Pular para o conteúdo

10 funções do Whatsapp que você não conhecia

  • por

O aplicativo mais popular em comunicação no país: o WhatsApp possui recursos pouco conhecidos dos usuários. As funções do WhatsApp são inúmeras, e vamos desvendá-las neste artigo. Como o Whats é um aplicativo que está sempre sendo atualizado, é sempre bom ficar atento ao que ele dispõe de recursos para auxiliar na comunicação dos usuários.

Abaixo, você confere 10 funções que talvez você ainda precisa conhecer nele.

Leia mais: Status do Whatsapp: guia completo

1 – Usar negrito, itálico ou riscado nas mensagens

Existem modos bem fáceis de se comunicar no WhatsApp, mas, com tantas conversas, acabamos esquecendo as particularidade do aplicativo. Para melhorar seu desempenho ao escrever, aprenda três tipos de funções do WhastApp que operam sobre a digitação: negrito, itálico ou riscado nas mensagens.

Muitas vezes esquecemos como podemos usá-las, sobretudo em razão de que essas funções possuem certos atalhos para funcionarem. São elas:
Primeiramente, para escrever uma palavra ou frase em negrito é bastante fácil. Basta seguir a regrinha de colocar o texto entre dois asteriscos. 

*exemplo de texto em negrito*

Outra função é colocar a frase ou palavra em itálico. Para isso, o texto desejado deve ser escrito entre dois underscore – as linhas baixas. Veja o exemplo:

_palavra ou frase_

Por fim, para colocar a palavra ou frase riscada, você deve colocar o texto entre dois símbolos do sinal til (~):

~Texto ou frase riscada~

2 – Mudar a cor da luz das notificações

A próxima função é a opção de mudar a cor da luz das notificações. Para isso, nos celulares Android, você tem a possibilidade de alterar a cor da luz de notificação do WhatsApp. Basta que você clique nos três pontinhos que ficam no canto superior do aplicativo (tela principal), vá em > Configurações > Notificações > Luz.

3 – Deixar a letra maior (ou menor)

A seguinte função do WhatsApp é deixar a letra maior ou menor. Para tanto, basta que você vá em configurações novamente e clique nos passos seguintes: Configurações > Conversas > Tamanho da fonte.

4 – Silenciar várias conversas de uma vez

Por seguinte, você também pode optar pela função do WhatsApp de silenciar várias conversas de uma vez. Para exercer essa função, basta que você mantenha pressionada a conversa que deseja silenciar e aguarde o surgimento do balão de opção de selecionar. Após selecionar as conversas, clique no botão “tirar o som” e silencie quantas conversas quiser que estejam lhe incomodando.

 5 – Enviar mensagem para várias pessoas sem ser num grupo

Assim como você pode silenciar várias conversas, você também pode enviar várias mensagens para pessoas diferentes. Para isso, existe uma função específica do celular que é a função transmissão.

Para executá-la, clique nos três pontinhos canto direito da tela principal do app e selecione a opção Nova Transmissão. Nessa função, será exigida que você crie um grupo de transmissão com os contatos que você quiser adicionar.

Leia mais: Novas redes sociais: saiba quais são as tendências

6 – Esconder mensagens da tela principal

Às vezes, incomoda receber uma mensagem de um grupo inconveniente ou de ficar vendo na tela principal aquele contatinho que você não quer responder agora. A fim de solucionar esses problemas, você pode usar uma das funções do WhatsApp que é de arquivar.

Ela funciona de modo parecido à função de silenciamento, mas você arquiva um grupo ou um contato do WhatsApp para posterior conversa. O problema é que, assim que o contato enviar uma mensagem nova, o grupo ou contato sairá do arquivamento e retornará à página principal.

Por meio do seguinte passo, no Android, você pode arquivar suas mensagens: clique e segure a conversa até aparecer a notificação de seleção > escolha no tópico barra superior da tela a opção arquivar. Ela costuma parecer com uma caixinha de armazenamento. Para encontrá-las, é preciso rolar a lista de mensagens para baixo até o fim, onde há um ícone de conversas arquivadas.

Nos telefones com iOS, é mais fácil ainda: basta clicar na conversa arrastando-a para a esquerda que o arquivamento será realizado. Para encontrar as mensagens arquivadas, é preciso puxar a lista de mensagens gerais para baixo que o ícone de conversas arquivadas aparecerá.

7 – Usar fonte diferente para mandar suas mensagens

Essa é uma das funções do WhatsApp mais desconhecidas. Para usá-la, basta que você siga esses passos:

Primeiro, use o acento grave (a crase) repetido três vezes ( assim: “`) > coloque o texto entre esses sinais. Dessa forma:

“`Palavra ou frase em outra fonte“`

8 – Crie atalhos para suas conversas favoritas

Se você tem um grupo favorito com que passa dias conversando, ou pessoas que você mais acessa, sabia que dá pra criar um atalho para favoritar essas conversas? E é possível ainda na tela inicial do app. Para isso, siga os passos:

No Android, segure a conversa, selecione-a e, após isso, toque nos três pontinhos que ficam no canto direito superior > vá em adicionar atalho para conversa.

No iOS, arraste a conversa para a direita e clique em fixar.

9 – Ouvir áudios no WhatsApp sem que a pessoa que te enviou saiba

Para quem gosta de ter discrição, não coloca notificações e, principalmente, gosta de ter privacidade, essa função do WhatsApp é bastante adequada. Existe uma forma de você escutar os áudios no app sem que apareça para a outra pessoa que ele foi executado. Para isso, faça o seguinte, é um pouquinho de artimanha:

Primeiro, você precisa criar um grupo de conversa com você mesmo. Após isso, encaminhe o áudio para você mesmo(a) e escute a vontade. 

10 – Ter dois números de WhatsApp em celulares com dois chips

Achou que não era possível ter dois WhatsApps em um só aparelho? Saiba que essa possibilidade existe, mas você vai precisar ter um celular com dois chips. Se você tem um celular que já vem com espaço para inserção de dois cartões SIM, provavelmente agora você vai precisar criar duas contas de WhatsApp. Em vez de uma conta, você terá duas, cada uma cadastrada em um dos números de celular. 

Embora pareça uma boa ideia, temos um entrave. O aplicativo não pode ser baixado duas vezes no mesmo aparelho. Talvez você precise baixar um aplicativo compatível com essa função. O mais famoso é o WhatsApp Business. Ele é um app oficial do WhatsApp, voltado principalmente para empresas. 

Por isso, ele vem com funções diferentes do WhatsApp com que você já está acostumado. Nele, você terá opções como “respostas rápidas”, para enviar mensagens já utilizadas com uma certa frequência. Além de tudo, ele funciona em conjunto com o aplicativo normal, assim você pode usar os dois números, bem como usar a mesma lista de contatos salva em seu celular para puxar conversas.

Por fim, você terá que apenas escolher qual cartão SIM vai ser cadastrado em cada WhatsApp, seja ele o comum, seja o Business.

Leia mais: Aprenda a usar o WhatsApp Business

Gostou do nosso artigo? As funções do WhatsApp são bem básicas, porém existem outras funções que você pode conhecer além dessas. Confira novidades do aplicativo no Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *