Pular para o conteúdo

Guia completo para usar o status do Whatsapp

O brasileiro é apaixonado pelas redes sociais, não é mesmo?! Passamos muitas horas do nosso dia navegando pelo feed ou pela lista de mensagens. Afinal, sempre que temos um tempinho, olhamos um pouco o que está acontecendo. E, por isso, você já deve ter ouvido falar sobre o status do WhatsApp, né?!

Bom, vamos explicar tudo sobre ele, como utilizar, como criar e enviar, e, ainda, como apagar uma atualização. Conheça tudo sobre o status do WhatsApp.

Leia também: Tudo sobre o WhatsApp Business.

Status do WhatsApp

Segundo a consultoria Sensor Tower, o WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no mundo no mês de setembro de 2019. Foram quase 68 milhões de downloads. Podemos dizer que é um dos aplicativos mais usados, principalmente aqui no Brasil. Afinal, você conhece alguém que não tenha um conta nele?

O status do WhatsApp é muito parecido com os Stories do Instagram. E, como o Facebook também adicionou essa função, o Whats não podia ficar de fora, afinal todos são do mesmo dono. São textos, fotos vídeos ou gifs que você posta e eles somem em 24 horas. Todos que têm uma conta no aplicativo têm direito a essa função. Você pode publicar para todos seus contatos verem ou enviar para alguém específico na sua lista. Porém, para isso, essa pessoa deve ter seu número salvo também.

Chegado em 2017, pelo grande sucesso que teve nas outras redes sociais, o status do WhatsApp oferece uma função nova, como visualizar as postagens sem a pessoa saber. Além dela, temos as outras que já conhecemos, como silenciar pessoas e publicar várias fotos ao mesmo tempo. Em 2018, já tinha batido a marca de 450 milhões de usuários ativos por dia.

O status existe desde que foi lançado em 2009, porém de um jeito diferente. Era realmente um “status“, para você contar o que estava fazendo. Você podia digitar até 139 caracteres para dizer o que você estava fazendo naquele momento, como “ocupado” ou “disponível”, “trabalhando”, etc. Essa finalidade existe até hoje, e só podemos usar com textos ou emojis.

Leia mais: Claro Gaming: tenha ultravelocidades e ping otimizado!

Privacidade

O status do WhatsApp só irá aparecer para usuários que tenham seu número. Porém, você pode acessar as configurações do aplicativo e deixá-lo privado – ou seja, só seus contatos poderão visualizá-lo. Por isso, talvez seja bom dar uma analisada na sua lista de contatos e apagar aqueles que não reconhece. Assim, você garante mais privacidade nas suas postagens, caso queira que apenas os conhecidos o visualizem.

Você pode escolher entre as quatro opções de compartilhamento: todos os contatos, todos exceto os bloqueados, apenas amigos selecionados ou não mostrar para ninguém.

Para selecionar, abra as configurações do aplicativo, clique em “conta” e depois em  “privacidade”. Procure por “status” e selecione a opção que deseja entre as descritas acima. Caso escolha por mostrar – ou esconder de – apenas para alguns contatos, irá aparecer a sua lista, e você pode escolher as pessoas que desejar. Depois, clique em “ok”.

Como utilizar o status do WhatsApp?

Com o aplicativo aberto, você deve tocar na aba “status”. Ali você pode adicionar um seu e ver o dos amigos. Porém, vamos te explicar todas as funcionalidades do status do WhatsApp. Confira.

Para visualizar um status de algum amigo, basta abrir a aba e clicar em cima da pessoa. Automaticamente será mostrado o que ele postou, seja foto, vídeo, texto ou gif. Caso queira responder essa postagem, basta clicar no ícone ^ de resp. enquanto visualiza. Sua resposta será privada e apenas o amigo poderá ver. No WhatsApp também é possível visualizar quem viu seus status. 

Leia mais: O que esperar do WhatsApp em 2020

Cria ou enviar uma publicação

Se quiser criar e enviar os seus próprios status, clique no ícone + ao lado da sua foto, na aba de “status”. No ícone de lápis, você pode escrever textos, na carinha, inserir emojis ou gifs, no “T”, escolher a fonte, e, no ícone de palheta, escolher a cor.

No ícone de câmera, você pode postar uma foto ou vídeo já existente no seu celular ou tirar uma na hora. Por último, é só clicar em enviar. 

Entretanto, caso queira enviar um status seu para a conversa com um amigo ou grupo, abra seus status e clique em “mais”. Procure pela opção de “encaminhar” e toque e segure na publicação que você gostaria de enviar. Caso seja mais de uma, toque e segure cada uma delas. Depois, procure pelo contato ou grupo e, então, em “enviar”.

Depois que você tirar, ou escolher, a foto/vídeo que desejar, você pode desenhar sobre ela, além de inserir textos ou emojis. Essas funções também estão presentes no Instagram, por isso podem ser bem familiares para você. 

E, claro, você pode aplicar filtros nos seus status. Após a captura da foto, você pode arrastar o dedo na tela para cima e irão aparecer todas as opções de efeitos, como um carrossel na parte baixa da tela. Para adicionar, basta clicar na desejada.

Caso queira apagar algo que você publicou, basta abrir seu status e clicar no ícone dos três pontos. Então, toque em “apagar”. 

Silenciar ou reativar o status de algum contato

Para silenciar o status de algum contato específico, basta abrir a aba de “status”. Toque e segure a atualização da pessoa e, quando abrir uma nova janela, procure por “silenciar”.

E, para reativar e voltar a ver as publicações desse contato, procure a opção “atualizações silenciadas”. Toque e segure o post e, por último, clique em “reativar notificações”.

Visualizar ou tirar prints sem a pessoa saber

Visualizar sem ninguém saber é uma função que não está disponível no Instagram ou no Facebook. Mas, com alguns truquezinhos, você consegue visualizar o status do WhatsApp de alguém sem essa pessoa saber que você o viu.

Para isso, você precisa desativar o recibo de leitura de mensagens. Vá em “configurações”, “conta” e “privacidade”. Procure pela opção “confirmação de leitura” e desative-a. Aqueles dois riscos azuis não irão mais aparecer nem para você nem para o contato. Assim, você pode visualizar os status dos amigos e a visualização não aparecerá para eles.

Já para tirar prints, não precisa fazer fazer nada. Já é uma função disponível no WhatsApp. Então, se você fotografar o status de algum contato, ele não saberá. Contudo, isso vale para seus status também.

Leia mais: Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Status criativos

Há vários aplicativos que te ajudarão a personalizar ainda mais as fotos e vídeos para você publicá-las.

Você pode baixar o LightX, o PicsArt, Cymera para fazer montagens, adicionar novos filtros, colagens, etc. Todos esses aplicativos estão disponíveis para iOS e Android.

Novos emojis

Em abril deste ano de 2019, o aplicativo liberou novos emojis para publicar no status do WhatsApp, porém só para smartphones Android. A versão 2.19.110 do WhatsApp Beta tem novos estilos dos emojis, que só estão presentes nesse app. 

Além disso, ainda foi divulgado que o aplicativo estaria pensando em meios para bloquear os prints das publicações. Até agora, essa informação não se concretizou.

Como postar no status do WhatsApp pelo computador

Muitos já utilizam o WhatsApp Web, e já sabemos que podemos visualizar os status dos contatos mesmo pelo computador. Mas, agora, podemos também publicar nossas próprias atualizações. Trata-se de um grande diferencial para com o Instagram, no qual não conseguimos publicar nem stories nem no feed pelo PC, apenas pelo celular.

Você só consegue fazer a publicação pelo Chrome, com uma extensão chamada WA Web Plus. Além de publicar no status, você pode visualizar mensagens mesmo que elas tenham sido deletadas, além de conferir mais informações sobre o aplicativo.

Para publicar, baixe e instale a extensão. Abra o WhatsApp Web e clique no ícone da extensão para ver as configurações. Então, clique no ícone verde no canto inferior da tela, e depois em “escolher arquivo”. Selecione a foto que deseja publicar e clique em “abrir”. Escreva a legenda, se quiser, e, então, toque na seta verde de enviar.

Agora que você já sabe tudo sobre essa funcionalidade, pode começar a atualizar o seu status do WhatsApp. Lembre-se de verificar as questões de privacidade, caso não queria que todos vejam o que você está fazendo ou por onde você anda.

Leia mais: Como criar figurinhas no Whatsapp

Continue acompanhando o blog Compara Plano para mais novidades e curiosidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *