Pular para o conteúdo

Google Lens: saiba o que é e como funciona

google lens

Lançado oficialmente em outubro de 2017, o Google Lens é uma ferramenta versátil de reconhecimento de objetos para smartphones. Funciona de maneira simples: com ele, os usuários podem obter os mais diferentes tipos de informações através da câmera do celular.

Inicialmente, o Google Lens foi lançado como um aplicativo independente. Em seguida, tornou-se um recurso integrado ao Google Assistente. E em agosto de 2019 foi anunciado que ele será futuramente integrado ao Chrome através do recurso “Search With Google Lens”. Mas como funciona o Google Lens?

Leia tambémGoogle Play Filmes e TV: o que é e como funciona

Google Lens: uma infinidade de funções.

Os recursos disponíveis funcionam através de inteligência artificial (IA). O Google Lens é capaz de identificar, por exemplo, o tipo de planta através de uma foto. Ou acessar maiores informações sobre um monumento histórico. Também é possível conseguir fotografar a fachada de um estabelecimento comercial e acessar os dados disponíveis nas reviews do buscador.

Tudo funciona de forma simples, com integração a outros aplicativos do Google — como o Streetview e o Maps. Basta o usuário apontar a câmera para o objeto e o Google Lens mostrará os resultados relevantes da pesquisa. Abaixo, você encontra algumas das funções mais úteis da ferramenta e como usá-las.

Busca de informações

Monumentos históricos, construções, plantas ou animais. Todos são identificados pelo Google Lens, que fornece as mais variadas informações sobre o assunto. Caso o usuário esteja em um museu, o recurso pode ser integrado ao Google Fotos para obtenção de dados sobre obras de arte. 

Coleta de dados de contato

O Google Lens é capaz de reconhecer cartões de visita, adicionando nomes e números de telefone à sua lista de contatos. Também funciona com endereços de sites e e-mails, além de adicionar eventos no calendário do dispositivo através de fotos. 

Função scanner

Com a ferramenta, smartphones podem funcionar como leitores de código de barras e códigos QR. Em alguns casos, é possível conectar-se automaticamente à internet usando o recurso. Basta apontar a câmera para os dados presentes atrás de um roteador, por exemplo. 

Identificação de capas

O recurso pode escanear capas de livros, álbuns de músicas, pôsteres de filmes e videogames, identificando títulos para buscá-los na web. Desta forma, o usuário tem acesso aos comentários e informações relevantes da pesquisa. É possível, por exemplo, encontrar os horários de um filme no cinema ou o preço de um livro. 

Novas funções do Google Lens

Além das funções já citadas, em maio deste ano cinco novos modos foram adicionados ao Google Lens. Confira quais são e como funciona cada uma delas:

Modo Jantar

Além de identificar pratos no cardápio, o recurso busca imagens da comida e mostra os pedidos mais populares de acordo com reviews disponíveis no Google Maps. Também é possível usá-lo para dividir a conta e descobrir o valor da gorjeta. Só é preciso apontar a câmera para a conta e deixar o Google Lens fazer as divisões. 

Modo Texto

Ao apontar o celular para o papel, o Google Lens copia o texto para o smartphone. Isto permite que o conteúdo seja usado em uma mensagem ou no bloco de notas, por exemplo. Também é possível usá-lo para identificar palavras, localizando na galeria fotografias que a contenham. 

Modo Traduzir

Disponível para mais de 100 idiomas, o recurso traduz imediatamente textos impressos quando a câmera é apontada para qualquer objeto físico. Também é possível utilizá-lo em fotos da galeria do celular, mais ou menos como na ferramenta já disponível no Google Tradutor. 

Modo Compras

Nesta função, o modo scanner pode ser utilizado para leitura de código de barras para encontrar o objeto online. Também é possível apontar apenas para o item desejado. O resultado mostra os semelhantes em e-commerces

Como utilizar o Google Lens

Há duas maneiras de usar o Google Lens no seu smartphone: através do Google Assistente ou baixando o aplicativo. 

A primeira depende da ativação do recurso nativo dos smartphones Android. Para ativar o Google Assistente, basta pressionar o botão home do dispositivo ou dizer “Ok, Google”. Ao iniciá-lo, deslize a tela para cima. Na parte inferior esquerda, haverá o ícone do Google Lens.

Caso seja a primeira vez utilizando a ferramenta, talvez seja preciso autorizar o uso através das permissões. Caso você decida baixar o aplicativo, procure por “Google Lens” na PlayStore. O procedimento é parecido com o anterior. Basta conceder ao app o acesso à câmera quando o abrir pela primeira vez. 

Utilizar essa ferramenta é muito simples: basta apontar a câmera do celular para qualquer objeto do mundo real. A própria ferramenta realiza a identificação, fazendo surgir botões na tela do celular. É preciso clicar sobre eles para acessar as informações desejadas.

Determinadas coisas, por exemplo, oferecem diretamente semelhantes disponíveis para compra na internet. Se a câmera estiver apontada para a capa de um livro ou game, o Google Lens é ainda mais preciso na identificação. Na função de leitura de código de barras, a ferramenta ainda mostra um botão “Comprar” para agilizar as coisas. 

Nas funções voltadas para texto, o botão é utilizado para habilitar a seleção de palavras. Desta forma, um menu de opções surge e o usuário pode escolher o que fazer. É possível pesquisar, copiar ou traduzir o que foi selecionado. Neste caso, o recurso “Traduzir” leva para o Google Tradutor. O modo “Tradução” do próprio Google Lens, por sua vez, funciona de forma diferente. Ao ser ativado, o recurso traduz simultaneamente para a tela do celular o texto para o qual a câmera foi apontada. 

Onde o Google Lens está disponível?

Atualmente, a ferramenta integral está disponível apenas para smartphones com sistema Android. Ao ser lançado pela primeira vez, o Google Lens era exclusivo de dispositivos como o Google Pixel 1 e 2.

Em março de 2018, contudo, passou a ser disponibilizado como recurso nativo das câmeras em outros aparelhos. As marcas disponíveis são Asus, BQ, HMD/Nokia, LG, Motorola, OnePlus, Sony Mobile, TCL, Transsion e Xiaomi. É preciso ter o Android Marshmallow ou sua atualização mais recente no dispositivo.

Usuários do sistema iOS podem ter acesso ao recurso, segundo o próprio site do Google Lens, através do Google Photos ou do Google app. Para obtê-los, é preciso procurá-los na App Store.

Aprenda mais sobre como usar as ferramentas do Google no blog Compara Plano. Diariamente publicamos artigos e notícias ligadas ao mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *