Como formatar seu celular Android sem complicação

Muitos usuários do Android ficam apreensivos quando chega a hora de ter que aprender a como formatar o celular Android. Há muitos procedimentos a serem feitos e nem todas as pessoas têm algum conhecimento do sistema de ajustes do aparelho.

Além disso, há o medo de perder dados importantes neste caminho.

Formatar o celular Android pode ajudar muito quando o aparelho começa a ficar lento e travando. Além disso, para aqueles que desejam vender o telefone, é necessário e aconselhável antes resetar os dados para a versão de fábrica.

Motivos para formatar o celular android

Além dos exemplos citados acima, há mais motivos para você pensar em como formatar o celular Android. Quando a bateria acaba muito rápido, por exemplo, comece a investigar se é algum aplicativo que está causando isso. Desinstale e veja se algo mudou. Caso contrário, pode ser um problema no sistema, como no Wi-Fi, e então, será necessário a formatação.

Aplicativos que não funcionam normalmente, que desligam ou exibem erros na tela, podem ser um indício de que seu celular precisa ser resetado. Você pode verificar na loja de aplicativos se há comentários de outros usuários relatando o mesmo problema, constatando que a falha é no aplicativo ou não.

Presença de vírus também é um motivo que leva a necessidade de formatação. Se você perceber propagandas estranhas ou envio de mensagens suspeitas para os seus contatos, seu celular poderá precisar ser formatado para evitar riscos, como invasão da sua privacidade.

A temperatura do seu celular pode ajudar a perceber se há algo de errado. Quando ele esquenta demais, é possível que seja algum aplicativo usando recursos em segundo plano. Para isso, basta acessar as configurações de sistema e bloquear algumas atualizações em segundo plano de alguns programas. Se isso não adiantar, pode ser que seja o sistema operacional esteja em sobrecarga, necessitando de uma formatação.

Mas antes de restaurar as configurações base do seu Android, é importante fazer alguns procedimentos como realizar um backup para não perder seus dados. A seguir ensinamos você o passo a passo para salvar os seus dados e formatar o seu celular android com tranquilidade.

Leia também: Tecnologia Cloud, como salvar seus arquivos em nuvem

Como fazer um backup do Android

Antes de entender como formatar celular Android, é preciso fazer um backup. Como utilizamos o celular para muitas funções no dia a dia, esquecemos que ele contém muitas informações importantes. Além de dados bancários, temos contatos, fotos, vídeos, mensagens, documentos, entre outros.

O primeiro passo para fazer o backup é certificar que você está conectado a uma rede Wi-Fi, pois o processo consumirá dados de internet. Depois, entre nas configurações do Android, clique em “Geral” ou “Nuvem e contas” – o título pode variar de acordo com o modelo e marca do celular –, e então, toque em “Fazer backup e restaurar” ou “Fazer backup e redefinir”.

Nessa parte, verifique se o e-mail cadastrado na sua conta Google permanece o mesmo. Lembre-se que você deve ter um cadastro, para que todos os seus dados fiquem salvos na sua conta do Google Drive. Você pode também ativar a opção de backup automático. Aguarde alguns minutos, enquanto é realizado o procedimento.

Com esse método, você conseguirá salvar seus contatos, lista de Wi-Fi conhecidos, senhas, papéis de parede, configuração do Drive e do Gmail, configurações de sistema do Android (como brilho da tela, idioma, etc), e aplicativos. Neste último item, pode ser que algum não seja salvo, dependerá do desenvolvedor de cada um.

Como salvar as conversas do Whatsapp

Para salvar o histórico de conversas do WhatsApp, você tem que configurar o backup direto no aplicativo. Clique em “Configurações”, “Conversas” e “Backup de conversas”. Já para fotos e vídeos, você pode realizar uma cópia no Google Fotos, já que ele tem armazenamento ilimitado.

Para ter certeza que não irá perder nada, você pode salvar todos seus backups no computador. Conecte seu celular através do cabo USB e selecione a opção de “Transferência de arquivos”. Todo conteúdo da memória interna irá aparecer dentro de uma pasta, e então, basta copiá-la (CTRL + C) para seu desktop.

 

Tutorial de como formatar celular Android

Agora que você já garantiu o armazenamento dos seus dados, vamos para a etapa de formatação. Os passos para formatar seu celular são bem simples. Vamos te ensinar dois métodos mais utilizados: pelo próprio aparelho e pelo menu Recovery. Confira:

Formatar celular Android pelo aparelho

Isso é possível nas versões mais recentes dos celulares. Primeiro, abra as “Configurações”, clique em “Fazer o backup e redefinir”. Caso você já tenha feito o backup, como mostramos anteriormente, clique  em “Privacidade” e “Restaurar Padrão de Fábrica”.

Na primeira opção, aparecerá três tipos de formatação diferentes. A primeira é “Redefinir configurações”, ao selecioná-la apenas as configurações do aparelho mudarão, mantendo os arquivos. A segunda opção é “Redefinir as configurações de rede”, onde somente as especificações de rede móvel, como 3G e 4G voltarão ao padrão de fábrica.

Já na terceira opção, “Restaurar padrão de fábrica”, todas as configurações do celular serão apagadas e o sistema voltará para o modo que ele saiu da fábrica. Como essa ação é irreversível, certifique-se de realizá-la após ter certeza de que o backup de todos seus dados e arquivos foi concluído com sucesso.

Caso você deseje formatar o cartão SD junto, acesse “Configurações”, “Armazenamento”, “Remover cartão SD” e, por fim, “Formatar cartão SD”.

Formatar celular Android usando Recovery

Apesar do método Recovery ser mais eficaz, ele pode ser mais complicado. É possível que as etapas sejam um pouco diferentes de acordo com o modelo e a marca de cada celular, mas existe um padrão que funciona para todos os aparelhos.

Para acessá-lo, primeiro desligue seu celular, depois segure o botão de abaixar o volume  juntamente com o “power” por alguns segundos. Em alguns modelos, é necessário segurar o botão de “home” também. Irá aparecer um menu preto com escritos em azul.

Utilizando os botões de aumentar volume (ir para cima) e diminuir (para baixo), selecione a opção de “wipe data/factory reset”, confirme clicando no botão do ‘power”. Depois selecione “sim”. Quando voltar a tela inicial, aperte “Wipe cachepartition”, e depois “sim” novamente. Para finalizar, clique na opção “Reboot System now”, e aguarde o celular reiniciar.

Essa é a maneira comum de formatar o celular Android usando o Recovery. Caso algumas dessas opções não apareçam no seu aparelho, procure vídeos e artigos com o “nome do seu celular + acessar recovery”.

Por fim, lembre-se de colocar seu backup novamente no celular após ele ter reiniciado. E apenas instale os aplicativos que você mais necessita, evitando sobrecarregar ou voltar a ter os antigos problemas no celular.

Todos esses procedimentos devem ser realizados corretamente para não estragar nenhuma parte do sistema operacional do Android. Algumas partes do processo podem variar a nomenclatura, dependendo da marca. Caso você não se sinta confortável para realizar nenhuma dessas etapas, procure uma assistência técnica especializada.

 

Dicas para manter o seu Android seguro

Agora que você aprendeu como formatar celular Android, sabe como proceder quando perceber que o software não está trabalhando normalmente. Em alguns casos, isso acontece por vírus ou hackers que conseguiram invadir o seu smartphone.

Um dos melhores truques para manter o seu sistema seguro contra essas invasões é mantê-lo sempre atualizado. Pois, toda atualização lançada traz algum ponto de melhoria na segurança do celular. Além de claro, trazer melhorias na velocidade, suporte, novas tecnologias e correções de bugs.

Antes de realizar a atualização do sistema, verifique que você tem mais de 50% da bateria. Mas a melhor opção é colocar  o celular no carregador. Outro ponto muito importante é realizar um backup antes de qualquer atualização de sistemas, para não correr o risco de perder nenhum de seus arquivos.

Para que a instalação da nova atualização ocorra de forma segura, aguarde todo o processo antes de querer usar o celular. Esse procedimento pode levar alguns minutos ou horas – podendo variar de acordo com a conexão com a internet ou o espaço de memória –, mas é fundamental que você espere ele terminar.

Agora você sabe da importância de formatar celular Android, fazer seu backup e sempre atualizar o sistema para evitar problemas. O que antes parecia uma tarefa muito complicada e apenas para especialistas em eletrônica, pareceu algo mais simples para você?

Só tome cuidado para não realizar esse processo sempre, já que ele força o reinício do sistema do seu celular. Isso  pode prejudicá-lo se feito muitas vezes seguidas.

Este artigo ajudou você? Acompanhe o blog Compara Plano e tenha acesso a outros tutoriais como este, além de notícias e curiosidades relacionadas a tecnologia e telecomunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *