CNH Digital: saiba como ter a sua em 20 minutos

CNH Digital

Já pensou em dirigir sem a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não ser multado por isso? De fato, isso se tornou possível em todo o território nacional depois de abril de 2018, com o lançamento da CNH Digital.

A CNH Digital substitui o documento físico, trazendo então mais facilidade para todos os motoristas brasileiros, reduzindo a burocracia. É possível tirar a sua CNH Digital pelo seu smartphone, sem precisar se dirigir até o Detran ou utilizar algum certificado digital e ela também pode ser utilizada como documento de identificação. 

Eu posso ter a minha CNH na versão Digital?

Todos que possuem uma CNH emitida a partir de maio de 2017 e com um QR Code na parte interna do documento, podem ter a versão digital da CNH. Para isso, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Google Play ou App Store e realizar um breve cadastro no Portal Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) ou então no gov.br. Após fazer o cadastro, o aplicativo realizará uma leitura do código e uma verificação biométrica facial, a partir da câmera do seu celular, para efetivar a emissão da sua CNH Digital.

Leia tambémRG digital: como será o DNI brasileiro

Confira o passo a passo para tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação Digital:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular. 
  2. Caso você já possua uma senha, na tela inicial, escolha Entrar com Portal Denatran. Se for o seu primeiro acesso, clique em Entrar com gov.br;
  3. Faça o seu cadastro, informando seus dados pessoais e depois crie uma senha;
  4. Aceite os Termos de Responsabilidade e valide o seu cadastro via SMS ou e-mail;
  5. Após validar o seu cadastro, volte na tela inicial do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
  6. Insira seu CPF e sua senha e clique em Avançar;
  7. Ao entrar na tela principal do aplicativo, clique no ícone + no canto superior direito da tela e selecione a opção CNH Digital;
  8. Selecione a opção Validação pelo celular. Dessa forma você poderá prosseguir, sem precisar de um certificado digital. Depois, clique em validar utilizando o celular para confirmar;
  9. Autorize o acesso do app à sua câmera, depois escaneie o QR Code impresso na parte interna da sua CNH. O aplicativo fará a leitura automática do código;
  10. Sendo assim, o próximo passo é realizar a biometria facial. Para isso, clique em Avançar na próxima tela;
  11. Clique em OK para iniciar e siga os passos indicados pelo aplicativo: primeiro você deve fechar o olho esquerdo, depois o direito e por fim, dar um sorriso à câmera;
  12. Insira o seu número de celular e clique em Concluir;
  13. Você deverá criar uma chave de acesso com quatro dígitos, que será solicitada sempre que acessar a sua CNH Digital. Você deverá inserir o código duas vezes e clicar em Cadastrar chave;

Pronto, seu documento está disponível em seu celular!

Sua CNH agora possui a versão digital e está cadastrada no seu celular. Para visualizá-la, selecione o item que acabou de cadastrar na tela inicial do aplicativo, em seguida, deslize o carrossel para o lado, e você encontrará também a parte interna do seu documento e o QR Code cadastrado.

Sempre que você reiniciar o celular, ou abrir o aplicativo da sua Carteira Digital de Trânsito, você deverá digitar a sua chave de acesso. 

Leia também: Carteira de trabalho digital: saiba quais as vantagens

Vantagens em utilizar a CNH Digital

Num mundo totalmente conectado, onde os smartphones estão sempre ao alcance da mão, armazenando todas as nossas informações, utilizar um documento digital vai tornar o seu dia a dia muito mais prático, pois dispensa o documento físico. Dessa forma, você nunca mais será multado por dirigir sem o seu documento. 

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Falando em praticidade, o aplicativo permite que você exporte a sua CNH em formato PDF autenticado, ou seja, o documento de identificação é válido para qualquer órgão público ou privado.

A versão digital também é muito segura, pois todos os dados são criptografados e assinados digitalmente, dessa forma, eles se tornam livre de fraudes e falsificações. 

Principais dúvidas sobre a CNH Digital

Ficou com dúvidas quanto a versão digital de sua CNH? Separamos as principais perguntas e repostas para você! 

A CNH impressa será totalmente descontinuada?

Não, a CNH tradicional continuará sendo impressa e válida como um documento. Sendo assim, a versão digital passa a ser uma opção, não sendo obrigatória. 

A CNH Digital é segura quanto a falsificação e fraudes?

O documento digital possui um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema de criptografia que garanta a validade da sua CNH, portanto a sua autenticidade pode ser comprovada pelo certificado digital do Detran ou pelo QR Code. 

Além do QR Code a Carteira Nacional de Habilitação Digital também possui:

  • Certificado digital do Detran local, no padrão do ICP Brasil, que confere ao documento validade legal;
  • Cadastramento presencial ou com uso de certificado digital;
  • Cadastro de senha forte no portal do Denatran, para permitir a atualização de dados cadastrais;
  • Uso de senha simples para consulta e exportação de informações.

Quem possui a carteira provisória pode utilizar a CNH Digital?

Sim. A CNH Digital também está disponível para condutores que possuem a carteira provisória, sendo assim, basta seguir as mesmas instruções do passo a passo para se cadastrar. 

Posso ter a minha CNH Digital em dois celulares?

Não. Você deverá manter a sua CNH Digital em um único aparelho. Portanto, se você fizer a autenticação da versão digital da sua CNH em um segundo aparelho, a autenticação do primeiro será desconectada automaticamente. 

Posso manter a minha CNH Digital e a do meu cônjuge no meu smartphone?

Não. Só é possível manter uma CNH Digital em cada dispositivo. Aliás, também não é possível ter o documento digital autenticado em mais de um dispositivo móvel. 

O agente de trânsito pode não aceitar a minha CNH Digital?

Não, pois a Carteira Nacional de Habilitação impressa e a Digital possuem a mesma validade e ambas devem ser aceitas. Portanto, se o agente de trânsito não a aceitar, você deverá registrar uma ocorrência no órgão de trânsito correspondente ou procurar o Denatran. 

O que acontece se minha CNH for cassada ou suspensa?

O aplicativo reflete a situação atual da sua CNH. Portanto, se ela estiver cassada ou suspensa, ela não aparecerá no aplicativo. 

Posso utilizar minha CNH Digital como documento de identificação?

Sim. Você pode utilizar a sua Carteira Nacional de Habilitação Digital como documento de identificação, inclusive para embarque em vôos domésticos. Além disso, vale lembrar que desde junho de 2018 ficou estabelecido que a data de validade da carteira refere-se apenas à habilitação para dirigir, portanto, a CNH impressa ou Digital permanecem válidas como documento de identificação, mesmo que vencidas. 

 É preciso pagar alguma taxa para utilizar a versão digital da minha Carteira Nacional de Habilitação?

Embora no lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Digital alguns Estados estivessem cobrando uma taxa, agora é possível ter o seu documento digital gratuitamente. 

Gostou do conteúdo? Então confira mais dicas e informações sobre tecnologia no blog Compara Plano! 

O que você achou disso?

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *