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Saiba como criar filtros Instagram

Todos os dias surgem novos filtros para o Instagram. O recurso que tornou-se febre personaliza a experiência na rede social, ampliando a interação e o divertimento entre os usuários. Além disso, os filtros expandem as possibilidades de expressão e podem ser utilizados em campanhas, eventos e divulgação de marcas. Quer saber como criar filtros Instagram? Então, continue a leitura!

Como funcionam os filtros do Instagram?

Antes de explicar como criar um novo filtro para o Instagram, é importante saber como funciona a tecnologia que proporciona os diferentes efeitos visuais em vídeos e fotografias.

Talvez você já tenha ouvido falar de realidade aumentada (RA ou AR), não é mesmo? A tecnologia, também chamada de realidade ampliada, ficou bastante conhecida com o jogo Pokemon Go, lançado no Brasil em 2018.

De modo objetivo, a realidade aumentada une ou aplica recursos virtuais em ambientes físicos do mundo real. Em outras palavras, por meio dessa tecnologia é possível criar filtros virtuais que interagem e podem ser sincronizados com elementos físicos.

Pois bem, os filtros do Instagram funcionam a partir dessa tecnologia, criando máscaras nas imagens capturadas pela câmera em tempo real. Esses filtros fazem a leitura facial, e reagem a movimentos específicos como piscar os olhos ou abrir a boca, por exemplo.

No Pokemon Go e em outras aplicações, como em museus e QR Codes interativos, a realidade aumentada projeta novas experiências, misturando elementos virtuais com o mundo real.

Tudo isso, é viabilizado pelo uso de smartphones e softwares avançados, que permitem criar cada vez mais elementos e efeitos sofisticados de realidade aumentada. Assim, para criar filtros Instagram é preciso utilizar um sistema específico, que não é exclusivo para desenvolvedores ou para grandes empresas.

As ferramentas utilizadas são bastante intuitivas, até mesmo para quem não tem tanta familiaridade com programas de criação, não exigindo o conhecimento de códigos. Embora seja possível criar filtros mais avançados e imersivos com o uso de scripts

A seguir explicamos como criar filtros para o Instagram. Confira! 

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Primeiros passos para criar filtros Instagram

Antes de começar a arrastar e aplicar efeitos para criar os seus próprios filtros do Instagram, é preciso planejar o que será desenvolvido. Para isso, é preciso definir a estratégia do efeito, o design, os recursos de interação e as instruções para os usuários. Isso, porque todos os dias surgem diversos efeitos que não ganham alcance ou engajamento, pois não são bem planejados.

Dessa forma, para o seu filtro ter sucesso no Instagram é recomendável definir:

Criar filtros Instagram com o Spark AR Studio

O principal sistema utilizado para o desenvolvimento de filtros para Instagram e também para o Facebook é o Spark AR Studio. A ferramenta oferece uma biblioteca com vários efeitos prontos e elementos personalizados que podem ser adicionados com facilidade ao projeto do novo filtro.

O download do Spark é gratuito, e pode ser realizado tanto para computadores quanto para smartphones. Ao final, o efeito deverá ser carregado e enviado no site da empresa, para ser aprovado pela rede social escolhida.

De fato, inicialmente o processo de criação pode não parecer tão simples para quem não tem tanta familiaridade com programas de edição. Mas, com prática e algumas tentativas, é possível desenvolver filtros originais com maior facilidade.

Isso, porque a utilização acaba sendo bastante intuitiva, e, conforme o usuário vai explorando a ferramenta, vai ganhando familiaridade com os principais recursos para desenvolver os seus próprios filtros.

Além disso, o próprio Spark AR Studio oferece uma série de tutoriais, vídeos e materiais de apoio para auxiliar no desenvolvimento de filtros avançados e originais para o Facebook e o Instagram. 

Como exportar o filtro e submetê-lo para o Instagram

Após desenvolver o seu filtro na ferramenta do Spark AR Studio, basta enviar o efeito para a aprovação da plataforma. O processo é muito simples.

O usuário deve acessar a página Spark Hub e carregar o efeito. Após enviar o arquivo do filtro, serão disponibilizadas algumas opções para configuração, como nome do efeito e destino (se Facebook ou Instagram).

Depois será necessário escolher um ícone para representar o filtro e exportar para a plataforma.

Análise do Filtro do Instagram

Antes de ficar disponível para uso no Instagram, o seu filtro será avaliado e revisado, para garantir que o recurso segue todas as normas da comunidade e que funciona adequadamente.

Após a aprovação, o filtro torna-se disponível na plataforma. Porém, é importante destacar que o efeito não irá aparecer necessariamente na galeria principal do Instagram.

Para isso, é preciso ampliar a visibilidade do efeito. Quanto mais pessoas utilizarem o recurso, mais chances tem de ser destacado pela plataforma. Por isso, é tão importante planejar bem o efeito e ainda pedir o apoio de amigos e até mesmo influencers para divulgar o seu filtro.

Na plataforma do Spark AR Studio são disponibilizadas as informações do filtro, números do alcance e aplicações. Vale lembrar, porém, que a ação não é remunerada pela plataforma, embora as empresas desenvolvam cada vez mais campanhas com realidade aumentada para divulgação de eventos, produtos e serviços.

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Gostou do artigo? Que tal criar o seu próprio filtro para o Instagram? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades para redes sociais e internet. 

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