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Empiricus publica vídeo com pedido de desculpas da Bettina

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Empiricus

Não tem quem não se lembre do caso da Bettina e a peça publicitária da empresa Empiricus que viralizou em março de 2019. Em um vídeo no YouTube, a empresa Empiricus Consultoria e Negócios lançou uma campanha que tinha como protagonista Bettina Rudolph. Nele, Bettina dizia “Oi, eu sou Bettina, tenho 22 anos, e R$ 1,042 milhão de patrimônio acumulado”.

A informação que parecia muito mais duvidosa do que real, acabou sendo alvo de repercussão.

A protagonista acabou virando meme e a empresa foi multada pelo Procon em R$ 58,2 mil por publicidade enganosa divulgada nas redes sociais.

Além disso a notificação do Procon era em razão de como havia multiplicado a quantia que teria sido obtida através de investimentos na Bolsa de Valores.

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O pedido de desculpas da Bettina

A Empiricus logo depois da repercussão, lançou um vídeo de esclarecimento, explicando a situação e a proposta da empresa ao veicular a propaganda. No vídeo, Bettina escutava alguns comentários da web, e ao final fazia um breve esclarecimento.

Desde então se passaram seis meses, a empresa reapareceu em outubro, agora com um vídeo de desculpas. No qual, com objetivos explícitos de cunho publicitário, Bettina faz um pedido de desculpas pela forma equivocada que falou no vídeo produzido em março.

Mas, afinal, quem é a Empiricus?

A Empiricus é uma empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro e de ideias de investimentos.

Ela foi fundada em 2009 e tem como sede a cidade de São Paulo. Seu negócio funciona através de venda de relatórios com recomendações de investimento.

A Revista Online Exame, em 2017, divulgou que a empresa possui uma equipe de analistas e produz 25 tipos de planos — diários, mensais ou semanais — com estratégias para ganhar dinheiro na bolsa, na renda fixa, no mercado de câmbio e até mesmo no segmento de moedas virtuais.

Todos têm três modalidades de assinatura: anual, trienal e vitalícia. O pacote mais barato custa R$ 16; o mais caro, que dá acesso vitalício a todos os relatórios da empresa, é vendido por R$ 50.400.

Além disso, esses relatórios têm gerado uma receita impressionante de lucro para a empresa. Ao adotar um marketing agressivo e aumentar o número de vendas de relatórios, a empresa tem crescido ano a ano. Desde 2014, subiu de 30 mil clientes para 180 mil em 2017.

Em relação ao faturamento, arrecadou R$ 200 milhões em 2017. A empresa possui em sua equipe analistas que passaram por diversos bancos, dentre eles, oriundos do BNP Paribas, HSBC e Itaú. Isso garante uma equipe especializada no ramo de negócio.

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O que foi o caso Bettina

Bettina é funcionária da empresa Empiricus. Mas, antes de trabalhar em São Paulo, onde está localizada a empresa, fez Administração na Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Em abril de 2019, Mônica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo, havia divulgado em sua coluna que o “caso Bettina” teria rendido uma multa de 9 milhões. A verdade é que a Empiricus foi notificada a pagar 58,2 mil reais, pela propaganda enganosa. Com a possibilidade de pagamento de R$ 40.768,00, se for paga à vista.

Na propaganda, Bettina Dick Rudolph, alegou que, em apenas três anos, acumulou um patrimônio equivalente a R$ 1 milhão com um investimento inicial de apenas R$ 1.520.

Segundo a protagonista, em entrevista à Revista Veja, ela realmente tinha investido R$ 1.520, mas para conquistar todo este patrimônio também contou com investimentos de seu salário em empregos passados, bem como doações advindas da família.

Para o Procon, a propaganda foi de fato enganosa e não acatou a defesa de Bettina, devido ao anúncio induzir o espectador a ter uma falsa compreensão dos fatos.

Mesmo assim, a Empiricus afirmou ter explicado de forma clara na propaganda e que direcionou àqueles que viram o conteúdo a um curso de educação financeira.

Análise do Procon

Com isso, segundo a coluna na Folha de S. Paulo, o Procon afirmou que “a garantia de resultados de investimentos dada pela empresa ‘demonstra-se enganosa e capaz de induzir o consumidor a erro’”. Além disso, se a empresa vier a produzir propagandas semelhantes poderá ser multada de fato por R$ 9 milhões e ter outras penalidades, como ter suas atividades suspensas.

O comercial original, publicado em março, foi suspenso pelo Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Isso aconteceu em abril, após toda a polêmica envolvendo os vídeos da empresa de assuntos financeiros. Além desse, outros cinco comerciais da empresa também foram suspensos pelo mesmo conselho. A empresa alegou que “havia retirado a propaganda do ar por questões estratégicas”, mas foi em razão de suspensão.

O posicionamento da empresa Empiricus foi publicado no blog Antagonista, associado à empresa de anúncios financeiros. Você pode conferi-lo abaixo:

A Empiricus comunica que foi notificada sobre uma multa de R$ 40 mil reais encaminhada pelo Procon, sobre a qual ainda cabe recurso. A empresa lamenta a divulgação sensacionalista de informação errônea de que teria sido multada em R$ 9 milhões. Por fim, a Empiricus reforça que a peça em questão direcionou os interessados para um curso gratuito de educação financeira, feito por uma equipe de 32 especialistas”.

Só nos resta responder em formato de meme:

Memes sobre o caso da Bettina

O grande motivo da repercussão do caso da Bettina, para viralizar como meme, talvez esteja familiarizado com a questão de privilégio.

A peça publicitária reacendeu a discussão sobre essas questões, reacendendo a imagem de privilégios de mulher branca, classe média alta, que, neste caso, pôde contar com a ajuda da família para ficar milionária.

Por isso, alguns memes foram criados fazendo alusão às falas de Bettina.

No post “O que são memes e como usá-los” falamos sobre o caso de Bettina e demos exemplos com alguns memes. Veja a seguir outros que fizeram sucesso com o caso Bettina:

Ou esse como cálculo do patrimônio da Bettina:

https://twitter.com/luigebribeiro/status/1106667320838144001?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1106667320838144001&ref_url=https%3A%2F%2Fcomparaplano.com.br%2Fblog%2Fmemes%2F

Sendo um conteúdo tão duvidoso, com a mensagem de que conseguiu com tão pouco muito e, praticamente, sozinha, a Empiricus entregou um conteúdo pronto para memes.

Apesar de ser um assunto sério é quase uma Fake News em formato de peça publicitária.

Lições do caso

O caso da Bettina serviu de exemplo para que as empresas se comprometam a entregar publicidade com fatos verídicos aos seus clientes. Se o vídeo novo vai viralizar não sabemos. É questão de tempo.

Gostou do nosso post sobre o caso da Bettina? Acompanhe nosso blog Compara Plano, assim que tivermos mais atualizações sobre o caso voltaremos a falar aqui.

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