Pular para o conteúdo

Huawei Mate X: o smartphone dobrável da China

huawei mate X

A marca chinesa Huawei entrou no mercado de telefonia móvel para competir de frente com as principais marcas de celulares e vem acompanhando todas as tendências para estar entre as líderes do segmento. O último anúncio da fabricante foi a data de estreia, com preço, do seu primeiro smartphone dobrável, a grande tendência de 2019. O Huawei Mate X chega às lojas em novembro, mas inicialmente estará disponível somente na China e em edição limitada. Não há data para lançamento no mercado mundial.

Com características bastante específicas do mercado de telefonia chinês, o aparelho chega com promessas de ser concorrente à altura de outras grandes marcas. Para isso, apostou em um alto investimento no suporte à conexão com velocidade 5G, tanto que irá priorizar o lançamento em regiões em que estejam implantando esse tipo de rede. Confira nesse artigo todos os detalhes sobre o novo aparelho top de linha da Huawei.

Huawei Mate X mais caro que a concorrência

O Mate X é o principal concorrente direto do Samsung Galaxy Fold, lançado em setembro pela marca sul-coreana. O preço do modelo chinês, cerca de R$9800, entretanto, ficou ainda mais alto que o da Samsung, anunciado por aproximadamente R$8 mil. Como os aparelhos ainda não estão disponíveis no Brasil, os valores são estimados conforme conversão direta feita das moedas de lançamento.

Conexão 5G em destaque

Além do modelo em formato inovador, o potencial do suporte para conexão à internet 5G é uma das grandes apostas do aparelho dobrável da Huawei. Testes divulgados pela fabricante mostram o smartphone alcançando velocidade de download de 1.000 Mb/s, resultado muito acima da média de qualquer outro aparelho utilizado atualmente. 

É importante considerar que a experiência foi realizada dentro do laboratório de uma das operadoras de telefonia da China. A prova não simulou as condições reais enfrentadas pelo usuário ao acessar uma rede no seu dia a dia. Ainda assim, os dados chamaram a atenção do mercado e mostram que a marca está realmente investindo no suporte a esse tipo de conexão. A rede 5G está sendo implementada nos principais países do mundo e promete oferecer velocidades até 50 vezes mais rápidas do que as obtidas com a rede 4G.

Lançamento mundial com base nas redes 5G

Quando questionada sobre o lançamento do Huawei Mate X em outros países, a marca informou que a sua estratégia de expansão está ligada à implantação da rede 5G por operadoras de diversas regiões. A informação confirma ainda mais o foco e o investimento da empresa no desempenho de conexão do seu novo modelo.

Como funciona o Huawei Mate X

Definitivamente os smartphones dobráveis foram o assunto de 2019 no segmento de telefonia móvel. A concorrência entre as marcas movimentou o mercado e gerou expectativa sobre os recursos e tenologias que seriam apresentados por cada uma delas. Entenda como funciona o novo lançamento da marca chinesa.

Tela gigante

Fechado, o Huawei Mate X fica com um display frontal de 6,6 polegadas mais um painel traseiro de 6,4 polegadas. Quando aberto, as duas partes se transformam em uma grande tela principal com resolução de 2480 x 2200 pixels em 8 polegadas, uma das maiores apresentadas até o momento na categoria. Para fechar-se ao formato menor, o display do aparelho envolve por fora o mecanismo de dobra. Isso o deixa com a tela exposta na maior parte do tempo.

Processador e memória

O processador octa-core HiSilicon Kirin 980 com 8 GB de memória RAM deixa o celular com muita capacidade técnica de desempenho. Para dar conta disso, a bateria de dupla célula tem 4.500 mAh e tecnologia de carga rápida com 55W, que promete 85% de recarga em apenas 30 minutos. O espaço para armazenamento interno no telefone é de 512 GB com suporte para cartão extensor de até 256 GB.

Câmera

O Mate X apresenta um sistema quádruplo de câmera traseira, e único. Não há câmera de selfie, uma vez que o mecanismo de dobra permite que você acesse o display enquanto está captando imagens. O sensor principal da câmera possui incríveis 40 megapixels, com f/1.8 de abertura. As lentes secundárias possuem 8 megapixels na teleobjetiva e 16 megapixels na grande angular, com aberturas de f/2.4 e f/2.2 respectivamente,

A quarta lente da câmera possui a tecnologia de imagem Time of Flight (ToF), que é uma das mais desenvolvidas do momento. Esse tipo de câmera não é novidade, pois já foi utilizado pela própria Huawei no P30 Pro, e pela Samsung no S10. O sensor, que também é chamado de 3D, oferece mais precisão em fotos que dependam de profundidade de campo, como aquelas feitas no modo retrato, por exemplo.

Huawei Mate Xs está previsto para 2020

Junto ao lançamento do novo aparelho dobrável, a Huawei anunciou a versão Mate Xs, que deverá chegar ao mercado chinês no início de 2020, ainda sem preço. A grande diferença entre as duas versões é a atualização do processador para o novo chipset do Kirin 990.

Ele terá unidade de processamento neural (NPU) mais avançada e o modem 5G embutido. A configuração técnica atualizada do Mate Xs será a mesma utilizada pela fabricante nos modelos Mate 30 e Mate 30 Pro.

Ficha Técnica detalhada Mate X

  • Dimensões
    • Aberto – 146,2 mm x 161,3 mm x 5,4-11 mm
    • Fechado – 78,3 x 161,3 x 5,4-11 mm
  • Peso – 295 gramas
  • Telas – OLED
    • Aberta – 8 polegadas – resolução 2480 × 2200 pixels
    • Fechada frontal – 6,6 polegadas – 2480 × 1148 pixels
    • Fechada traseira – 6,4 polegadas – 2480 × 892 pixels
  • Sistema operacional – Android 9 Pie com a interface EMUI 9.1.1
  • Bateria – 4.500 mAh tecnologia de carga rápida Super Charge de 55 W
  • Processador – octa-core Huawei HiSilicon Kirin 980 (7 nm) com chip gráfico Mali-G76
  • Memória RAM – 8GB
  • Armazenamento interno – 512 GB expansível a até 256 GB com cartão NM
  • Câmera
    • Principal – 40 megapixels – f/1,8 – LED duplo, HDR, flash em dois tons e Lentes Leica
    • Ultrawide – 16 megapixels – f/2,2
    • Teleobjetiva OIS – 8 megapixels – f/2,4
    • Câmera de profundidade ToF 3D
  • Sensores – leitor de impressões digitais localizado na parte lateral do aparelho, bússola, proximidade, luz ambiente, temperatura de cor, infravermelho, entre outros
  • Conexões – Wi-Fi ac, Bluetooth 5.0, GPS, USB 3.1 tipo C, Infravermelho e NFC
  • Áudio – auto-falantes, sem saída 3,5 mm
  • Bandas de rede – GSM, 2G, 3G, 4G e 5G – com velocidade HSPA 42.2/5.76 Mbps, LTE-A Cat21 1400/200 Mbps e 5G.

Leia mais: Você gostou do nosso post sobre o Huawei Mate X? Pois saiba que preparamos alguns artigos sobre outros grandes anúncios em 2019. Quem sabe em algum deles não está o que você procura?

Quer ficar informado sobre todas as novidades e curiosidades do universo tecnológico? Fique ligado no blog do Compara Plano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *