Saiba como ativar o roaming internacional

Hoje vamos falar sobre roaming internacional, serviço indispensável para os usuários que gostam de viajar. Se você está pensando em sair do país em breve, seja a lazer ou a trabalho, preste atenção ao que vamos falar.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas.

O que é roaming?

Roaming é o nome dado ao serviço que possibilita aos clientes usarem seus celulares fora da sua área padrão. A área padrão é aquela onde você tem a sua linha telefônica normalmente. Ela é definida, entre outras coisas, pelo número do seu DDD. O roaming, também conhecido como itinerância, permite o uso do seu chip em redes diferentes da original.

O roaming que acontece dentro do país normalmente é “automático”. Você simplesmente pega seu carro ou um avião e vai de um estado para outro sem precisar avisar a operadora. Quando chega ao destino, o celular funciona normalmente. Assim, você pode continuar fazendo e recebendo ligações e usando a internet.

Antena de casa faz milagre

Caso você troque de cidade ou de estado e a sua operadora tenha antena na região onde você foi parar, pode ser que seu celular não precise do serviço de roaming. Por se tratar da mesma operadora, o sistema faz com que a antena entenda o seu sinal, identifique seu chip e adapte a situação para que seu celular se mantenha conectado da melhor maneira possível.

Cuidado com a agenda

O maior cuidado que é preciso ter em viagens diz respeito à sua agenda de contatos. Se você trocar de estado e resolver ligar para alguém da sua lista de contatos, dependendo do jeito que o número tiver sido adicionado você pode acabar ligando para a pessoa errada.

Para não correr esse risco, os contatos devem ser adicionados com o código DDD na frente do número. Salvando com o DDD não tem erro, a ligação sempre vai “acertar o caminho” até o destino. Já um número sem o DDD pode acabar existindo de forma repetida em várias regiões, mudando apenas o DDD.

Roaming internacional

Quando falamos de roaming internacional, o buraco é um pouco mais embaixo, já que envolve redes de outros países.

Ao cruzar uma fronteira e desembarcar em outro país, se você não tiver ativado o roaming, seu celular não funcionará. Por isso, é preciso realizar os procedimentos necessários de cada operadora para garantir que o roaming estará ativo e funcionando.

Com o roaming ativo, seu chip passará a funcionar em outros países, mas não do jeito convencional. As chamadas feitas e recebidas passam por um sistema que usa operadoras intermediárias de telefonia. Ou seja, mesmo que você seja um cliente Claro, não é necessariamente a Claro que completará sua chamada.

Cada operadora do Brasil tem relações estabelecidas com diferentes operadoras de outros países. Dessa forma, não é necessário trocar o chip do aparelho ao chegar a outro país.

Cobranças extras

O preço cobrado por ligações quando se usa o serviço de roaming é a soma de três fatores.

O primeiro é o custo da chamada. Aquele custo convencional que você já teria de qualquer maneira se fizesse um telefonema de dentro (e para dentro) da sua região padrão.

O segundo é o AD (adicional) e o terceiro é o DSL (deslocamento). Esses dois últimos só existem em caso de roaming.

Vale lembrar que esses dois valores excepcionais de roaming também se aplicam ao roaming nacional. Claro que os valores são menores, mas também existe uma diferença que precisa ser paga.

Procure sua operadora para contratar o roaming internacional

Você está pensando em viajar em breve? Vai sair do país e passar um tempinho fora? Se você não quer ter que passar por nenhum tipo de incomodação e preocupação com troca de chip e aquisição de plano (e até contrato) em outro país, o ideal é entender como funciona o roaming no seu caso.

Caso, por exemplo, você seja cliente TIM, ligue para a operadora e tire suas dúvidas com os atendentes.

Toda ligação (feita ou recebida) e toda mensagem trocada ou pacote de dado (com vídeo ou foto) costuma onerar bastante a fatura no fim do mês. Então, é importante pesquisar bastante sobre a sua situação e entender as necessidades da sua viagem.

Contatando sua operadora você pode entender detalhes do seu plano e talvez até mudar de plano pensando na viagem.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote.

Ativando o roaming no aparelho

Ativar o roaming no aparelho é simples e, seguindo alguns passos, qualquer pessoa consegue fazer sem maiores dificuldades.

Como ativar o roaming no Android

  1. Clique em “configurações”;
  2. Vá na opção “redes móveis”;
  3. Clique no botão de “dados em roaming” para deixá-lo verde (ativo). Se já estiver verde é porque já estava ativo.

Como ativar o roaming no iPhone

  1. Vá em “ajustes”;
  2. Escolha “celular”;
  3. Clique em “opções de dados celulares”;
  4. Clique no botão de “roaming de dados” para deixá-lo verde (ativo). Se já estiver verde é porque já estava ativo.

Detalhes do roaming internacional em cada operadora

Tem dúvida sobre como proceder com a sua operadora? Tudo bem, vamos explicar um pouquinho sobre como deve ser o procedimento nas principais operadoras do país.

Claro

Sendo cliente pós-pago da Claro, você pode ligar para *468 e conversar com um atendente. Outra opção é contratar o pacote através do Minha Claro.
Além disso, também pode enviar uma mensagem de texto (SMS) com a palavra “PACOTE” pare o número 769.
Você pode ligar para o *1052#.
Caso você seja cliente do tipo Controle ou Pré-Pago, então deve ligar para o número 1052.

Os planos da Claro podem ser comparados e contratados neste link.

TIM

Clientes da TIM nas categorias Pré Pago, Controle e Liberty Express devem tentar o autoatendimento Meu TIM ou então ligar para *144 e solicitar a ativação do roaming.
Quem tem conta empresarial (PJ) deve estar ciente de que apenas o administrador da conta pode pedir a ativação do roaming pelo número *144.
Usuários de plano Pós-Pago não precisam ativar o roaming internacional. O serviço é ativado na linha de maneira automática. Clientes do plano TIM Black, um dos mais completos da operadora, têm inclusive dias gratuitos de uso no exterior todo mês em algumas das suas modalidades, tanto para dados quanto para voz.

Se você quiser contratar a TIM, pode usar esta página para fazê-lo.

Vivo

Quem ainda está no Brasil deve ligar para *8486.
Aqueles que já estão no exterior devem ligar para +55 (11) 3056 8628.
Clientes Vivo Pós devem enviar um SMS com a palavra TRAVEL WEB para 1515.
Já quem tem linha corporativa (ou empresarial) deve pedir ajuda ao Gestor de Contrato. Caso a linha não tenha gestor, deve ligar para o número 1058.

Veja aqui os planos da Vivo e descubra se algum não combina com você.

Oi

A Oi é provavelmente uma das operadoras com instruções mais simples:

Se você estiver no seu celular, ligue para *144.
Se você estiver em um telefone fixo, ligue para 1057.

E, se você quiser descobrir os melhores planos da Oi Celular, aqui estão.

Nextel

Assim como a Oi, a Nextel também traz opções simples para ativar o roaming internacional:

Se você estiver ligando do Brasil, o contato é através do número 1050.
Mas, se você estiver ligando de outro país, aí o contato é pelo número +55 (11) 4004-6611. Essa é uma ligação com cobrança normal.

E se você quiser conferir os planos da Nextel, aqui estão.

Algar Telecom

Diferentemente das outras operadoras, a Algar Telecom fornece um novo chip para você colocar no seu celular. Apesar de ter um chip novo, não há alteração nem de plano, nem de número.

Para adquirir o serviço ligue para o número 0800 942 2009.

Quem já adquiriu e recebeu o chip, deve ir para a etapa de ativação de roaming internacional. Para isso, basta ligar para a central de atendimento através do número 0800 941 2822.

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado.

Não subestime o roaming internacional

Quando se está fora do país, você pode acabar passando por imprevistos ou situações diferentes das planejadas. Ter o celular funcionando perfeitamente em suas mãos é mais do que comodidade, significa segurança.

Você pode achar que não vai precisar de redes sociais e nem assistir a streaming de vídeo durante a viagem, e provavelmente você estará certo sobre isso, mas não significa que a vida é fácil sem internet.

Vantagens do roaming internacional

Listamos algumas vantagens de usar a internet quando estiver viajando:

  • Transporte individual – alguns aplicativos como o Uber, por exemplo, funcionam em diversos locais do mundo. Já imaginou o que aconteceria se você chegasse a um aeroporto e todos os táxis estivessem atendendo naquele momento? Ou se estivesse acontecendo uma greve de taxistas?
  • Transposte coletivo – existem aplicativos que facilitam o transporte coletivo em diversas cidades do mundo. Mesmo que você já tenha baixado o app antes de viajar, pode ser que precise de internet para fazer ele funcionar no destino.
  • Alimentação – muitas vezes vôos atrasam, e você pode chegar a uma cidade quando os restaurantes já estiverem fechados. Nesse caso, algum aplicativo para pedir comida pode matar a sua fome e salvar a sua noite.
  • Códigos QR – muitos locais e serviços oferecem códigos QR para algum tipo de ativação, cadastro ou acesso. Para que o código funcione, você vai precisar ter sinal de internet.
  • Mapa – alguns aplicativos de mapa usam GPS (e não internet) para a localização. Apesar disso, a internet pode ser muito importante para realizar pesquisas. Às vezes você não sabe o endereço, mas sabe o nome do local, e, através da internet, o próprio aplicativo converte o nome do local em uma pesquisa e encontra o endereço automaticamente. Fazer isso sem sinal de internet é impossível.
  • Wi-Fi falhando – às vezes pesquisamos e descobrimos que locais como aeroportos, hotéis e restaurantes oferecem Wi-Fi. Infelizmente, às vezes essa oferta apresenta limitações que as pesquisas não mostram. Pode ser que o serviço do restaurante seja pago, que o do aeroporto só dure 15 minutos ou que o do hotel, por azar, não alcance a área do seu quarto.

Contrate roaming internacional

Resumindo: ativar o roaming internacional é tão simples e vantajoso que não vale a pena arriscar. Se você conseguir ficar sem internet móvel, basta não usar o roaming. Mas, em caso de emergência essa carta na manga pode ajudar muito.

Lembrando que os passos para ativar ou desativar já foram explicados anteriormente. Se você ativar o roaming internacional com a sua operadora, porém desativar no aparelho, ele não será usado.

Leia mais: Como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir despesas diárias.

Esperamos ter ajudado você a entender como o roaming internacional funciona. Que você consiga planejar e realizar sua viagem com tranquilidade e segurança!
E para seguir se informando sobre tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

roaming internacional