Pular para o conteúdo

Veja dicas do que fazer quando o Whatsapp não funciona

Você já deve saber, mas o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. São milhões de downloads tanto aqui no Brasil quanto no mundo. E, desde sua popularização em meados de 2014, até 2019, ele só vem crescendo de força. Mas, já passamos por muitas crises e fake news, de que ele iria acabar ou iria virar pago. Nesse sentido, ele já ficou alguns dias sem funcionar. Então, vamos falar o que fazer se o WhatsApp não funciona mais.

Até porque isso já aconteceu mais de uma vez com os usuários brasileiros, e foi um dia bem estranho não receber mensagens. Mas, não se preocupe. Vamos dar dicas para que esse problema não te afete mais. Confira!

Leia maisGuia completo para usar o status do Whatsapp

WhatsApp não funciona, o que fazer?

Pode realmente parecer desesperador quando o aplicativo não carrega as mensagens ou simplesmente não abre. Mas, com nossas dicas, você conseguirá reverter essa situação sem grandes problemas.

Antes de achar um solução, precisamos primeiro entender o porquê de o WhatsApp não funcionar. Então, verifique se ele não está abrindo apenas para você ou se mais pessoas conhecidas também não conseguem acessá-lo. Se for a segunda opção, pode ser alguma configuração ou atualização que esteja sendo feita. Por isso, vale a pena esperar um pouquinho.

E, se for a primeira opção, vamos te mostrar alguns problemas, e como resolvê-los. Veja!

Problemas com a internet

Primeiramente, verifique se você está conectado a uma rede Wi-Fi. Se sim, você deve checar se a conexão está ativa – entre em outros aplicativos e páginas para ver se funcionam – e/ou o roteador está normal. Caso você tenha feito todos esses procedimentos e o WhatsApp seiga sem funcinoar, é aconselhável desligar o smartphone e aguardar 30 segundos antes de ligá-lo novamente.

Mas, caso você não esteja utilizando o Wi-Fi, e sim o 3G ou o 4G, verifique se o sinal está funcionando. Para isso, basta entrar em qualquer outro aplicativo ou navegador. Se nada estiver funcionando, pode ser que seu consumo de dados tenha acabado, e, por isso, você deva comprar mais créditos com a sua operadora. Porém,  se apenas o WhatsApp não funciona, você deve realizar o mesmo procedimento citado acima – desligar o aparelho e esperar 30 segundos. 

Atualização de aplicativo

Se o problema não for com a conexão da internet, pode ser que o aplicativo do WhatsApp esteja desatualizado. Às vezes só esquecemos de atualizá-lo, e, por isso, ele não recebe a última versão com melhorias, podendo consertar bugs que muitas vezes travam o app. Para isso, vá na loja de aplicativos do seu celular e verifique se você está utilizando a última versão do WhatsApp.

Se seu celular for iPhone, acesse a Apple Store e clique no seu avatar. Então, atualize a página e espere o ícone do WhatsApp aparecer e toque em “atualizar”. 

Se for algum celular Android, acesse a Play Store e procure pelo ícone do app. Então, clique em “atualizar”. 

A versão beta do WhatsApp pode conter alguns erros, por ser muito utilizada para testes pelo desenvolvedor. Se você estiver usando essa versão, basta entrar na loja do sistema e desinstalar o app – terá o nome de “WhatsApp Messeger (beta)”. Então, baixe a versão “normal”. Mas, lembre-se de que, antes de fazer isso, você deve realizar um backup das conversas, pois perderá tudo nessa troca de apps.

Outro método que pode funcionar é a atualização do sistema operacional de cada celular. Pelo mesmo motivo citado anteriormente, a desatualização não conseguirá corrigir bugs que podem causar a falha em alguns aplicativos. Entre nas configurações do seu celular e atualize-o. 

Limpe os dados do aplicativo

Se o WhatsApp não funciona porque está travando ou mal consegue abrir as conversas, pode ser que seu celular esteja muito “pesado”. Isso pode ser consequência de muitas fotos e/ou arquivos lotando a memória do aparelho e do aplicativo. Sendo assim, o smartphone não está conseguindo carregar todos os dados direito. 

Para resolver esse problema, vá até as configurações do aparelho. Depois clique em “aplicativos” e procure o WhatsApp. Procure a opção para limpar o cache, a qual pode estar dentro de “armazenamento”. Depois, reinicie o aplicativo.

Com essa opção, todos as suas fotos e arquivos serão apagados. Por isso, lembre-se de sempre ter um backup das fotos e dados que são importantes para você.

Atualização em segundo plano

Uma das possibilidades para o WhatsApp não funcionar é ele não estar ativado para atualização em segundo plano. A atualização em segundo plano significa que seu aplicativo será atualizado sempre, mesmo quando você não estiver com ele aberto. Desativando essa opção, você não recebe mensagens ou demora para recebê-las.

Para ativá-la no Android, acesse “configurações”, “aplicativos” e procure o Whats. Depois vá em “uso da bateria” e ative o segundo plano. No iPhone, vá em “ajustes”, “geral” e “atualização em segundo plano”. Então, ative no aplicativo.

Mas, lembre-se de que, quando o iPhone é colocado em “modo de pouca energia”, é desativada a atualização em segundo plano para todos os aplicativos automaticamente.

Reinstale e reinicie

Duas dicas muito boas são: reinstalar o WhatsApp ou reiniciar o celular. Na primeira, lembre-se de fazer um backup dos arquivos importantes que estão salvos no app, pois, sem isto, você irá perder tudo. Então, desinstale-o, aguarde uns minutinhos e baixe-o novamente.

E a segunda opção é mais simples. Basta desligar o celular e aguardar alguns segundos. Isso pode ajudar a destravar muitos aplicativos. Essa é sempre uma dica importante para qualquer probleminha que esteja acontecendo com o seu smartphone.

Instale uma outra versão

Como vimos em um dos itens anteriores, há outras versões do aplicativo, como a versão Beta. Por isso, se o WhatsApp não funciona, você pode procurar outra. Isso acontece porque a que você está utilizando pode estar desatualizada, com alguns bugs. E, se o desenvolvedor não enviou uma atualização automática, basta procurar outra.

Primeiro você deve se certificar de qual versão está utilizando. Para isso, vá em “configurações” e procure pelo WhatsApp. Você verá os números do modelo do aplicativo, anote ou salve-os em algum lugar.

Então, acesse o site APKMirror. Localize o app e ele te mostrará diversas versões. Comparando com aquela que você já tem instalada, selecione outra – de preferência uma mais atualizada. Clique no ícone de seta para fazer o download. Isso te levará para outra página, mas continue o processo. Toque em “instalar” e depois no botão verde de “download APK”. Depois que for baixado, é só abri-lo.

Para esse método, não é necessário que você desinstale a primeira versão – aquela que não estava funcionando.

Reinstale as configurações de fábrica do seu aparelho

Quando o WhatsApp não funciona, podemos tentar também restaurar as configurações de fábrica do celular. Essa opção deve ser uma das últimas tentativas de fazer o aplicativo funcionar. Isso porque ele requer um método extremo.

E, caso vá fazer o procedimento, você deve fazer um backup de todos os arquivos que estão no aparelho, já que será tudo apagado, sejam fotos, vídeos, contatos, músicas ou aplicativos.

Para isso, vá em ”configurações”, procure pela opção “backup” e “redefinir”. Depois, “restaurar dados de fábrica” e “restaurar”. Siga o passo a passo que irá aparecer e aguarde alguns minutos. 

Algumas opções podem variar de acordo com o modelo de cada celular, mas aqui temos algumas dicas para formatar aparelhos com Android, o sistema operacional mais usado pelos brasileiros. Se o seu aparelho for da Samsung, aqui vão outras ainda mais específicas.

WhatsApp pode estar fora do ar

Conforme já citamos aqui, o próprio aplicativo pode estar com instabilidades. Isso pode se dever ao fato de o servidor no qual ele está hospedado estar passando por alguma dificuldade. Caso isso aconteça, espere alguns minutos para que ele volte a funcionar. 

Para saber se esse é o problema, há algumas ferramentas online que dão relatórios em tempo real do status do WhatsApp, se ele está operando normalmente ou não. Um deles é o Down Detector. Com ele, você verá em gráficos o número de reclamações sobre o aplicativo nas últimas 24 horas, e, assim, saberá se ele está fora do ar ou não.

 

Agora que você sabe algumas soluções para o caso de o seu aplicativo não funcionar, quem sabe não descobre planos de internet com WhatsApp ilimitado, para se manter sempre conectado? 

Não deixe de continuar acompanhando o Compara Plano. Estamos muito felizes em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *