Google Duplex: o que é e como funciona?

Se depender do Google, em um futuro próximo você não vai mais precisar fazer chamadas telefônicas de rotina. Essa função será executada por seu assistente através do sistema Google Duplex, que está em testes nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.

O recurso de inteligência artificial, por enquanto, permite fazer reservas em restaurantes e comprar entradas para cinemas. Neste artigo vamos te contar tudo sobre a novidade.

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Google Duplex faz reservas telefônicas e via web

A nova inteligência artificial Google Duplex foi apresentada pela empresa no seu evento anual de 2018. Naquele momento o recurso estava apto a fazer reservas de restaurantes e comprar entradas para cinemas via telefone, através do Google Assistente.

Um ano depois outra novidade foi apresentada, agora o Duplex também possui suporte para realizar reservas através da internet. A ferramenta facilita todo o processo, desde a busca até o preenchimento de formulários.

Em formato de teste, a nova inteligência artificial está disponível em 48 estados americanos e na Nova Zelândia. Inicialmente somente os aparelhos do Google, modelos Pixel, tinham suporte para o recurso. Entretanto, ainda em 2018 todos os aparelhos com sistema operacional Android superior ao 5.0 passaram a oferecer essa opção dentro do Google Assistente.

Como funciona o Google Duplex

O Google Duplex poderia ser comparado com os chat bots que estão presentes hoje em dia em grande parte dos atendimentos online, inclusive no Brasil. Possivelmente você já enviou uma mensagem para alguma empresa e foi respondido dessa forma.

Os bots são capazes de responder a maioria das dúvidas relacionadas à empresa e podem interagir com o cliente desde que seja uma conversação simples. O Duplex funciona de maneira parecida, porém com um sistema de voz operado por inteligência artificial que o deixa muito próximo do contato humano.

A inteligência artificial fala por você

No formato atual, o recurso está funcionando da seguinte forma. O usuário solicita ao Google Assistente uma ligação para fazer uma reserva, seja de horário em um salão de beleza ou de uma mesa em um restaurante, por exemplo. Quando a chamada é a atendida, toda a reserva é realizada pela voz do Duplex, que é capaz de fazer as solicitações básicas e responder aos questionamentos mais simples.

Caso o atendimento chegue a um ponto que o sistema não pode resolver, o usuário pode intervir e concluir a conversa. A intenção do recurso é que você não tenha que perder tempo com esse tipo de chamada. Após finalizar a ligação o Assistente coloca, de maneira automática, o compromisso acertado na sua Google Agenda.

Confira no vídeo exemplos de chamada feitas com a inteligência artificial do Google:

Você está falando com um robô

O Google Duplex é um recurso que deve gerar comodidade ao usuário. Porém, é inevitável questionar como a ligação é recebida pelo outro do lado da linha. Convenhamos que não é muito agradável falar ao telefone com gravações automáticas, agora imagine perceber que a voz interagindo como ser humano é um robô?

Pensando nisso o Google desenvolveu uma forma de a chamada ser identificada como sendo feita pelo Google Assistente. Além disso, a pessoa que está recebendo a ligação será informada sobre a gravação da conversa e poderá optar pela desativação desse recurso para que não haja registro da interação.

A gravação da chamada, no entanto, ainda não está disponível. Nessa fase de testes da ferramenta, o usuário não fica com nenhum registro da conversa.

Google Duplex na web

Um ano depois de anunciar o novo recurso do seu Assistente, o Google começou a testar nos Estados Unidos mais uma novidade, o Google Duplex on the web. Com o mesmo princípio da ferramenta usada em ligações telefônicas, a extensão faz reservas pela internet, facilitando para o usuário o processo de busca e preenchimento de formulários.

Inicialmente o Duplex para internet está funcionando apenas na compra de entradas para alguns cinemas americanos. A expansão do recurso deve acontecer com a implementação de reservas de carros por aluguel. Entretanto, o sistema ainda não tem previsão de que essa segunda etapa entre em atividade.

Quando estiver funcionando, o usuário irá solicitar ao Google Assistente que reserve um carro para uma data específica e a inteligência artificial fará tudo automaticamente. Com o objetivo de entender o seu padrão de viagens e gostos pessoais, o Duplex usará informações do seu Gmail e buscará o veículo mais adequado ao seu perfil.

Confira o vídeo divulgado pelo Google sobre o Duplex on the web:

Como funciona a inteligência artificial do Google

A comunicação oral está tão integrada ao nosso dia a dia que não nos damos conta da complexabilidade da fala humana. Em muitos casos o ouvinte precisa interpretar o que está sendo dito, além de ter que adaptar-se à velocidade com que o interlocutor se expressa, muitas vezes omitindo palavras e utilizando gírias.

Nas ligações telefônicas há ainda interferências de sinal e ruídos. E é com esse nível de dificuldade que a inteligência artificial do Google tem que lidar para colocar em prática o recurso Duplex do seu Assistente virtual. Por isso, a tecnologia é considerada revolucionária e gera muita expectativa no segmento.

Como a base de toda inteligência artificial é feita de dados, os especialistas da empresa desenvolveram sistemas para analisar milhões de diálogos por telefone. O resultado foram conversas cada vez melhores com a voz do Duplex.

Integração com o Google Tradutor

Ainda que o recurso esteja disponível somente em inglês e não haja previsão de chegar a outros países, os usuários que tiverem acesso ao sistema poderão utilizá-lo em suas viagens. Isso será possível por uma integração com o Google Tradutor. Mesmo em locais nos quais o usuário não dominar o idioma, o Duplex será capaz de traduzir a conversa e realizar a ligação.

Em sua página oficial o Google afirma que a tecnologia segue sendo aprimorada, e a intenção é expandir o recurso para outras regiões muito em breve.

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