horas conectados por dia apenas nelas, segundo pesquisa da Hootsuite e We Are Social, de 2018.  E é por isso que elas têm crescido e expandido seu negócio aqui no nosso país. Com isso, surgiu o WhatsApp Business. Você já o conhece?

Por ser uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, sua versão empresarial ganhou muitos adeptos. E, para te ajudar a entender tudo isso, vamos falar sobre como utilizá-lo, todas suas funções e se ele já está dando certo para as marcas que o utilizam. Confira!

Entendendo o WhatsApp Business

Essa é a versão empresarial do WhatsApp, o aplicativo de mensagem que mais utilizamos. Assim como seu coirmão, é também um app disponível de forma gratuita na Play Store e na App Store. Dessa forma, você conseguirá se comunicar com seus clientes de forma mais fácil e segura. Sem a necessidade de usar sua conta pessoal. Isso passa maior credibilidade da sua empresa a clientes e fornecedores.

Por ter a mesma interface do WhatsApp “normal”, fica muito fácil de utilizá-lo, uma vez que já convivemos com o seu manuseio diariamente. Sendo assim, possui as mesmas opções, como enviar mensagens, vídeos, fotos, etc. Além disso, você pode adicionar ao seu perfil informações comerciais sobre seu negócio, tais como endereço ou site.

Uma funcionalidade interessante é que é possível ver estatísticas das mensagens enviadas, quantas foram abertas, quantas foram lidas. Outra vantagem, e o principal diferencial, é poder enviar mensagens em lotes, como, por exemplo, enviar uma promoção para toda sua lista de contatos simultaneamente, sem a necessidade de criação de listas. Além disso, vale ressaltar que você acaba tendo poder para responder rapidamente às dúvidas que venham a surgir.

Com o WhatsApp Business, você pode automatizar suas mensagens, entregando-as para um número maior de pessoas em menos tempo. E, como utilizamos tanto o aplicativo, o retorno também acaba sendo maior do que no contato por e-mail, por exemplo, uma vez que os brasileiros passam mais tempo no Whats do que vendo a caixa de e-mail. Principalmente, porque nem abrimos aqueles de promoções ou novidades com lojas como remetente. Dessa forma, o app consegue expandir seu negócio a números muito promissores.

Ferramentas que automatizam as mensagens e te poupam tempo são sempre uma ótima pedida. Porém, não esqueça de que as respostas devem ser humanas, para aproximar o cliente.

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Como usar o WhatsApp Business?

Primeiro, basta você entrar na loja do seu celular, seja Apple Store ou Play Store, e fazer o download do aplicativo. Assim que o concluir, abra e verifique os termos de uso, depois clique em “concordar e continuar”. Dê permissão para que ele acesse sua agenda de contatos, fotos e arquivos.

Depois, insira o número de celular para que o aplicativo possa fazer a verificação de conta. Caso esse seja o mesmo número do seu WhatsApp pessoal, irá aparecer um aviso sugerindo que você transforme a conta em uma business. Se concordar com essa informação, clique em “avançar”. 

É importante lembrar que o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger não podem ter o mesmo número de celular vinculado. Então, ou você tem dois números – sendo um para cada – ou terá de escolher entre um deles. Para aqueles que tem celular dual chip, essa etapa acaba sendo facilitada.

Uma vez que você recebeu o código de confirmação e deu “ok”, o aplicativo irá te perguntar se você quer restaurar algum backup. Isso é muito útil quando a empresa está trocando de número ou aparelho, e, para não perder as conversas e arquivos anteriores, basta puxar o último backup feito. Seja no próprio celular – quando a troca for apenas de número – ou no Google Drive, por exemplo. Clique em “avançar” e sua conta estará criada. 

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Editar o Perfil Comercial no WhatsApp Business

Como falamos no começo desse artigo, no seu perfil do WhatsApp Business será possível colocar informações muito importantes sobre o negócio, como endereço da loja, descrição com os horários de atendimento, site, etc. Para isso, acesse “perfil” e coloque o nome da empresa, e uma foto – pode ser o logo da marca. 

Você também pode colocar o endereço da sua empresa, basta ir na parte “definir localização no mapa”, e colocar o local do seu negócio. Assim, ficará mais simples de seus clientes encontrarem sua loja. Para definir a categoria da sua empresa, selecione entre as opções pré definidas.

Logo abaixo, você pode montar uma descrição, como o logo da sua marca. E, também, editar o horário de funcionamento, no ícone do lápis, ao lado da opção “horário”. Por último, digite o e-mail da empresa e clique em “salvar”.

Assim como no Instagram, o WhatsApp faz verificações das contas. Você verá três tipos delas. O primeiro é o “verificada”, no qual o Whats está autenticando que a marca existe, e em que aparecerá um ícone de tique verde.

O segundo é “confirmada”, no qual está confirmado que o número da conta é o mesmo da empresa, e irá mostrar um tique cinza no perfil.

E o terceiro é “conta comercial”, que significa que, apesar de utilizar o WhatsApp Business, ainda não está verificada, e terá um ícone cinza com um ponto de interrogação. 

Essas verificações não podem ser compradas ou solicitadas. São feitas pelo próprio aplicativo, baseadas em vários fatores. Deixar o perfil o mais completo possível ajuda a ter a conta confirmada ou verificada.

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Vantagens e diferenciais do serviço

Como usar etiquetas no WhatsApp Business

O WhatsApp Business criou uma maneira para que você organize os contatos e as conversas. Assim, pode separar o cliente do fornecedor, por exemplo. Para criar as etiquetas, basta acessar “configurações” e depois tocar em “etiquetas”.

O aplicativo já traz algumas prontas como “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, etc. Mas, caso você queira, pode criar novas clicando no ícone +. Porém, a cor de cada será escolhida automaticamente.

E, para colocar a etiqueta nas conversas, acesse o menu de três pontos e clique em adicionar uma nova etiqueta. Por fim, escolha a tag, seja uma das prontas que vem no aplicativo ou uma que você criou. É possível trocá-las no mesmo contato quantas vezes for preciso.

Respostas rápidas no WhatsApp Business

Outra vantagem é a possibilidade de ter respostas rápidas, que são aquelas que você usa com mais frequência. Assim, pode enviá-las com mais agilidade. Como exemplo, podemos citar o preço de alguns produtos, prazos de entrega, formas de pagamento, horário de funcionamento, entre outras informações.

Para cadastrar uma delas, acesse o menu de três pontos, vá em “configurações” e depois em “configurações da empresa”. Você irá encontrar três opções: mensagem de ausência, saudação e rápidas. Clique no ícone de + e adicione a frase que desejar, podendo-se até incluir emojis. Você pode adicionar atalhos, como /formadepagamento, por exemplo.

É interessante também acrescentar uma mensagem para ausência e saudação, mostrando para seus clientes que você já encerrou o expediente ou já está pronto para atendê-los. 

Estatísticas do fluxo de mensagens

Outra grande vantagem é poder analisar as métricas das mensagens enviadas pelo WhatsApp Business. Com esses dados, você consegue saber no que está acertando e no que está errando, sabendo quantas mensagens foram entregues, quantas foram abertas e quantas foram lidas. 

Para ver essas métricas, acesse o menu de três pontos, clique em “configurações”, “configurações da empresa” e por último em “estatísticas”.  Nessa parte, você verá todos os dados das mensagens que enviou e recebeu. São informações básicas, mas que podem ajudar muito seu negócio.

Porém, essa parte ainda não está disponível para a versão web. Sendo assim, você só poderá acessá-la pelo smartphone. Outro ponto negativo é o fato de não conseguirmos filtrar por datas. O que você verá é a soma de todas as mensagens juntas. Isso pode ser ruim, se você não fizer um registro mensalmente dos dados, pois podem acabar se perdendo no fluxo de informação.

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Agora que você já sabe como utilizar o WhatsApp Business, pode implementá-lo no seu negócio. Não esqueça de sempre dar uma resposta ao cliente e ir avaliando suas métricas!

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