Pular para o conteúdo

Como desabilitar o correio de voz do seu celular

celular com correio de voz

Você já está cansado de ficar olhando para aquela notificação do seu celular que diz: “você possui uma nova mensagem no correio de voz”? O correio de voz é mais uma das tecnologias antigas e problemáticas que, ao longo dos anos, foram perdendo espaço e gradativamente sendo substituídas por novas alternativas.

Nesse caso, os áudios do Whatsapp tem sido os preferidos por muitos (e odiados por outros!) na hora de enviar uma mensagem mais longa, seja por estar com uma das mãos ocupadas ou simplesmente por preguiça de digitar.

Mesmo que (quase) ninguém faça uso do correio de voz hoje em dia, pode ser que, acidentalmente, alguém deixe a ligação cair na caixa postal e aí você já sabe… O ícone vai ficar aparecendo no seu celular mesmo que não tenha mensagem nenhuma. E, pior ainda, você pode ser cobrado por tentar ouvir o silêncio do outro lado da linha.

No artigo de hoje você verá como fazer para desabilitar essa função em seu celular mas também irá entender se ela ainda pode ser útil para alguma coisa. 

O correio de voz está mesmo ultrapassado, certo?

O correio de voz é uma tecnologia antiga que já é considerada por muitos como obsoleta e inútil. Mas será mesmo?

Antes de responder essa pergunta, vamos lembrar como chegamos até aqui: o correio de voz começou como uma espécie de secretária eletrônica digital, sendo um sistema de fall-back que funcionava diante da impossibilidade de realizar uma ligação.

Esse impedimento poderia acontecer por diversos motivos como o receptor da ligação estar ocupado, com o celular descarregado ou a operadora estar sem sinal naquele momento (problema que é muito comum até hoje). 

Um dos maiores problemas com o correio de voz, sem dúvidas, sempre foi que, mesmo sendo uma forma fácil de enviar mensagens, sempre trazia algum incômodo para o destinatário. Isso porque o receptor precisava parar o que estava fazendo e ficar ouvindo enquanto o interlocutor fala sem parar. Nem sempre o receptor estava pronto para fazer as anotações e acabava perdendo algumas informações.

Mais tarde, surgiram novas tecnologias como a transcrição automática (que tem sido cada vez mais aprimorada) unindo a praticidade do envio à facilidade no recebimento.

Alternativas para o correio de voz

Utilizados por muitas pessoas, serviços como o Google Voice têm ganhado cada vez mais espaço. Entre outras coisas, o serviço transcreve mensagens de voz em texto e as envia diretamente para o seu e-mail.

Além disso, também existe um serviço chamado JMP onde você pode escolher um número de telefone para oferecer para as pessoas durante uma reunião de negócios, por exemplo. Porém, esse número de telefone jamais recebe uma chamada. Ele aceita somente correio de voz, que é transcrito e enviado para o seu e-mail. 

Filtrando o temido SPAM

Desde o ano passado, o Google passou a usar o correio de voz para filtrar e bloquear chamadas com suspeita de spam. A empresa também lançou uma versão beta do aplicativo Google Phone, que nada mais é do que um discador de telefone padrão dos telefones do Google, como o Pixel e o Nexus. Porém, quando a ferramenta suspeita que uma chamada recebida é um scammer, um spammer ou proveniente de alguma operadora de telemarketing, o telefone não toca. Ao invés disso, o chamador vai diretamente para o correio de voz. 

Também existem aplicativos gratuitos para bloquear chamadas, conforme mostramos neste outro post.

Outras plataformas que aderiram ao recurso 

Até mesmo o Linkedin adotou o correio de voz no ano passado. A empresa anunciou que os membros agora também podem fazer o envio de mensagens de voz uns aos outros. As mensagens de voz, que só podem ser gravadas e enviadas por meio dos aplicativos móveis, são recebidas como uma mensagem na caixa de entrada da rede social em aplicativos móveis ou até mesmo online.

Desabilitando a função correio de voz

Se você não vê mesmo mais nenhuma utilidade neste serviço e quer cancelá-lo definitivamente, nós vamos lhe ajudar! Veja o que você precisa fazer abaixo:

Apagando o ícone de caixa postal

Antes de cancelar o serviço definitivamente, uma solução paliativa e mais rápida pode ser apagar o ícone de caixa postal que insiste em aparecer na barra de notificações do seu smartphone. Porém, essa saída é temporária, já que quando seu aparelho for desligado ou desconectado da rede, a notificação volta  a aparecer.

Veja como apagar o ícone:

  1. Abra a barra de notificações do seu Smartphone;
  2. Toque na notificação do correio de voz e pressione por alguns segundos;
  3. Toque sobre o símbolo   irá aparecer no canto direito;
  4. Na tela irá aparecer “Serviços do Smartphone” e novamente o símbolo, você deverá clicar nele mais uma vez;
  5. Vá em armazenamento;
  6. Clique no botão “limpar dados” para finalizar;
  7. Confirme clicando em “OK”.

Lembrando, ainda, que aparelhos que rodam o sistema Android puro, como o Nexus ou Pixel do Google, ou mesmo em aparelhos da OnePlus, não é necessário fazer isso. Basta clicar em apagar na própria barra de notificação.

Entretanto, se você está em busca de uma solução definitiva para o seu problema, o mais indicado é cancelar o serviço de caixa postal ligando diretamente para as operadoras de telefonia. 

Como desativar o correio de voz nas principais operadoras do país

Cada operadora telefônica tem um serviço de caixa postal próprio. Vale lembrar que tanto a consulta de novas mensagens no correio de voz, quanto a ligação para desabilitá-lo, pode ser cobrada. Agora, veja como fazer para desativá-lo em cada uma delas para evitar incômodos e gastos inesperados: 

Claro

Por meio de ligação telefônica:

  1. Ligue para *100 ou para o seu próprio número de telefone;
  2. Selecione a opção “Personalizar Secretária Claro”; 
  3. Escolha “Acesso Direto” e, finalmente, “Desativar Telefone”. 

Pelo aplicativo “Minha Claro”:

  1. Abra o aplicativo e digite e-mail e senha cadastrados;
  2. Clique no “menu” (as três listras horizontais no canto superior da tela) e selecione a opção “Serviços”;
  3. Escolha “Serviços Claro” e, em seguida, “Secretária Claro”. Marque a opção “desativar Secretária Claro”. Confirme e aguarde o protocolo de confirmação. 

Pelo site “Minha Claro”: 

  1. Acesse o site Minha Claro (clique aqui), digite e-mail e senha cadastrados. 
  2. Marque a opção “Serviços” e selecione “Serviços Claro”. 
  3. Clique em “Secretária Claro”, opte por “Desativar Secretária Claro” e confirme. 

Oi

Pelo site:

  1. Acesse o site Minha Oi e entre na área de cliente com seu usuário e senha cadastrados. 
  2. No menu, clique em “Móvel”, em “Serviços” e, finalmente, em “Ativação e desativação de serviços”. 
  3. Desative o pacote “Caixa Postal Básico”. 

Ou ligue para *144 e peça para falar com um atendente. 

TIM

Pelo site:

  1. Acesse Meu Tim e faça login com o seu número de celular e sua senha. 
  2. Clique em “Serviços” e, depois, em “Serviços Tim”. 
  3. Desmarque a opção Caixa Postal e salve. 

Ou ligue para *144 ou 1056 e peça para falar com um atendente. 

Vivo

O cancelamento ou desativação do serviço de caixa postal só é possível através de ligação telefônica. Disque *8486 (em telefone vivo) ou *105 (em telefones de outras operadoras) e use a opção para falar com um atendente. Em seguida, solicite o cancelamento. 

Nextel

Assim como na Vivo, a única forma de desabilitar a função correio de voz da Nextel é ligando para a operadora no número 1.050. Solicite o contato com um atendente e, então, faça a solicitação do cancelamento do serviço. 

Depois desse passo a passo, com certeza você vai parar de se irritar com a notificação de correio de voz na tela do seu celular. Embora considerado morto por alguns, o correio de voz tem sido apropriado em novas ideias, tecnologias e serviços, voltando a ter utilidade em nosso dia a dia.  

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você! Tem alguma outra questão que você gostaria de ver aqui em nosso blog? Deixe a sua sugestão nos comentários. Ouvir e esclarecer suas dúvidas é muito importante para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *