Pular para o conteúdo

Estudo aponta a melhor internet 4G do Brasil

melhor internet 4g

Quando se fala em internet móvel, a primeira coisa que vem a cabeça é: qual é a operadora que tem a melhor internet 4G? Afinal, não queremos ficar offline bem na hora que chamamos um táxi de aplicativo móvel ou estamos enviando um e-mail importante.

A Opensignal, empresa de análise móvel especializada em quantificar a experiência, divulgou em julho de 2019 o resultado da pesquisa das principais operadoras no Brasil. Este estudo contempla a análise da qualidade de desempenho de 5 itens:

  • disponibilidade do 4G;
  • experiência de vídeo;
  • velocidades de download;
  • velocidade de upload;
  • latência.

A OpenSignal testou mais de 1 milhão de aparelhos entre os dias 1º de março e 29 de maio de 2019. Assim como em 2018 houve um investimento muito grande no sinal 4G. Isso aumentou significativamente a disponibilidade da rede devido à expansão da frequência de 700 MHz porque ela melhora a entrada de sinal. Assim, era de se esperar que em 2019 as operadoras tivessem um desempenho melhor.

A Claro foi a líder em mais avaliações e, portanto, ocupa o posto de melhor internet 4G no Brasil, seguida pela TIM. A Oi teve a pior performance em todo o estudo. Mas todas as operadoras melhoram o desempenho de 2018 para julho de 2019.

Confira mais detalhes do estudo e saiba como as operadoras se posicionaram em cada um dos itens estudados.

Qual a melhor internet 4G do Brasil

Em 2018, na pesquisa divulgada em janeiro de 2019 pela Opensignal, a Claro foi líder de 4 dos 5 quesitos. Neste ano, no estudo divulgado em julho, a Claro aparece de novo em primeiro lugar. Porém, desta vez ela está liderando a performance em 3 dos 5 itens analisados. Enquanto isso, a TIM conquistou seu espaço e a Oi teve o pior desempenho.Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Fonte: Opensignal

Entenda o que é cada um dos quesitos estudados e como funciona a avaliação de cada um deles:

Disponibilidade 4G

A disponibilidade do 4G no estudo, segundo a Opensignal, considera a quantidade de tempo que um usuário consegue permanecer conectado na internet 4G sem perder qualidade e estabilidade de sinal.

Nesta última pesquisa, a TIM, operadora brasileira com maior área de cobertura de 4G, se destacou atingindo 82,4% do tempo com 4G disponível comparado a 78,6%, alcançado em 2018. Em seguida apareceram a Vivo e a Claro, enquanto a OI ficou na última posição.Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Disponibilidade 4G

Comparado ao ranking da pesquisa divulgada em janeiro de 2019, todas as operadoras evoluíram na disponibilidade do 4G em função da liberação da frequência 700 Mhz e expansão do alcance da conexão 4G.

Leia também: Quando a internet 5G chegará no Brasil?

Experiência de vídeo

A avaliação da experiência de vídeo é medida em pontos em uma escala de 0 a 100, onde de 0 a 40 pontos é Ruim; de 41 a 59 pontos é Razoável; de 60 a 69 pontos é Bom; de 70 a 79 pontos é Muito Bom e de 80 a 100 pontos é Excelente.

A experiência de vídeo avalia se, ao ser transmitido para um usuário, ele tem o tempo de carregamento curto e baixo número de interrupções. Comparando os resultados de janeiro e julho, a Onesignal afirma que a qualidade de vídeo no Brasil vem melhorando. Isso tem ocorrido porque houve aumento da frequência e otimização de conexões 4G para vídeo.

claro é melhor internet 4gResultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Experiência de Vídeo

Nesta pesquisa, a Claro apareceu como a única operadora com boa performance, se mantendo como a melhor internet 4G para experiência em vídeo, com 56,9 pontos (Razoável), seguida pela Tim e pela Vivo, que conseguiu conquistar 4 pontos a mais desde a última pesquisa, mas também com pontuação na escala Razoável. A Oi aparece novamente com a pior performance.

Leia também: 4G em São Paulo é a mais rápida da América Latina

Velocidade de download

O download é quando baixamos algum conteúdo da internet. A pesquisa mostra a que velocidade isso acontece quando usamos a conexão 4G. O estudo mede as redes 3G e 4G, o que acaba puxando a média para baixo. Isso porque a velocidade no sinal 3G é bem menor.

Os resultados desde a última pesquisa sobre a melhor internet 4G se mantiveram parecidos, com a Claro mostrando a média de velocidade de download mais alta, em 19,8 Mbps, seguida pela Vivo com 14,2 Mbps ( mais de 5 Mbps a menos). Todas as operadoras melhoraram a velocidade de download, mas nenhuma delas conseguiu alcançar a líder, Claro. A Oi, mais uma vez, ocupa a lanterna com 8,6 Mbps.

Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Velocidade de Download

A melhoria na velocidade de download de todas as operadoras acontece porque a medida que o 4G fica mais acessível, o usuário pode encontrar conexões 4G mais rápidas que melhoram esta velocidade.

Velocidade de upload

A velocidade de upload mede a velocidade para subir arquivos para a internet, como publicar fotos e conteúdos nas redes sociais.

A Claro também se manteve na liderança nesta avaliação com 6,4 Mbps, com diferença de mais de 1,5 Mbps da Vivo e da TIM, que vêm logo em seguida, quase empatadas. Mesmo a TIM tendo sido a que mais evoluiu, a Claro aparece bem à frente das concorrentes. A Oi permanece com o pior desempenho, com 2,9 Mbps.

Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Velocidade de Upload

Comparado ao download, a velocidade de upload é sempre menor. Mas isso tem se tornado cada mais importante para quem navega nos aplicativos móveis.  As redes sociais, chats e vídeos exigem cada vez mais qualidade deste recurso. Além disso, a criação de conteúdo tem crescido significativamente entre as pessoas mais conectadas.

Latência

Latência é o tempo de resposta que um pacote de dados leva para ir de um ponto ao outro. Neste estudo, todas as operadoras apresentaram crescimento entre janeiro e julho. Porém, desta vez há um novo líder no ranking. A TIM ultrapassa a Claro nesse quesito com 60,9 milésimos de segundo (ms), cerca de 0,06 segundos, a Claro fica em segundo lugar com 2 ms a menos.

operadoras de internet

Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Latência

O tempo de resposta pode variar bastante de região para região. Por isso, a Onesignal sinaliza que consumidores do Sudeste e Sul, como São Paulo e Porto Alegre tendem a experimentar tempo de resposta inferior a 60 ms. Já no Norte e no Nordeste a latência variou de 90 a 100 ms. Essa diferença se dá pela infraestrutura de fibra óptica mais concentrada no Sul e Sudeste do país.

Como foi realizado o estudo

A Opensignal analisou 24 das maiores cidades brasileiras para traçar a média do país. Também foi realizado um estudo isolado das cidades principais. Segundo a pesquisa, a experiência de vídeo trouxe divergências entre Claro e Vivo nos centros urbano. A latência foi diferente em todo o território devido a fibra óptica.

O estudo traz os resultados por cidade pesquisada e para saber mais basta acessar a pesquisa da Opensignal. O levantamento foi feito nas cidades: Aracaju, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, São Bernardo do Campo, São Luís e Teresina.

Agora você já sabe como cada operadora performa nos principais quesitos que definem a melhor internet 4G. Assim, fica fácil escolher a melhor operadora para navegar com tranquilidade. 

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro de todas as novidades no mundo tecnológico e da telecomunicação no blog do Portal Compara Plano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *