Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre Whatsapp Web

atualização do whatsapp

O WhatsApp é um dos mais famosos aplicativos de troca de mensagens do mundo. No Brasil certamente é o mais popular e mais usado atualmente. Entre suas diversas funcionalidades, uma das mais difundidas é a de usar o mensageiro em um navegador de computador. Conhecida como Whatsapp Web, essa ferramenta permite o uso do aplicativo sem a necessidade de manusear o dispositivo móvel.

Nesse texto você vai entender como essa prática funciona e ter algumas dúvidas respondidas sobre o assunto.

Leia mais: Sabia que a Claro oferece 240MB residenciais por R$99,99? 

O Whatsapp

Whatsapp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que funciona em diversas plataformas. Atualmente ele é compatível com os seguintes sistemas:

  • iOS 7.0 (ou superior) – apenas para iPhone 4 (ou superior).
  • Android 2.3.x (ou superior).
  • Windows Phone 8 (ou superior).
  • BlackBerry OS 4.6 (ou superior).
  • Computadores utilizando o Whatsapp Web.
  • Computadores com o aplicativo próprio.

Além da troca básica de mensagens de texto, o WhatsApp também oferece outras possibilidades, tais como:

  • Envio de:
    • arquivo de foto.
    • GIF (imagem com animação cíclica).
    • stickers (figurinhas).
    • arquivo de vídeo.
    • mensagens de áudio – também conhecida como mensagem de voz.
    • arquivos do tipo PDF (muito usado para documentos).
  • Postagem de status (semelhante aos stories do Instagram, as imagens ficam no ar por 24 horas).
  • Chamada de vídeo.
  • Chamada de áudio, que funciona como um telefonema (sem imagem).
  • Envio de contato – compartilha um contato salvo na agenda.
  • Compartilhamento de localização.

Compartilhamento de localização em tempo real

O compartilhamento de localização tem duas modalidades. O compartilhamento de localização fixa, manda um pino estático no local onde você estiver. Mas, o destaque fica por conta da modalidade que é “ao vivo”.

A localização em tempo real permite que o usuário compartilhe sua localização que, como o nome sugere, vai sendo atualizada. A sua duração é variável, podendo ser de 15 minutos, uma hora ou 8 horas.

A de 15 minutos é ideal para ajudar alguém que está próximo a encontrar um local específico. A de uma hora é boa para acompanhar em um trajeto curto de carro, por exemplo. Já a de 8 horas costuma ser usada em festivais ou eventos demorados.

Essa funcionalidade, que foi lançada em 2017, utiliza o GPS e a internet do dispositivo móvel. O compartilhamento funciona tanto em conversas privadas quanto em grupos, e é muito usado para questões de segurança.

Vale lembrar que não é possível compartilhar localização através de um computador. Esse recurso depende do uso do GPS do dispositivo móvel e pode ser feito exclusivamente pelo celular.

O WhatsApp Web

Desde 2015 o WhatsApp tem uma versão que pode ser utilizada em computadores. Ele realiza quase todas as funções que podem ser feitas pelo celular, mas através de um desktop.

Ao abrir o WhatsApp Web em um navegador é possível acessar tudo o que está no celular. Todas as conversas estarão lá, tanto individuais quanto em grupo. Os arquivos das conversas também (fotos, vídeos ou documentos). Até mesmo os GIFs podem ser enviados pela versão para computador. Algumas figurinhas também estão disponíveis – aquelas que estiverem salvas no celular.

O WhatsApp Web é um espelhamento do Whatsapp

O que significa dizer que é um espelhamento? Significa que os dados de mensagens e arquivos que são enviados e recebidos através do computador passam obrigatoriamente pelo dispositivo móvel ao qual o computador está conectado. Isso quer dizer que os dois dispositivos precisam ter acesso à internet, e não apenas o computador.

O WhatsApp Web não precisa de instalação

O WhatsApp Web funciona, como o nome sugere, na web, isso significa que você pode usar ele acessando uma página. O endereço da página é web.whatsapp.com e ela pode ser acessada de praticamente qualquer navegador.

Usar o WhatsApp em um navegador significa que ele não precisa ser instalado. Não é preciso baixar nenhum arquivo para fazer o WhatsApp funcionar. Assim como também não é necessário ter permissões de administrador do computador para configurar nada. Basta acessar o site indicado e seguir as instruções do nosso próximo tópico.

Como usar o Whatsapp Web

Nunca usou o WhatsApp Web? Tudo bem, agora você vai perceber que é bem simples. Basta acompanhar os seguintes passos:

  1. Confira se os dois dispositivos estão conectados à internet.
  2. Acesse o site web.whatsapp.com no navegador do computador.
  3. Verifique se na tela do computador apareceu um código QR.
  4. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular.
  5. No menu do aplicativo, clique na função “WhatsApp Web” – No iPhone fica dentro do menu “ajustes” e no Android fica no menu com 3 pontos no canto superior direito.
  6. No aplicativo, clique em “escanear código QR” – vale lembrar que o aplicativo precisa ter permissão para acessar a câmera.
  7. Aponte a câmera para o código QR que está na tela do computador.

Pronto, seguindo esses passos simples você estará conectado ao WhatsApp pelo computador. Viu como é fácil?

Lembre-se de desconectar do WhatsApp Web

Ao terminar de usar o WhatsApp Web é preciso desconectar do site do serviço. Para isso, clique no menu (o ícone que tem 3 círculos) e escolha a opção “sair”.

Se você apenas fechar a janela sem desconectar, corre o risco de permanecer automaticamente conectado naquele computador. Isso permitiria que outro usuário acessasse seu WhatsApp automaticamente apenas abrindo o site.

Se você esqueceu de desconectar pelo computador e já não está mais no mesmo local, não tem problema. Também é possível desconectar através do menu do WhatsApp. Basta seguir os mesmos passos até o momento onde você escolheria escanear o código QR e clicar na opção de “sair de todas as sessões”, assim todos os computadores ou navegadores que poderiam estar conectados ao seu celular irão perder o acesso.

Whatsapp com instalação software

Além da versão web, que não precisa de instalação, é importante lembrar que existe outra alternativa para os computadores – a versão com instalação de software. Como falamos antes, ela não é necessária para usar a versão web, mas precisamos falar que existe.

A versão pode ser baixada na página de downloads do WhatsApp. Para fazer a instalação é preciso ter permissões de administrador do sistema operacional.

Essa versão costuma ser utilizada por pessoas que usam o WhatsApp com muita frequência. Inclusive, no software existe uma opção no menu para abrir o WhatsApp ao iniciar. Ativar isso significa que toda vez que você ligar o computador o WhatsApp abrirá na inicialização por padrão.

Por que instalar um software?

A versão com software instalado tem algumas vantagens em relação ao WhatsApp Web.  Ele é um pouco mais rápido e apresenta menos problemas de queda de conexão.

Além disso, para quem usa o computador pra fazer outras coisas (como trabalhar, por exemplo) enquanto o WhatsApp está aberto, o software tem um sistema de notificações com pop-up mais eficiente do que a versão web.

Então por que usar a versão web?

Pela praticidade. É mais fácil abrir um site do que instalar um software. Além disso, ele pode ser usado em qualquer computador de qualquer lugar, enquanto a liberdade de instalar um programa normalmente a gente só tem no computador de casa.

Outro detalhe importante é que a instalação não muda o fato de que os dois dispositivos precisam estar conectados à internet. Ou seja, mesmo instalando o programa, ele continua sendo apenas um espelhamento do WhatsApp do celular.

Tirando dúvidas sobre o WhatsApp Web

Por fim, vamos a algumas perguntas que as pessoas costumam fazer a respeito do uso do WhatsApp Web.

Posso usar o WhatsApp Web em outro celular?

Sim, é possível. Ao fazer isso, sua conta de Whatsapp ficará, na prática, ativa em dois celulares diferentes. Isso pode ser útil para, por exemplo, transferir arquivos que estejam no outro aparelho. Assim, você não precisa manejar os arquivos de um celular para outro antes de enviar.

O funcionamento é o mesmo daquele em computadores. Basta abrir o WhatsApp Web no navegador de um celular e usar a câmera do outro para ler o código QR.

Posso conectar mais do que uma conta?

Não é o uso esperado, mas a resposta para essa pergunta é “sim”. O Whatsapp Web por padrão permite que você conecte apenas um aparelho por vez ao navegador. Porém, essa limitação é tão fácil de burlar que não acreditamos que o WhatsApp queira fazer disso um impedimento real.

Para usar várias contas diferentes, basta abrir cada conta em um navegador diferente. É possível, por exemplo, usar simultaneamente Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari, Brave e outros navegadores à sua escolha.

Além disso, você também consegue contornar a limitação usando o modo de navegação anônima dos navegadores. Assim, é possível abrir várias contas de WhatsApp diferentes usando um só navegador. Essa alternativa é muito utilizada por empresas que têm diversos números de telefone e poucas pessoas para atendê-los via WhatsApp.

Preciso realmente do celular para usar o WhatsApp Web?

Infelizmente, sim. Alguns usuários reclamam disso, mas o WhatsApp ainda não demonstrou interesse em mudar esse detalhe. Até existem mensageiros que aceitam alternativas semelhantes, mas o WhatsApp se prende a questões de segurança e verificação de linha telefônica para manter, ao menos temporariamente, sua decisão de não permitir que o WhatsApp Web seja usado de forma independente. 

Sem o celular estar ativo (ligado e com conexão à internet) ainda não vai ser uma opção porque, pelo menos por enquanto, o mensageiro do computador vai continuar sendo apenas o espelhamento do que acontece no celular. Então, é aguardar e torcer, caso você espere essa mudança.

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado.

E aí, gostou de saber mais sobre o WhatsApp Web? Então, acompanhe nosso blog para seguir se atualizando sobre comunicação e tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *