O Google Pay é um desses aplicativos que nos fazem ter certeza de que os smartphones estão tomando definitivamente a função de executar tarefas do nosso cotidiano. Com ele é possível pagar contas em lojas online e físicas de maneira prática e segura. A plataforma é uma versão virtual das tradicionais carteiras e armazena dados bancários de débito e de crédito para uso em compras de diversos tipos. Ficou curioso sobre como funciona esse sistema de pagamentos? Confira todos os detalhes nesse artigo!
Carteiras virtuais
As e-wallets, em português carteira virtuais, já são bastante populares em países como Japão e Estados Unidos. Na América Latina o seu uso ainda é pequeno, alcançando somente 4% em estabelecimentos físicos e cerca 16% em lojas virtuais. Porém, o desenvolvimento dos métodos de segurança e o surgimento de aplicativos como o Google Pay, aproximam os usuários cada vez mais desta tecnologia.
Um relatório da empresa Global Payment Reports mostra a previsão de crescimento gradativo para os próximos anos na região. Segundo o estudo, nos países latino-americanos até 2022 o uso das carteiras virtuais em lojas físicas deve saltar para quase 10%, enquanto no comércio eletrônico deve ultrapassar os 18%.
Leia também: Conheça o Google Fit, o aplicativo de saúde do Google
Documentos digitais
A digitalização de documentos básicos, como carteira de motorista, de trabalho e identidade também está ajudando a tornar realidade a ideia de substituir a carteira tradicional pela virtual.
No Brasil, a CNH e a carteira de trabalho já possuem versões que pode ser utilizadas diretamente nos dispositivos móveis. Nós falamos sobre isso em outros dois artigos do nosso blog. Veja como funciona a CNH digital. E confira todos os detalhes para ter a sua carteira de trabalho no celular.
Um projeto do Governo Federal também pretende viabilizar em breve o novo Documento Nacional de Identidade (DNI). O RG digital será um registro único com acesso por aplicativo próprio e irá reunir os dados de diversos documentos físicos em um só lugar.
Vantagens das carteiras virtuais
A segurança está entre as principais vantagens das carteiras virtuais, tanto para consumidores quanto para comerciantes. Enquanto as usuários têm suas informações protegidas por criptografia e códigos de software privado, os estabelecimentos estão mais protegidos contra fraudes. Além disso, esta forma de pagamento não compartilha com os estabelecimentos o número real de nenhum cartão do usuário.
Outro benefício das e-wallets é o preenchimento automático de formulários de pedidos em sites de compras. Os dados do usuário estão salvos na carteira e são inseridos automaticamente nos campos da página ao selecionar este método de pagamento. Esta ação simples gera eficiência e conforto no momento da transação.
Tecnologia Google Pay
As carteiras virtuais para smartphones como a Google Pay, em geral, utilizam a tecnologia Near Field Communication (NFC), que em português significa comunicação por campo de proximidade.
O sistema permite a troca de dados sem fio entre dois dispositivos que sejam compatíveis. Este é um recurso similar ao Bluetooth, porém não necessita de pareamento entre os dispositivos, bastando ativar a função.
O NFC facilita a finalização de compras em lojas físicas porque efetiva o pagamento com a simples aproximação dos dois aparelhos a cerca de 10 centímetros.
O processo é feito através da geração de um link a curta distância em frequência de rádio e isso o torna muito rápido. Também é seguro por não permitir que um terceiro aparelho intervenha na transação.
O que é o Google Pay
O conceito de carteira virtual do Google começou com dois aplicativos, o Android Pay e o Google Wallet que eram nativos do sistema Android. Em 2018, no entanto, a empresa decidiu unificar esses sistemas e reunir as funções de armazenamento de dados e tecnologia de pagamento em um único aplicativo.
O Google Pay armazena dados de pagamentos do usuário de forma segura e oferece a possibilidade de pagamento por NFC em diversos estabelecimentos online e físicos que utilizem esta tecnologia.
A plataforma tem suporte a bancos e empresas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Unibanco, Banrisul, Neon, entre outros. Também é possível vincular ao serviço cartões de seguradoras, de programas de fidelidade e cartões presentes de diversas redes de varejo.
Para fins de controle e informação, a versão dos cartões cadastrados podem ser acessadas diretamente no app, que ainda disponibiliza um extrato detalhado de todos os pagamentos realizados.
O aplicativo está disponível somente para sistemas operacionais Android. Os usuários do iOS possuem outro serviço próprio da marca, o Apple Pay.
Como se cadastrar no Google Pay
O primeiro passo para começar a utilizar o Google Pay é baixar o aplicativo gratuitamente na Play Store e fazer login com a sua conta Google. A plataforma irá identificar automaticamente os dados de pagamento que você já tenha salvo e confirmar que deseja migrar as informações.
Nesta etapa inicial você terá ainda a opção de adicionar outro cartão. Ao fazer a escolha de um novo cadastro, o app poderá direcioná-lo ao aplicativo do seu banco, no qual será necessário autorizar o Google Pay como serviço principal de pagamentos.
Cadastro de cartões
Se, ao baixar o aplicativo, você ainda não tiver nenhum dado de pagamento salvo na sua conta Google, basta realizar o cadastro de um cartão de crédito ou débito. Para isso siga os seguintes passos:
- Abra o app e escolha a opção Começar e Adicionar um Cartão
- Em seguida selecione Adicionar Novo Cartão
- Informe os dados solicitados do cartão e prossiga
- Na sequência o app irá pedir seus dados de endereço
- Depois selecione Salvar para finalizar
Adicionar mais cartões no Google Pay
Para incluir outros cartões você deve selecionar a opção Pagamentos no menu inferior da tela inicial da plataforma. Nesta parte, irá aparecer o cartão principal selecionado como padrão e você verá a opção +Forma de Pagamento. Ao selecionar esta alternativa você será direcionado para a mesma tela de cadastro utilizada no item anterior, e, aí, basta seguir os mesmos passos.
Vale ressaltar que, mesmo entre os bancos e empresas parceiras, nem todos os cartões possuem suporte para pagamentos com a ferramenta do Google. Por isso, em caso de qualquer dúvida, você deve entrar em contato diretamente com a entidade financeira.
Cartões de débito
No Brasil, o uso de cartões de débito para pagamentos online com a carteira virtual do Google foi liberado em outubro deste ano de 2019. Até então era possível utilizar somente cartões de crédito. A alternativa elimina a necessidade de pagar compras no comercio eletrônico com boleto quando o usuário não deseja utilizar o crédito.
Como pagar com o Google Pay
Em lojas virtuais ou marketplaces, como os do Facebook e do Instagram, é bastante simples. Você deve selecionar o serviço do Google como forma de pagamento quando essa opção estiver disponível ao finalizar suas compras.
Em lojas físicas é necessário primeiro que você confira se o estabelecimento possui pagamento por NFC e se aceita Google Pay. Assim como costumávamos fazer com algumas bandeiras de cartão de crédito, quando esse serviço ainda estava começando a se popularizar.
Em caso positivo, desbloqueie o seu smartphone e o aproxime da máquina de pagamentos, exatamente como você faz com o cartão físico. Não é necessário abrir o aplicativo.
Em seguida a plataforma enviará ao celular uma notificação confirmando o pagamento com todos os dados da compra. Esse registro estará gravado no app para você acessá-lo sempre que precisar.
Gosta de estar bem informado sobre o universo da tecnologia? Fique ligado no blog Compara Plano e leia muito mais conteúdos. Nesse outro artigo, por exemplo, listamos os melhores sites para fazer compras online. Confira!