Pular para o conteúdo

Internet para casa: veja qual o melhor pacote

Com cada vez mais opções entre as operadoras, escolher um plano de internet para casa pode ser uma tarefa complicada. Isso porque não são apenas as ofertas dos provedores de rede que precisam ser levadas em conta, mas também as necessidades do usuário, o tipo de tecnologia da conexão, entre outros fatores.

Neste artigo o Compara Plano te ajuda a avaliar as suas necessidades e contratar um pacote de banda larga fixa coerente com perfil da sua família e com o seu bolso. As opções, vantagens e desvantagens são muitas, mas prestando atenção em determinados aspectos fica mais fácil. Confira abaixo o que precisa ser ponderado.

Quanto preciso de velocidade?

Um dos pontos centrais na escolha de um pacote de internet para casa é a velocidade que ele oferece. Primeiramente, existem dois tipos: upload e download. Upload diz respeito à velocidade de envio de dados a partir do seu dispositivo. Subir fotos e vídeos em redes sociais e enviar e-mails são exemplos de atividades que dependem da taxa de upload do plano. Já o download é referente à velocidade que os dados chegam até o seu dispositivo. Uma boa velocidade de download garante uma navegação mais tranquila.

Para facilitar, podemos dividir em três perfis de usuário de acordo com seu consumo:

Nível básico – Atividades simples como atualizar redes sociais, navegar por sites e conferir e-mails. Consumo de 1MB a 5MB.

Nível intermediário – Acesso e uso de sites e aplicativos de streaming de música e vídeo. Além disso, chamadas de vídeo e download mais rápido de arquivos entram nessa categoria. Consumo de 5MB a 15MB.

Nível avançado – Usuários que jogam online e profissionais que trabalham com arquivos digitais. Nesse patamar é possível usufruir de plataformas de streaming com músicas e vídeos configurados na melhor qualidade. Consumo acima de 15MB.

Agora basta identificar o perfil de cada usuário da rede e somar as suas atividades. Dessa forma, você terá uma noção de quais planos oferecem uma velocidade de internet para casa que consiga suprir a demanda da sua família.

Qual o melhor tipo de conexão?

Além da velocidade na transmissão de dados, outro fator essencial antes de escolher o seu plano de banda larga é o tipo de conexão. Existem muitas formas de você obter acesso à internet na sua casa. Além disso, diferentes operadoras oferecem diferentes tecnologias que cobrem determinadas áreas do território brasileiro.

Entre as formas de transmissão de internet estão os modelos via cabo, como ADSL e a fibra óptica, e os modelos sem fio, como via satélite e via rádio. No caso dos modelos via cabo, a fibra óptica representa uma opção de melhor qualidade porém mais cara, de difícil manutenção e de cobertura ainda escassa no Brasil. Enquanto isso, as conexões via satélite e via rádio podem ser uma boa opção para áreas mais remotas, mas apresentam muita interferência e instabilidade no sinal.

Como escolher um pacote de internet para casa?

Se você já tem uma noção sobre o seu perfil de consumo, chegou a hora de comparar os preços dos planos de internet para casa. Caso você esteja procurando por outros serviços como telefonia móvel e TV por assinatura, uma boa dica é ficar de olho nos combos oferecidos. Além disso, separamos uma série de vantagens de cada das operadoras (serviços digitais extra e outros benefícios). Confira abaixo:

Vantagens da Claro NET

Net proteção digital – Plataforma que atua como antivírus, gerenciador de senhas, backup de dados, entre outras funções.

Cine BR, Cine Euro e Cine Docs – Serviços de streaming de filmes e séries com temáticas específicas. Com o Cine BR você tem o melhor do cinema brasileiro. O Cine Euro traz filmes premiados nos grandes festivais europeus como Berlin e Cannes. Já o Cine Docs disponibiliza filmes e séries documentais tanto brasileiros quanto internacionais.

Internet fora de casa – Clientes podem acessar a internet fora de casa quando estiverem em um dos 2,7 milhões de pontos com a rede #NET-CLARO-WIFI.

Wi-Fi Plus – Possibilidade de ativação de duas redes de Wi-Fi com a tecnologia Dual Brand.

Wi-Fi Plus 360 – Mais pontos de acesso ao Wi-Fi e rede inteligente que conecta os dispositivos móveis automaticamente ao ponto mais próximo. Garante que o aparelho trabalhe com máxima performance de internet mesmo longe do modem.

Ponto Ultra – Possibilita estabelecer um ou mais pontos de internet para o assinante conectar o que quiser diretamente via cabo, em diferentes cômodos, mesmo que distantes do ponto principal.

Vantagens da TIM

Protect Backup 150GB – Espaço de armazenamento em nuvem para salvar fotos, vídeos, documentos e arquivos em geral. São 150GB para compartilhar, sincronizar e armazenar seus conteúdos digitais. Além disso, a plataforma é uma maneira de proteger e organizar os seus dados pessoais.

TIM Protect Filhos – Monitore o que os aplicativos e sites que estão sendo acessados pelos seus filhos e limite o tempo de uso e o acesso ao conteúdo para cada usuário da rede. Além disso, com o Protect Filhos é possível obter relatórios de acesso diários e localizar os dispositivos através do GPS.

Protect Segurança – Evite e elimine vírus contaminando o seu computador, smartphone ou tablet. O serviço protege seu aparelho contra programas espiões desenvolvidos com o intuito de roubar senhas e fotos. Com o serviço é possível deixar sua caixa de entrada livre de e-mails indesejados bem como resguardar seus dados e transações dos mais sofisticados e recentes malwares e outras ameaças virtuais.

TIM Protect Wi-Fi – App para proteção das suas informações ao navegar em qualquer rede Wi-Fi, pública ou privada. Melhore a conexão, bloqueie anúncios indesejados e fique livre de preocupações com roubo de dados.

TIM Wi-Fi – Cliente TIM pode conectar às redes de Wi-Fi da TIM que estão disponíveis em alguns locais públicos (sem cobrança adicional). Bastar entrar na rede e informar o seu número de celular. A operadora irá confirmar seu cadastro via SMS e você estará livre para utilizar a rede.

Vantagens da Oi

Plays – Os serviços de internet da Oi vêm com uma quantidade de plays. Essa é a moeda de troca da operadora para você comprar canais extra no pacote de TV a cabo. Cada Play vale um ponto e pode ser trocado pelos canais de preferência do cliente.

Desconto de $20 – Se você optar pelo pagamento através de débito automático e aderir à conta digital, receberá um desconto de R$ 20 em qualquer um dos planos contratados de internet para casa.

Oi Play – É a plataforma de streaming de conteúdo da operadora. Assista online mais de 30 mil títulos de filmes, séries, programas, esportes, shows, desenhos, entre outros. Dessa forma você tem acesso onde quiser a conteúdos como Fox+, HBO GO e Crackle. 

Técnico virtual – Serviço da Oi de suporte técnico pelo celular. Por meio do aplicativo é possível resolver problemas de funcionamento da internet. Se o problema não puder ser resolvido virtualmente o aplicativo redireciona para um atendente da operadora.

Vantagens da Vivo

VIVO Smart Wi-Fi – Aplicativo que gerencia a sua rede Wi-Fi. Configure sua rede para melhorar a navegação e crie uma rede para os usuários, com nome e senha diferentes. Além disso, pelo app você define para quem e quando o sinal fica disponível, bloqueando a conexão para determinados dispositivos.

Serviços digitais – A internet da Vivo dá acesso serviços digitais com conteúdos sobre esportes, desenhos, filmes, série, jogos, entre outros. Cada pacote de banda larga possui serviços correspondentes, como o GoRead, Vivo Cloud Sync e Kantoo Inglês.

Vantagens da SKY

Tecnologia 4G – A SKY é reconhecida principalmente por seus serviços de TV a cabo. No entanto, a operadora também está no páreo dos provedores de banda larga. O modem 4G da SKY pode ser uma boa opção para locais sem cobertura de conexão via cabo.

Ficou mais fácil decidir qual plano escolher? Aqui no Compara Plano tem artigo todos os dias sobre internet, tecnologia, tendências, direitos do consumidor e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *