A pandemia do novo coronavírus nos mergulhou de vez no universo das relações interpessoais e profissionais pela internet. Por conta do distanciamento social, a utilização de apps para reuniões, videoconferências e os mensageiros como o WhatsApp tornara-se indispensáveis. No campo, usar o WhatsApp também trouxe inúmeros benefícios aos produtores rurais, muito além dos tradicionais grupos de família.
Em outras palavras, o WhatsApp virou uma ferramenta fundamental para reduzir a turbulência dos negócios no campo. Um dos principais exemplos é a realização das famosas feiras agrícolas por meio do aplicativo, uma vez que estão proibidos eventos com aglomerações. Nesse caso, usar o WhatsApp virou sinônimo de sobrevivência.
O app de mensagens também tem sido crucial para pequenos produtores que precisam dar vazão aos produtos. Ou seja, transformou-se em uma poderosa ferramenta de vendas e contato com clientes. Nesse contexto, o app também ajudou, com funções como a criação de listas de transmissão que ajudam nessa hora.
Neste post, vamos detalhar um pouco mais como o uso do WhatsApp no campo tem influenciado nas vendas e quais as práticas mais adotadas. Com o uso do app praticamente 24h por dia, é importante também garantir um plano de internet da TIM ou da Claro que garanta a utilização ilimitada do WhastApp.
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O potencial de usar o WhatsApp
O fato é que muitos setores da economia, inclusive no campo, tem recorrido ao WhatsApp, entre outras tecnologias, para sobreviver em meio à pandemia. Mesmo antes da chegada desse “novo normal”, o aplicativo mensageiro já demonstrava todo o seu potencial para os negócios.
Para você ter uma ideia do que representa usar o WhatsApp, em 2019 o app fechou o ano com 120 milhões de usuários ativos mensalmente no Brasil. A informação é do relatório Global Messaging Apps, pesquisa realizada pela Opinion Box e pelo Mobile Time.
E, por incrível que pareça, mais de 90% dos usuários de smartphone no Brasil estão utilizando o WhatsApp. Além disso, grande parte dos recursos do app são gratuitos e estão ao alcance de qualquer pessoa com acesso à internet e uma linha de celular. Há ainda o WhatsApp Business, que falaremos ao longo desse post.
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Feiras livres sobrevivem ao usar o WhatsApp
Em qualquer cidade, seja do interior ou em grandes metrópoles, há feiras livres. Algumas são mantidas por comerciantes que compram os produtos direto do agricultor. Outras são os próprios produtores que levam da lavoura as frutas e verduras para comercializar. Nos dois casos, a pandemia do novo coronavírus afetou em cheio os negócios.
No entanto, produtores e comerciantes tiveram que se adaptar. Por isso, não houve fechamento de feiras. Muitos se adequaram às medidas sanitárias de prevenção para manter a feira aberta, e outros recorreram à tecnologia. Em Curitiba, capital paranaense, por exemplo, há quase 90 feiras livres e muitas estão recebendo pedidos pelo WhatsApp para entrega em casa ou retirada no local.
Dessa forma, é possível comprar peixes, hortifrútis orgânicos, comidas típicas, lanches, pães, geléias, molhos, grãos, entre outros produtos, tudo pelo WhatsApp diretamente com os comerciantes. Nesse caso, o trabalho extra é fazer a divulgação do número aos clientes, além de buscar parcerias com serviços de entrega.
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Criação de redes de transmissão
Por incrível que pareça, o WhatsApp aproximou ainda mais os consumidores dos produtores rurais e comerciantes da área durante a pandemia. Nessa linha, foi muito comum a criação de redes de transmissão e grupos de WhatsApp com a participação de produtores, cooperativas, associações e consumidores, como forma de atenuar as dificuldades do comércio ao ar livre.
Um exemplo a ser citado é o Projeto @NossaFeira, desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Juína. Para evitar a aglomeração de pessoas em feiras, o projeto utilizou o WhatsApp e também o Instagram para criar um novo canal de comunicação para aproximar produtores e consumidores.
Nesses espaços digitais são divulgadas as listas de produtos disponíveis à venda por cada produtor, os preços, os produtores responsáveis e como é feita a entrega em caso de compra. Para você ter uma ideia, o projeto beneficia por volta de 120 feirantes da cidade.
A opção do WhatsApp Business
Para o produtor rural que deseja adotar o WhatsApp de uma maneira mais agressiva, pode utilizar o WhatsApp Business. É uma espécie de integração entre empresas de grande porte e o aplicativo, que pertence ao Facebook, para possibilitar funções avançadas voltadas a potencializar negócios. Inclusive com o uso de inteligência artificial para atendimento automático, por exemplo.
Confira algumas das possibilidades do WhatsApp Business:
- Estratégias para melhorar as vendas;
- Programar mensagens automáticas para os seus clientes;
- Criar perfil comercial;
- Divulgar promoções personalizadas;
- Fazer lista vip para divulgar ofertas em primeira mão;
Aqui no blog do Compara Plano já divulgamos um e-book supercompleto sobre essas funcionalidades.
Leia também: Como ativar o modo escuro no WhatsApp: veja o tutorial
Planos com WhatsApp ilimitado
As operadoras de telefonia também têm facilitado o acesso ao WhatsApp por parte dos comerciantes, produtores rurais e população em geral. A Claro e a TIM, por exemplo, ofertam planos de celular cujo uso do aplicativo de mensagens não consome a franquia de dados. Ou seja, é possível utilizar o WhatsApp à vontade, sem gastar a internet.
A Claro oferece planos com WhatsApp ilimitado desde o pré-pago até o pós-pago. Acesse aqui as opções oferecidas pela operadora. No TIM Pré, TIM Controle e TIM Black, as modalidades de planos da TIM, você também poderá utilizar o aplicativo sem descontar da franquia. Confira aqui detalhes sobre os planos.
Portanto, mesmo com um plano básico os produtores rurais interessados em vender pela internet podem utilizar o WhatsApp para isso.
É importante frisar que além do plano de celular, o produtor rural deve ficar atento no aparelho de celular que vai utilizar para as vendas. Isso porque o WhatsApp neste ano deixou de funcionar em celulares antigos, com modelos Android 2.3.7 e iPhones com iOS 6 ou versão anterior. Certifique-se de que o aparelho comporta o uso do aplicativo de mensagens.
Leia também: Guia completo para usar o status do WhatsApp
Usar o WhatApp no campo: um diferencial
Agora que você já sabe como o uso do WhatsApp é a salvação dos negócios no campo, que tal aprender tudo sobre o WhatsApp Web?
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